A Casa do Dragão: Conheça Rhaenys Velaryon

    A Princesa Rhaenys Targaryen, conhecida como A Rainha Que Nunca Existiu, era filha do Príncipe Aemon Targaryen e da Lady Jocelyn Baratheon. Ela era casada com Lorde Corlys Velaryon.

    Ela era uma montadora de dragões que montou a dragoa Meleys, a Rainha Vermelha.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça a linha de sucessão Targaryen

    RELACIONAMENTOS

    Dos muitos pretendentes, Rhaenys casou-se com Corlys, da Casa Velaryon, aos dezesseis anos e viveu toda sua vida com o marido.

    FEITOS

    Rhaenys nasceu em 74 d.C. (Depois da Conquista). Como seu pai era o Príncipe de Pedra do Dragão, e ela era sua filha primogênita, muitos a consideravam como a próxima na linha de sucessão ao Trono de Ferro, depois de seu pai Aemon. A Rainha Alysanne Targaryen, ao ser presenteada com sua neta, a chamou de “Nossa Futura Rainha”.

    Aos 13 anos de idade, Rhaenys reivindicou a dragoa Meleys.

    Aos 15 anos, ela juntou-se ao seu avô, o Rei Jaehaerys I Targaryen para parte de seu progresso real. Durante seu convívio com o avô ela informou ao rei sobre sua intenção de se casar com Lord Corlys Velaryon, e recebeu a bênção de seu avô.

    Aos 16 anos, Rhaenys casou-se com Corlys. Ela insistiu em chegar ao casamento nas costas de Meleys.

    A Rainha Que Nunca Existiu

    O pai de Rhaenys, Príncipe Aemon Targaryen, morreu em 92 d.C.; como Aemon era o Príncipe de Pedra do Dragão, o Rei Jaehaerys I Targaryen teve que nomear formalmente um novo herdeiro para o Trono de Ferro. A escolha era entre Rhaenys, única filha e herdeira de Aemon, e o irmão de Aemon, Baelon Targaryen. Jaehaerys I nomeou Baelon como o novo Príncipe de Pedra do Dragão, passando por cima de sua neta gestante e seu feto. A própria Rhaenys foi a primeira a se opor à decisão do rei, e seu marido, Lorde Corlys Velaryon, desistiu de sua posição como lorde almirante e seu lugar no pequeno conselho.

    Depois disso, Rhaenys e seu marido voltaram para a sede da Casa Velaryon. Outros irritados com a decisão do rei incluíram sua mãe, Lady Jocelyn Baratheon, seu tio, Lorde Boremund Baratheon e sua avó, a esposa do Rei Jaehaerys I, a Rainha Alysanne Targaryen.

    Em 101 d.C., quando Baelon morreu, o Rei Jaehaerys I convocou o primeiro Grande Conselho em Harrenhal para decidir a questão da sucessão. Quatorze reivindicações foram consideradas, incluindo as reivindicações de Rhaenys e seus filhos. O tio de Rhaenys, Lorde Boremund Baratheon, foi franco em apoiar as reivindicações de Rhaenys e seu filho, Laenor, durante o Grande Conselho e Lorde Ellard Stark também deu seu apoio a Rhaenys e Corlys. Outros apoiadores incluíam a Casa Dustin e a Casa Manderly. No entanto, as alegações de Rhaenys e sua filha foram rejeitadas por causa de seu sexo.

    Rhaenys e Corlys usaram sua riqueza e influência para persuadir os senhores presentes a votar em seu filho, Laenor, um dos dois principais pretendentes. Para isso eles receberam o apoio de Lorde Boremund, Lorde Ellard e também de Lorde Manderly, Lorde Dustin, Lorde Blackwood, Lorde Bar Emmon, Lorde Celtigar, entre outros. No entanto, Laenor acabou sendo preterido em favor do filho de Baelon, Viserys Targaryen.

    Por ter sido preterida na linha de sucessão, o bobo da corte Cogumelo passaria a chamar Rhaenys de “A Rainha Que Nunca Existiu”, apelido que foi aderido entre os plebeus.

    A DANÇA DOS DRAGÕES

    Quando a Dança dos Dragões começou em 129 d.C., a Princesa Rhaenys sentou-se no Conselho Negro da Rainha Rhaenyra Targaryen, filha do falecido Rei Viserys I Targaryen. Quando a frota Velaryon, navegando de Pedra do Dragão e da sede da Casa Velaryon chegou para bloquear todos os navios para a Baía da Água Negra, o plano dos Negros era que Rhaenys sobrevoasse com Meleys para evitar que os Verdes atacassem seus navios com dragões.

    Quando as notícias chegaram em Pedra do Dragão sobre a morte de Lucerys Velaryon nas mãos do Príncipe Aemond Targaryen, Rhaenys e seu marido impediram o irmão de Lucerys, Joffrey, de montar seu dragão para vingar seu irmão. Aflita após a morte de seu filho Lucerys, a rainha Rhaenyra Targaryen deu a Rhaenys e Corlys o comando sobre seu conselho de guerra.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Entenda a Dança dos Dragões

    MORTE

    Nove dias depois que Lorde Staunton enviou um pedido de ajuda, Rhaenys surgiu montada em Meleys. Ela atacou os soldados de Sor Criston Cole durante a batalha, mas o ataque provou ser uma manobra dos Verdes. Quando o Rei Aegon II Targaryen e o Príncipe Aemond Targaryen apareceram de repente montados em Sunfyre e Vhagar, Rhaenys virou-se para enfrentar o ataque, apesar de saber que Meleys não tinha chance contra os dois dragões.

    Os três dragões se atacaram e depois de uma luta brutal caíram em direção ao chão, enredados. Meleys morreu no ataque e, além de sua carcaça, foi encontrado um corpo que se acreditava ser Rhaenys, embora estivesse tão enegrecido pelas chamas que ninguém podia ter certeza de que era ela.

    Lorde Corlys Velaryon, ficou furioso com Rhaenyra por ter enviado Rhaenys em vez de ir ela mesma, e principalmente por ter proibido que os filhos da líder dos Negros, Jacaerys e Joffrey, acompanhassem sua esposa.

    LEIA TAMBÉM:

    House of the Dragon: Conheça os dragões Targaryen


    A Casa do Dragão (House of the Dragon), spin-off de Game of Thrones, chegará ao HBO Max este mês e Rhaenys Velaryon será vivida pela atriz britânica Eve Best.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    O Capuz: Quem é o vilão da série Coração de Ferro?

    Conheça Parker Robbins, um bandido comum que ao encontrar um manto e um par de botas místicos, tornou-se O Capuz!

    Predador e suas melhores versões no cinema

    Com o lançamento de Predador: A Caçada, no Star+, nada melhor que relembrar os melhores yautjas já vistos no cinema. Veja a lista!

    Johanna Constantine: Quem é a personagem de Sandman?

    Criada por Neil Gaiman, a personagem Lady Johanna Constantine está presente nas HQs de Sandman e agora na série da Netflix inspirada na obra.

    Alto Evolucionário: Quem é o vilão de Guardiões da Galáxia Vol. 3?

    Alto Evolucionário foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, estreou na HQ Thor #134 - Os Criadores de Pessoas, publicada em novembro de 1966.