Início SÉRIE Artigo The Mandalorian: O sabre negro pertence a Luke Skywalker

[TEORIA] The Mandalorian: O sabre negro pertence a Luke Skywalker

263
0
The Mandalorian

A primeira temporada de The Mandalorian revelou que Moff Gideon está em posse de uma arma lendária do Universo de Star Wars: O sabre negro. Entretanto, de acordo com uma teoria dos fãs, o dono por direito do sabre negro pode ser ninguém menos que Luke Skywalker.

POST RELACIONADO: The Mandalorian: Tudo sobre Clone Wars e Rebels que você precisa saber

O sabre negro é uma arma única que conecta os Mandalorianos aos Jedi — duas facções que normalmente estão conhecidas por entrar em guerra com a outra. De acordo com a lenda, o sabre negro foi criado por Tarre Vizsla, o único Mandaloriano a se juntar a Ordem Jedi. Após a morte de Tarre Vizsla, ele foi passado de geração em geração de Mandalorianos e matou muitos Jedi durante os conflitos Mandalorianos-Jedi. O sabre negro é único não apenas por sua cor negra mas também por seu formato, já que ele assume também a forma de uma lâmina mais tradicional.

De acordo com uma teoria de um fã, postada no Reddit por ImpulsiveBeetle, e mais tarde foi aprofundada pela Inverse, Luke pode ser o herdeiro por direito do sabre negro, mesmo que ele nunca o tenha empunhado. Apesar de Moff Gideon estar atualmente em pose do sabre em The Mandalorian, a arma não legitimamente pertence a ele. Aqui está a razão.

Como o sabre negro Mandaloriano é passado adiante

The Mandalorian

A história Mandaloriana acerca da herança do sabre negro será familiar aos fãs de Harry Potter, pois é semelhante à maneira pela qual a Varinha das Varinhas é transmitida. Não é surpresa que uma arma tenha esses poderes e tal significado para a cultura Mandaloriana, que coloca guerra e a luta como o centro de sua cultura e trata a armadura e as armas de um Mandaloriano como uma extensão de si próprio.

No clã Din Djarin, a armadura é considerada tão sagrada que os Mandalorianos não podem nem mesmo retirar seu capacete em frente de outra pessoa. Como explicado em Star Wars Rebels, o respeito dos Mandalorianos pelo sabre negro como um símbolo de sua cultura permite que seu portador possa unir os clãs. Entretanto, quando Sabine Wren admite a sua mãe, Ursa Wren, que ela não havia ganhado o sabre em uma batalha contra Darth Maul, Ursa diz a ela: “Então você terá que reclamá-lo.”

A outra forma de obter o sabre de luz é herdá-lo. Isso é baseado no fato de que o sabre negro é passado para membros do Clã Vizsla por séculos, usado por descendentes de Tarre Vizsla até ir parar nas mãos de Pre Vizsla, um personagem que apareceu originalmente em Star Wars: The Clone Wars.

Pre Vizsla perdeu o sabre de luz quando foi derrotado em batalha por Darth Maul, que acordo com os costumes Mandalorianos significa que Darth Maul era inquestionavelmente o novo portador da arma. Maul foi morto em batalha por Obi-Wan Kenobi em Star Wars Rebels, e apesar de Maul não estar empunhando o sabre na hora, Obi-Wan tecnicamente se tornou o portador do sabre após derrotar seu antigo dono.

Há um espaço para debate aqui, que continua no âmbito da “derrota” – se requer que o dono do sabre negro simplesmente seja derrotado ao ponto de estar impotente, ou se o rito de passagem requer que o adversário seja morto em batalha. Se o primeiro se provar correto, então Palpatine pode ter herdado o sabre ao invés de Obi-Wan, já que ele sobrepujou Maul em batalha e o fez implorar por misericórdia durante o episódio “The Lawless” de Clone Wars. De qualquer forma, o sabre negro acaba por direito (se não fisicamente) nas mãos de Luke Skywalker – por meio de seu pai.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários