M.O.D.O.K. significa Mental Organism Designed Only for Killing, ou em tradução direta, Organismo Mental Designado Apenas para Matar e é um vilão da Marvel Comics muito famoso; criado por Stan Lee e Jack Kirby.
Sua primeira aparição foi na HQ Tales of Suspense #93, publicada em setembro de 1967, mas apenas como um cameo; em Tales of Suspense #94, publicada em outubro do mesmo ano, o vilão teve sua primeira aparição completa.
ORIGEM
George Tarleton era um especialista em tecnologia que se juntou ao grupo científico A.I.M. (Advanced Idea Mechanics) e os ajudou a criar o cubo cósmico. O cientista chefe do grupo teve a grande ideia de criar um projeto chamado M.O.D.O.C. (Organismo Mental Designado Apenas para Computação) que tinha como função aumentar a produtividade do grupo em suas pesquisas científicas e garantir o controle de subordinados.
Para isso, a A.I.M. alterou George para se tornar o próprio M.O.D.O.C., o que o deixou super inteligente. Porém, seu crânio cresceu ao ponto de ser grande demais para seu corpo sustentar, então o personagem passou a usar uma cadeira flutuante para poder se locomover. O que eles não esperavam é que essa super inteligência poderia fazê-lo ter grandes ambições. E foi justamente o que aconteceu: ele se voltou contra eles e se tornou líder da companhia.
PODERES E HABILIDADES
Como resultado do experimento, Tarleton adquiriu inteligência sobre-humana, incluindo uma memória computacional capaz de calcular resultados prováveis que beiram a precognição; sua criatividade, no entanto, permanece a de um humano médio. Como M.O.D.O.K., o personagem também possui poderes psiônicos, que lhe permitem controlar mentalmente indivíduos e grupos de grande porte e ainda gerar campos de força capazes de resistir a pequenas explosões nucleares. Por cortesia da tecnologia A.I.M., M.O.D.O.K. usa uma tiara que lhe permite concentrar seu poder mental em um raio de energia devastador.
A cadeira que M.O.D.O.K. utiliza está equipada com uma variedade de armas, incluindo mísseis e lasers. Ocasionalmente, George Tarleton teve um veículo humanóide gigante, proporcionalmente dimensionado para sua cabeça. Os órgãos de Tarleton também desgastam-se rapidamente, exigindo o uso de clones, cujos órgãos são utilizados para sustentá-lo.
EQUIPES
Em suas histórias, M.O.D.O.K. sempre tenta derrotar os heróis buscando algum tipo de vingança contra eles sem ajuda de outros vilões. No entanto O Líder recrutou algumas das maiores mentes criminosas da Terra para um propósito: recuperar as informações perdidas da Biblioteca de Alexandria. A equipe chamava-se Inteligência e contava outros super-vilões como M.O.D.O.K., Hulk Vermelho e Doutor Destino que foi o responsável por dissolver a equipe.
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
Conheça Samuel Sterns, o Líder
Inteligência: Quem é o grupo visto em Mulher-Hulk?
CURIOSIDADES
Foi descoberto que em uma de suas várias histórias M.O.D.O.K. ajudou na criação do Hulk Vermelho e da Mulher Hulk Vermelha, mas os vilões foram derrotados pelo Quarteto Fantástico logo em seguida.
OUTRAS MÍDIAS
M.O.D.O.K. já apareceu em jogos como Marvel Ultimate Alliance (2006), Marvel vs Capcom 3 e sua aparição mais recente foi no jogo Marvel’s Avengers (2020).
O personagem já apareceu em desenhos animados como Homem de Ferro (1994-1995), Homem de Ferro: Aventuras Blindadas (2009), Esquadrão de Heróis (2009) e M.O.D.O.K. (2021) este último disponível no catálogo do Star+.
Especula-se que o personagem terá sua primeira versão live action na série She-Hulk do Disney+, porém até o momento nenhum ator foi confirmado para o papel. Rumores apontam que Jim Carrey está cotado dar vida ao vilão.
[ATUALIZAÇÃO: A primeira versão live-action de M.O.D.O.K. será apresentada em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, sendo interpredado pelo ator Corey Stoll, que viveu o vilão Darren Cross, o Jaqueta Amarela no filme Homem-Formiga (2015). FIM DA ATUALIZAÇÃO]
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!