No mais recente teaser da série Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Prime Video, é mostrado um meteorito – fragmento de meteoro – cortar os céus enquanto muitos personagens, incluindo os Elfos Gil-galad, Galadriel e Elrond, que o acompanham a trajetória do corpo celeste sem imaginarem o que viria a ser e o que resultaria tal evento.
PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Gil-galad
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Galadriel
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Elrond
O METEORITO
No livro Os Filhos de Húrin, há uma menção indireta a meteoritos, ou de algo que nos faz lembrar deles, quando Beleg, diante do Rei Elu Thingol, pede uma espada valorosa para ir em busca de Túrin nos ermos. Diante desse pedido e desejando que Túrin retornasse a Doriath e aceitasse seu perdão, Thingol concede a Beleg, a Anglachel; e essa era uma espada de grande valor e tinha esse nome porque fora feita de ferro que caíra do céu como estrela cadente.
Nas obras de J.R.R. Tolkien duas espadas foram forjadas desse meteorito.
AS ESPADAS
ANGLACHEL
De acordo com Melian, a Anglachel é uma espada forjada com destroços “ferro que caiu do céu como uma estrela flamejante”, mas também que possui características de seu ferreiro, Eöl, o Elfo Negro.
“Há malícia nesta espada. O coração sombrio do ferreiro ainda habita nela. Não amará a mão que serve, nem permanecerá com você por muito tempo.“
Anglachel parece ter um certo nível de consciência senciente, imbuída por Eöl, que era feroz e sanguinário, bebendo o sangue daqueles que derrotava. Algo que surpreendeu até mesmo Túrin depois de vê-lo ileso e banhado no sangue escaldante do dragão Glaurung. No entanto, o sangue inocente deixou uma mortalha terrível de dor na espada, e ela se lembrou, quando falou com Túrin, citou especialmente dois cujo sangue inocente havia bebido:
Beleg, morto por acaso e Brandir, morto injustamente.
No final da história de Túrin Turambar, Anglachel até fala. E ela conhece o seu poder mortal em batalha:
“Regozije-se“; quando desembainhada na guerra.
Seu nome significa “Ferro Flamejante“.
ANGURIEL
Anguriel foi uma das duas espadas forjadas por Eöl a partir de um meteorito de ferro. juntamente com Anglachel, que foi dada a Thingol.
Diferente de sua espada-irmã, Anguriel foi mantida por Eöl como sua arma, mas mais tarde a espada foi roubada por seu filho Maeglin. Presume-se que Maeglin tenha roubado Anguirel quando ele e sua mãe Aredhel fugiram para Gondolin.
Pouco – ou quase nada – se sabe do paradeiro de Anguriel deste então.
Seu nome teria um significado próximo a “Ferro da Estrela de Fogo“.
[ATUALIZAÇÃO]
O ESTRANHO
Na série, o meteorito visto no trailer nos apresenta O Estranho (Daniel Weyman), que é encontrado por Elanor “Nori” Brandyfoot, uma das Pés-Peludos.
O personagem foi criado para a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder e por isso não é canônico (até que alguma revelação mude isso).
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder: Quem são os personagens?
[FIM DA ATUALIZAÇÃO]
Assista ao teaser lançado ontem:
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chega ao serviço de streaming Prime Video no dia 2 de setembro de 2022.
LEIA TAMBÉM:
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!