Início TECNOLOGIA Endereço de IP: Razões para ocultá-lo e porque você já deveria ter...

Endereço de IP: Razões para ocultá-lo e porque você já deveria ter feito isso

39
0
Endereço de IP: Razões para ocultá-lo e porque você já deveria ter feito isso

A maioria das pessoas não pensa nisso, mas tudo o que você faz online pode ser rastreado. É como as redes de anúncios que sabem o que você está pesquisando e são capazes de prever em quais produtos você pode estar interessado, e é como os sites que sabem quando afastar você do conteúdo devido a restrições geográficas.

Tudo isso é feito através do seu Endereço de Protocolo da Internet (Internet Protocol address). Seu Endereço de IP é como um número de identificação conectado ao seu dispositivo que informa aos sites de onde vem o tráfego da Internet. Empresas como o Google podem manter registros do seu histórico de pesquisa conectando cada uma dessas pesquisas ao seu endereço IP. Para verificar o seu, utilize a função meu IP da ExpressVPN e veja o quão exposto você está.

A boa notícia é que existem maneiras de mascarar seu endereço IP para manter sua privacidade online.

Uma Rede Privada VirtualVirtual Private Network (VPN) – cria uma conexão segura com seus servidores. Eles podem rotear sua atividade pela rede deles para dar aos seus pacotes de dados um novo Endereço de IP. Um bom serviço de VPN não registra sua atividade; portanto, não há como alguém rastrear seus dados de navegação e saber o que você faz online.

Existem várias razões pelas quais você pode querer usar uma VPN e ocultar seu Endereço de IP. Aqui estão algumas razões:

SEM RASTREIO DE ANÚNCIOS

Você pode não perceber que, quando se inscreveu no Google ou no Facebook, deu a essas empresas permissão para rastrear seu histórico de navegação para veicular anúncios relevantes. Esse tipo de marketing direcionado pode parecer conveniente para algumas pessoas, mas outras o acharão intrusivo.

Se você não se sente à vontade com redes de anúncios assistindo todos os seus movimentos online, não precisa parar de usar suas ferramentas completamente. Em vez disso, oculte seu Endereço de IP com uma VPN.

FIQUE OCULTO DO SEU PROVEDOR

Assim como as redes de anúncios, o seu Provedor de InternetInternet Service Provider (ISP) – pode rastrear sua atividade online por meio do seu Endereço de IP.

Embora seu ISP possa proteger seus dados agora, eles podem se virar contra você e começar a vender seus dados sem o seu consentimento explícito. Ao entregar seu histórico de navegação a anunciantes e analistas de marketing, eles agora estão lucrando mais do que nunca apenas com sua conta mensal da Internet.

PESQUISA PRIVADA

Se você trabalha em uma profissão na qual realiza muitas pesquisas sensíveis, talvez não queira que essa pesquisa seja rastreada até você. Esse pode ser o caso de jornalistas, policiais, candidatos políticos, celebridades e muito mais. Ocultar seu Endereço de IP mantém essas pesquisas privadas e anônimas.

DADOS PROTEGIDOS DE VIGILÂNCIA

Não é segredo que alguns países ficam de olho na atividade de seus cidadãos na Internet e não há garantia de que outros não o farão no futuro.

Você pode não estar fazendo nada errado, mas isso não significa que você deseja que o governo possa espioná-lo livremente. Se você valoriza sua privacidade, use uma VPN para ocultar seu Endereço de IP do governo para que eles não possam ver o que você está fazendo.

SEM BARREIRAS GEOGRÁFICAS

Se você não mora no Brasil ou viaja para o exterior constantemente, pode ter dificuldade em acessar vários sites e serviços. Serviços de streaming, por exemplo, limitam o conteúdo disponível para usuários internacionais devido às leis de direitos autorais.

No entanto, mascarar seu Endereço de IP pode ajudá-lo a contornar essas barreiras. Seu Endereço de IP está vinculado à sua localização, mas se o seu provedor de VPN rotear seus dados através de um servidor em outro país, parecerá que o tráfego está vindo desse novo local. O site ou o serviço de streaming não saberá que você está realmente localizado em outro país, portanto desbloqueará essas restrições de conteúdo para você.

Ocultar seu Endereço de IP é uma questão de princípio. Se você deseja que sua atividade e navegação na Internet permaneçam privadas, use uma VPN. As VPNs não apenas ocultam seu Endereço de IP, mas também criptografam seus dados para adicionar uma camada extra de segurança à sua navegação na web.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.