CRÍTICA – Awake (2021, Mark Raso)

    Awake é um filme original da Netflix e traz Finn Jones e Gina Rodríguez em seu elenco. O longa estará disponível a partir do dia 09/06 no catálogo da gigante do streaming.

    SINOPSE DE AWAKE

    Um fenômeno acontece e toda a população da Terra não consegue mais dormir. Entretanto, a jovem Matilda (Ariana Greenblatt) é uma das poucas que ainda consegue descansar, causando grande comoção por parte da ciência. Será que a cura será criada?

    ANÁLISEAwake

    Awake é um longa que traz boas ideias, contudo, escorrega e muito em seu roteiro.

    Explico: a questão da privação do sono como vetor principal para o apocalipse na Terra é interessante, mas os diálogos expositivos e artificiais em diversos momentos nos tiram bastante do filme.

    O personagem de Finn Jones, por exemplo, tem apenas a função de explicar os efeitos negativos da problemática do longa, saindo de cena logo em seguida. 

    A direção é confusa, pois traz elementos sensoriais que não encaixam na estrutura do longa, entregando cenas constrangedoras em alguns momentos. 

    Todavia, temos pontos positivos, principalmente nas atuações. Gina Rodríguez e a talentosa e promissora Ariana Greenblatt (Amor e Monstros) entenderam seus papéis, visto que entregam boas atuações. Os demais do elenco são funcionais, entretanto, o único realmente ruim em atuação é Lucius Hoyos que apresenta um personagem unidimensional e chato

    Por fim, a forma que é retratado o caos causado pela privação do sono também é tratado de forma bastante perspicaz, afinal, sabemos que ficar dias sem dormir pode nos levar à loucura, e Awake retrata isso muito bem.

    VEREDITO

    Awake é um misto de boas e más ideias, pois tem muitos acertos, mas tem muitos problemas em sua estrutura. Com uma direção e roteiristas mais competentes, o longa teria uma boa chance de ser marcante, contudo, será apenas mais um filme esquecível dentro do imenso catálogo da vermelhinha do streaming.

    Nossa nota

    2,5 / 5,0

    Confira o trailer de Awake:

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!