Início FILMES Crítica #52filmsbywomen 12 – Take Your Pills (2018, Alison Klayman)

#52filmsbywomen 12 – Take Your Pills (2018, Alison Klayman)

310
0

Os usos e abusos de drogas prescritas na sociedade americana contemporânea é o tema abordado aqui pela jovem diretora Alisson Klayman. O documentário Take Your Pills, que encerra o mês de março na campanha #52filmsbywomen aqui no Feededigno, foi um dos lançamento do mês de Março na Netflix.

Com foco na droga Aderrall, uma substância utilizada em grandes quantidades especialmente por jovens estudantes e em início de carreira, o documentário apresenta entrevistas de usuários do remédio, especialistas de diversas áreas e pessoas que utilizaram o medicamento em algum momento. Indicada para o tratamento de distúrbios de atenção, a droga é utilizada para melhorar foco, concentração e desempenho em atividades acadêmicas, esportivas e outras.

A clara preocupação de Klayman em Take Your Pills é a utilização desenfreada dos estimulantes prescritos como Aderrall. Iniciando com um histórico breve do uso de substâncias alucinógenas e estimulantes em diversas décadas, a diretora apresenta uma postura sem muitos julgamentos, mas sim questionamentos. Dentre os entrevistados e entrevistadas, existem experiências e abordagens diversas a respeito do uso de Aderrall do ponto de vista médico ou ético, mas é sempre clara a percepção que o uso de estimulantes, em especial entre jovens, está atrelado a uma cultura de competitividade e meritocracia que exige alta performance e não abre espaço para individualidades e erros.

Take Your Pills é um olhar consternado sobre um problema pouco debatido na atualidade, mas que se alastra nas universidades, empresas e esportes. O trabalho de Alisson como diretora se encontra em desenvolvimento, uma jovem se encontrando enquanto profissional. Essa proximidade com a geração exposta com maior frequência aos estimulantes, e que sente a necessidade de se sobressair de qualquer forma possível é sentida no filme, sendo esse muito mais empático aos jovens.

Março tratou de documentários dirigidos por mulheres, e mais uma vez temos uma pequena amostra da diversidade de trabalhos e olhares que essas mulheres oferecem ao cinema documental. Dos filmes resenhados, todos menos Galeria F se encontram disponíveis na Netflix, onde outros longas documentais realizados por mulheres também podem ser vistos, como The Mask You Living In e Paris is Burning. Não tem desculpa para não assistir esses filmes e conhecer melhor o trabalho de tantas documentaristas talentosas!

Take Your Pills está disponível na Netflix

Confira o trailer original:

Está acompanhando nossa campanha 52 Films By Women? Caso ainda não, então confira nossas indicações anteriores clicando aqui: #52FilmsByWomen. Tem alguma indicação? Então deixe nos comentários e lembre-se de nos acompanhar nas principais redes sociais! Até domingo ?