Início FILMES Crítica TBT #60 | As Branquelas (2004, Keenen Ivory Wayans)

TBT #60 | As Branquelas (2004, Keenen Ivory Wayans)

263
0
TBT #60 - As Branquelas (2004, Keenen Ivory Wayans)

As Branquelas (White Chicks) é um filme de comédia dirigido e co-escrito por Keenen Ivory Wayans e estrelado por Shawn Wayans e Marlon Wayans (irmãos de Keenen).

O filme segue Kevin e Marcus Copeland (Shawn e Marlon Wayans, respectivamente), uma dupla de irmãos que trabalham desastrosamente como agentes para o FBI, que são incumbidos de proteger duas socialites brancas de uma provável tentativa de atentado e que acabam se disfarçando como elas próprias, mesmo eles sendo negros.

Produzido pela Revolution Studios e distribuído pela Columbia Pictures, As Branquelas foi recebido com críticas negativas, ainda assim tenha tido um moderado sucesso de receita arrecadando mais de 113 milhões de dólares em todo o mundo, contra um orçamento de 37 milhões.

O ELENCO

Da esquerda pra direita: Karen, Lisa e Tori.

O longa também conta com Busy Philipps como Karen Googlestein, Jennifer Carpenter como Lisa e Jessica Cauffiel como Tori que formam os o grupo de amigas das irmãs Brittany e Tiffany Wilson, vividas por Maitland Ward e Anne Dudek. As personagens se reinventam e mostram que a amizade não vê cor de pele ou status social.

Jaime King e Brittany Daniel são as vilanescas patricinhas Heather e Megan Vandergeld que disputam a popularidade com as irmãs Wilson e nos proporcionam a mais épica batalha de dança dos cinemas.

Eddie Velez e Lochlyn Munro são os atrapalhados machões agentes do FBI, Vicent Gomez e Jacob Harper. Ambos novatos, são rivais dos irmãos Copeland no trabalho. Por mais inexperiente que sejam, possuem mais casos solucionados devido a forma séria de trabalharem. Seus momentos de “machos alfa” rendem situações impagáveis.

Alguns integrantes do elenco seguem investindo no cinema; Maitland Ward Baxter que interpreta uma das irmãs Wilson está com 43 anos e virou atriz pornô e em entrevista à revista In Touch, a atriz falou sobre essa experiência inédita:

“Acho que meus fãs nunca me viram assim antes. Eu li o roteiro e fiquei tipo: ‘Isso está muito bem escrito, isso tem muitos temas e apenas meu personagem é tão diferente de qualquer coisa que já mostrei antes’.”

Meu Deus!



O FILME DO LATRELL

Latrell Spencer é um jogador de basquete negro (que se acha branco!), musculoso, muito rico e um apostador nato; extremamente narcisista, o atleta se acha um galanteador (está mais para um tarado) e é aficcionado por garotas “branquelas” (de preferência loiras). Se não fosse pela atuação dos irmãos Wayans poderíamos dizer que esse é o filme do Latrell e há quem diga que é.

Terry Crews marcou gerações com seu personagem Julius na série Todo Mundo Odeia o Chris, contudo, foi com As Branquelas que inegavelmente o gigante e carismático ator americano conquistou uma legião de fãs e tornou-se um meme (mesmo hoje, 16 anos após o lançamento é fácil receber um sticker do personagem no WhatsApp).

Quer uma prova? Eu aposto com você que você já viu ou ouviu falar dessa cena:



ETERNIZADO

Com toda a certeza As Branquelas tornou-se um monstro no quesito humor e eventualmente os personagens são figuras carimbadas nos Carnavais ao redor do país, nos humoristas de rua e nos memes por essa vastidão que é a Internet.

Mesmo com seus US $ 76 milhões de lucro e todo esse carinho do público, o filme dos irmãos Wayans recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro nas categorias Pior Filme, Pior Diretor, Pior Roteiro, Pior Atriz (para os irmãos Wayans pelas suas interpretações como as irmãs Wilson) e Pior Dupla (novamente para os irmãos Wayans pelas suas interpretações como Kevin e Marcus), mas não ganharam nenhuma estatueta da premiação que é o oposto do Oscar.

Nesse meio tempo, desde 2009 os irmãos Wayans tentam engatar uma continuação, mas cá entre nós: Pra quê?



CONCLUSÃO

Em tempos de intolerância, preconceito e luta por direitos, As Branquelas é sim um filme arriscado de ser indicado, mas ao assisti-lo sem olhar crítico, apenas para preencher o fim de noite de uma quinta-feira, o humor ácido e as situações esdruxulas certamente irão arrancar algumas risadas dessa comédia pastelão.

Nossa nota

Assista ao trailer legendado:

E você, já assistiu As Branquelas? Deixe seus comentários e sua avaliação.

Nota do público
Obrigado pelo seu voto



E ai, você curte o nosso trabalho?

Se sim, sabe que ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.