CRÍTICA – Carnaval (2021, Leandro Neri)

    Carnaval é a mais nova aposta da Netflix para reforçar a lista de comédias nacionais presentes no catálogo do serviço, se juntando aos já lançados: Ricos de Amor, Não Vamos Pagar Nada e Cabras da Peste.

    Além das protagonistas vividas por Giovana CordeiroSamya Pascotto, GKay e Bruna Inocencio, o elenco conta com nomes como Flavia PavanelliMicael BorgesJean PedroNikolas Antunes e Rafael Medrado.

    SINOPSE

    A influenciadora digital Nina (Giovana Cordeiro), que descobre um vídeo de traição do namorado sendo viralizado e, no intuito de superar o término, usa seus contatos para viajar para Salvador no Carnaval junto com as três melhores amigas, com tudo pago. Além de trazer muitos seguidores para a influenciadora, a viagem vai fazer com que as amigas redescubram o valor da amizade.

    ANÁLISE

    Com produção da Camisa Listrada em parceria com a Netflix Brasil; assinam o roteiro Audemir Leuzinger e Luisa Mascarenhas, com a direção de Leandro Neri.

    Nina, Vivi, Michele e Mayra.

    No longa, Nina é uma aspirante a digital influencer que descobre a traição do namorado por meio de um vídeo e acaba virando meme na internet. Ela então resolve embarcar para o Carnaval de Salvador com tudo pago (a famosa permuta) ao lado das amigas Vivi (Samya Pascotto), Michele (GKay) e Mayra (Bruna Inocencio).

    Vivi é a geek do grupo, e vive a folia pela primeira vez longe dos seus games e séries; Michele é a amiga sincerona e pegadora que não tem tempo para perder; Já Mayra é a mais espiritualizada, que vai precisar superar seus medos e ansiedades.

    Flavia Pavanelli é a influenciadora superstar Luana, inspiração para Nina na busca por mais seguidores e engajamento.

    Micael Borges é Freddy, o mais novo astro do axé e anfitrião de Nina e suas amigas.

    VEREDITO

    Carnaval é mais uma tentativa de trazer mais público para o cinema nacional, mas a tentativa louvável se perde ao apresentar um elenco sem carisma e um roteiro mal dirigido.

    Ao tentar abraçar todos os públicos, o novo lançamento da gigante do streaming cria personagens extremamente estereotipados (como a geek e a periguete povão) e perde grandes oportunidades por não se aprofundar na história das protagonistas, nem no Candomblé e tampouco na maior festa do país que dá título ao longa.

    Com tantos blocos de rua, escolas de samba e trios elétricos que se espalham por todo Brasil, o filme não ousa ao mostrar o poder que esse feriado tem de criar histórias inesquecíveis. Eu particularmente tenho várias! Mas Carnaval, da Netflix, é esquecível.

    Momento vergonha alheia: O primeiro ato conta com uma festa na piscina no melhor estilo clipe de funk produzido pelo Kondzilla.

    No fim, Carnaval ainda tenta surpreender com um plot-twist; mas como na folia, dificilmente o último dia consegue salvar todo um feriadão fracassado.

    Nossa nota

    1,5 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Carnaval chega ao catálogo da Netflix no dia 2 de junho.

    Mas não fique triste, dê uma chance ao cinema nacional! Leia:

    25 filmes para você assistir e parar de criticar

    5 bons filmes sobre músicos para assistir

    5 filmes para entender a nova Era do Horror

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!