Início SÉRIE Artigo Y: The Last Man | Conheça a história e os personagens da...

Y: The Last Man | Conheça a história e os personagens da série

Y: The Last Man | Conheça a história e os personagens da série

Inspirada na graphic novel de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, Y: The Last Man conta a história de um mundo pós-apocalíptico no qual um evento cataclísmico dizima todos os primatas com cromossomo Y, menos Yorick Brown, um jovem ilusionista, cisgênero e seu macaco de estimação.

ADAPTAÇÃO PARA O STREAMING

A nova série do Star+ conta com 10 episódios, sendo que os 3 primeiros foram disponibilizados no dia 13 de setembro e toda segunda será lançado um episódio novo. Todos os episódios da temporada são dirigidos por mulheres, além da produção também contar com um time feminino de peso, incluindo as diretoras de fotografia, a designer de produção, a figurinista, a diretora de elenco, as editoras, a coordenadora de dublês/cenas de ação e muito mais.

A série é produzida pela FX Productions e desenvolvida para televisão por Eliza Clark, que atua como showrunner e produtora executiva ao lado de Nina Jacobson, Brad Simpson, Mari Jo Winkler-Ioffreda, Brian K. Vaughan e Pia Guerra. Coleman Herbert é coprodutor executivo; e, Nellie Reed e Anna Beben são produtoras.

ELENCO

  • Ben Schnetzer (O Trote e Warcraft) dá vida ao personagem principal Yorick Brown;
  • Diane Lane (Liga da Justiça e Infidelidade) vai interpretar uma congressista chamada Jennifer Brown;
  • Ashley Romans como Agente 355;
  • Olivia Thirlby como Hero Brown;
  • Amber Tamblym (Django Livre) como Kimberly Campbell Cunningham;
  • Marin Ireland (The Umbrella Academy) como Nora Brady;
  • Diana Bang (Away) como Dra. Alisson Mann;
  • Elliot Fletcher como Sam Jordan;
  • Juliana Canfield como Beth Deville.

EFEITOS ESPECIAIS

Ampersand, o macaco capuchinho de Yorick seria interpretado por Katie, a mesma macaca que deu vida ao famoso Marcel da série Friends. Contudo, a produção anunciou que iria usar CGI nas cenas com o macaco para não estressar nenhum animal durante as gravações.

ADAPTAÇÕES

O roteiro de Y: The Last Man sofreu algumas atualizações frente à graphic novel, trazendo discussões importantes sobre assuntos que não eram falados na época em que os quadrinhos foram publicados, nos anos 2000, como a diversidade de gêneros, por exemplo.

QUADRINHOS

A série de quadrinhos foi publicada pela editora Vertigo em setembro de 2002, seguindo uma sequência de sessenta edições e foram escritos pelo roteirista Brian K. Vaughan; nos desenhos temos os artistas Pia Guerra, Goran Sudzuka e Paul Chadwick.

Aqui no Brasil os dois primeiros encadernados foram publicados pela Opera Graphica. Até início do primeiro semestre de 2009, os direitos de publicação da série pertenciam à Pixel Media, que iria lançá-la na revista Pixel Magazine. Contudo, desde o segundo semestre do mesmo ano, a editora Panini Comics anunciou que detinha os direitos de publicação total da linha Vertigo. Assim, a Panini lançou novamente o primeiro encadernado e completou a série inteira em 10 volumes. Em 2015 a editora começou a relançar a série em capa dura.

Yorick é um jovem amador em fuga e um dos dois últimos homens no planeta Terra, preguiçoso e ao mesmo tempo um bom empreendedor, é formado em Inglês e sabe muito sobre cultura pop. Ampersand é o macaco de estimação do Yorick, o animal é muito inteligente e sabe fazer muitos truques que o próprio dono o ensinou. No passado, Ampersand passou por vários experimentos científicos chefiados pelo cientista Matsumori que usava macacos como ratos de laboratório, infectando-os com agentes químicos.

Jennifer Brown é originalmente a Representante do 22º distrito de Ohio (que não existe mais) e mãe de Yorick e Hero Brown. Pelo diálogo da primeira edição, indica-se que ela está no primeiro mandato, ela é membro do Partido Democrata, mas é uma forte oponente do aborto.

A Dra. Allison Mann é uma especialista em genética que busca descobrir a causa da praga e por que Yorick sobreviveu, ela é filha de Matsumori e mudou seu nome para irritar seu pai. Quando seu laboratório principal em Boston é incendiado, Yorick e 355 a acompanham ao laboratório reserva na Califórnia para que Mann possa recuperar suas anotações e ajudá-la a resolver o mistério da praga.

Beth é a namorada de Yorick que estava envolvida no trabalho antropológico na Austrália quando o surto da peste começou. Por um tempo, ela fica presa no Outback, mas parte para Paris após uma alucinação que a convence de que Yorick está indo para lá.

As referências contidas nos quadrinhos são inúmeras, além disso, é possível notar influências de O Último Homem da Terra, de Mary Shelley e também Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson.

Vale ressaltar que em 2008 Y: O Último Homem recebeu o Eisner Award de Melhor Série Continuada.

A série já está disponível no Star+, assista ao trailer:

Artigo anteriorCRÍTICA – O Culpado (2021, Antoine Fuqua)
Próximo artigoInspiration4: Curiosidades sobre a primeira missão civil ao espaço
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.