10 filmes de 1990 que definiram o cinema

    Quem cresceu mergulhado na cultura pop dos anos 90, provavelmente lembra desses anos pela nostalgia de coisas como Diskman, Nesquik, Super Nintendo, Família Dinossauro, Windows 95, Tamagotchi, Disney CRUJ… E, no meio disso tudo, o cinema com muitos filmes de 1990 que ajudaram a nos moldar ou pelo menos ficaram na nossa cabeça como referência da época.

    Com uma moda muito característica e com valores que começaram a mudar na década anterior, os anos 90 também foram marcados por revoluções. Foi nessa década que se consolidou, por exemplo, o formato found footage no terror e que vimos uma das maiores atrizes do nosso país perder a estatueta do Oscar para uma performance muito menos memorável. Essa também foi uma década de incríveis revoluções tecnológicas no cinema, quando víamos embasbacados efeitos visuais que antes pareciam impossíveis.

    Confira alguns dos melhores filmes de 1990, de vários gêneros, que se tornaram clássicos fundamentais da época:

    Edward Mãos de Tesoura

    Um dos primeiros sucessos da carreira do diretor Tim Burton, o longa-metragem é considerado um conto de fadas moderno, que combina fantasia com drama, romance e comédia.

    Edward (Johnny Depp) foi criado por um velho cientista que acabou morrendo e o deixou sozinho num castelo. Certo dia, Kim, uma vendedora de cosméticos (Winona Ryder) bate na sua porta e descobre a misteriosa criatura. Embora assuste algumas pessoas, ele percebe que tem talento como cabeleireiro.

    Os Bons Companheiros

    Baseado num livro de Nicholas Pileggi, o drama policial de Martin Scorsese conta a história real de Henry Hill (Ray Liotta), um antigo mafioso que se tornou informante da polícia.

    Desde a infância, o sonho do protagonista era ser gângster, iniciando a sua carreira no crime muito cedo. Com o tempo, ele começa a trabalhar para a máfia e a ser investigado pelas autoridades locais.

    A obra-prima do diretor recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Ray Liotta: Conheça os 10 melhores filmes do ator

    Esqueceram de Mim

    Uma obra essencial quando falamos de filmes de 1990, o longa de comédia bateu recordes de bilheteria e iniciou uma franquia com quatro longas-metragens posteriores. A história é passada durante o Natal, quando uma família viaja, mas esquece de levar um dos filhos.

    Kevin (Macaulay Culkin), de apenas oito anos, começa por ficar feliz com a liberdade temporária. Contudo, as coisas se complicam quando dois ladrões tentam assaltar a sua casa e o garoto precisa criar armadilhas para se defender.

    Uma Linda Mulher

    Durante uma viagem de negócios a Los Angeles, Edward (Richard Gere), um executivo que compra e fragmenta empresas para vendê-las, encontra a prostituta Vivian (Julia Roberts). Edward a contrata para ficar com ele durante uma semana a fim de acompanhá-lo nos jantares de negócios. Os dois se aproximam e descobrem que há vários obstáculos para serem superados até que possam unir seus mundos tão diferentes.

    Alguns dos filmes de 1990 se tornaram clássicos do cinema norte-americano, mas Uma Linda Mulher fez de Julia Roberts uma estrela em Hollywood.

    Dança com Lobos

    Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica um ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux. Com o tempo, ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas.

    Kevin Costner garantiu uma excelente estreia como diretor do seu primeiro longa, que conquistou sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

    Louca Obsessão

    O famoso escritor Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Kathy Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e Sheldon se vê à mercê das loucuras da admiradora.

    Kathy Bates ganhou o Oscar de Melhor Atriz pela atuação impecável.

    O Vingador do Futuro

    2084. Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem à Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem à Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone). Desorientado, Douglas descobre que na verdade chama-se Carl Hauser e que é um agente da inteligência marciana. Em busca de respostas, ele viaja para Marte.

    Duro de Matar 2

    Terroristas assumem o controle do aeroporto de Washington, visando libertar o preso político General Ramon Esperanza (Franco Nero) que está sendo extraditado e ameaçam destruir várias aeronaves se as exigências deles não forem cumpridas. Mas, Holly (Bonnie Bedelia), a esposa de John McClane (Bruce Willis), um detetive de Nova York, se encontra em um dos aviões, assim o marido resolve enfrentar a quadrilha.

    E embora o longa tenha sido lançado no meio do ano nos Estados Unidos, virou um clássico do Natal, maior que outros que são estrelados e lançados para a época de festas.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Os 12 melhores filmes para você assistir no Natal, segundo a equipe Feededigno

    Close-up

    Hossaim Sabzian é um homem pobre e humilde que é apaixonado pelos filmes do diretor Mohsen Makhmalbaf e, ao conhecer uma senhora em um ônibus, começa a se passar pelo cineasta. Forjando ser outra pessoa, ele entra na casa da família e promete colocá-la no seu próximo filme, caso ela lhe dê dinheiro. Percebendo que pode se tratar de um golpe, eles avisam a polícia e Hossaim vai a julgamento por tentativa de fraude.

    O Poderoso Chefão – Parte III

    Nova York, 1979. A Ordem de San Sebastian, um dos maiores títulos dados pela Igreja, é dada para Michael Corleone (Al Pacino), após fazer uma doação à Igreja de US$ 100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary (Sophia Coppola), sua filha, é presidenta honorária. Michael está velho, doente e divorciado, mas faz atos de redenção para tornar aceitável o nome da família Corleone.

    Apesar de indicado a sete Oscars, incluindo na categoria de Melhor Filme, o desfecho da jornada dos Corleone foi bastante criticado à época de seu lançamento e mesmo estando nesta lista de melhores filmes de 1990, jamais conquistou o prestígio dos antecessores.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Al Pacino: 10 filmes com suas melhores atuações


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #278 | ‘Os 12 Macacos’ é o sci-fi que muitos do gênero gostariam de ser

    Os 12 Macacos é um dos mais curiosos filmes de ficção-científica, que viriam a criar um gênero bem particular.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em maio

    Maio já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Tudo sobre o novo filme

    O novo filme da saga campeã de bilheteria chega aos cinemas brasileiros em 9 de maio. Saiba mais sobre Planeta dos Macacos: O Reinado!

    ‘One Love’ leva o reggae ao topo das bilheterias em um formato diferente

    Filme conta a história de Bob Marley e conquistou altos números; saiba mais sobre a produção 'Bob Marley: One Love'.