2022, um grande ano para amantes dos jogos de mundo aberto e similares

    Um ano termina com todo mundo celebrando o que aconteceu de melhor, e o outro inicia com a mídia especializada e cada um(a) individualmente avaliando o que o novo ano deve trazer de especial. No mundo dos games é seguro afirmar que 2022 será, no mínimo, muito bom. E os jogos de mundo aberto e similares podem ser a cereja do bolo…

    Neste ano que recém começou nós já temos seis jogos de mundo aberto confirmados e dois de gêneros similares que também merecem ser jogados.

    Pode ser que 2022 não seja tão especial como foi 2017. Naquele ano tivemos jogos de mundo aberto notáveis como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Horizon Zero Dawn, Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands, Assassin’s Creed Origins, Destiny 2 e Middle-earth: Shadow of War. Em gêneros similares, ainda tivemos o incrível Super Mario Odyssey no mesmo ano. Agradeço ao Diego e à sua memória gamer de titânio por ajudar com essa lista.

    Mesmo que 2022 não seja imbatível como 2017, é seguro dizer que será um ano com títulos marcantes para todas as principais plataformas e que merecem ser jogados.

    Por isso, listamos jogos de mundo aberto e gêneros similares que já estão anunciados para 2022 e que você já pode ficar de olho. Isso sem falar nos lançamentos que ainda não há qualquer especulação, mas que costumam acontecer ao longo do ano, com anúncios ocorrendo especialmente em eventos como a E3 e em apresentações das grandes empresas do mercado.

    Artigo atualizado em 29/03/2022 após adiamento da sequência de Zelda Breath of the Wild.

    Confira a lista a seguir!

    Pokémon Legends: Arceus

    Previsão de lançamento: 28 de janeiro de 2022

    Plataforma: Nintendo Switch

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Pokémon Legends: Arceus (2022, Nintendo)

    Parecia que seria um jogo de mundo aberto. O primeiro trailer do jogo e todo o hype pela primeira grande mudança de gênero da linha principal de jogos de Pokémon indicavam que sim, Pokémon Legends: Arceus seguia os passos do lendário The Legend of Zelda: Breath of the Wild, ao menos em termos de livre exploração e jogabilidade.

    No entanto, a verdade teve que ser reforçada pela The Pokémon Company após o segundo trailer. Fato é que Pokémon Legends: Arceus está mais para Monster Hunter Rise do que para Zelda BOTW, pois a exploração de Hisui é baseada em missões.

    De qualquer forma, é para conferir de perto esse primeiro jogo de Pokémon em um novo gênero!

    Horizon Forbidden West

    Previsão de lançamento: 18 de fevereiro de 2022

    Plataformas: PlayStation 4 e PlayStation 5

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Horizon Forbidden West (2022, Guerrilla Games)

    Horizon Forbidden West é a aguardada sequência direta do premiado Horizon Zero Dawn (2017). O jogo já nasce com o legado de seu antecessor, que conquistou prêmios como BAFTA Video Games Award: Propriedade Original (2018) e Melhor Roteiro no Writers Guild of America (WGA, 2018).

    O novo título permitirá explorar um mundo aberto pós-apocalíptico cheio de florestas exuberantes, cidades imersas em água e montanhas gigantescas em uma América no futuro distante. Com gráficos incríveis e a herança de uma gameplay que encantou o mundo, Horizon Forbidden West tem tudo para ser um dos destaques de 2022!

    Elden Ring

    Previsão de lançamento: 24 de fevereiro de 2022

    Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, PC

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Elden Ring (2022, FromSoftware)

    Embora 2022 reserve o lançamento do seriado House of the Dragon, os fãs dos livros de Game of Thrones terão que esperar (ainda) mais por uma nova história, pois George R. R. Martin estará envolvido com o aguardado Elden Ring, jogo do qual ele é roteirista.

    Anunciado em 2019, Elden Ring é dirigido por Hidetaka Miyazaki, conhecido por criar a franquia Souls. É um novo título do diretor que vem com o peso de uma série de jogos bem avaliados e a confiança do público de que será um jogo que precisa ser jogado.

    Kirby and the Forgotten Land

    Previsão de lançamento: 25 de março de 2022

    Plataforma: Nintendo Switch

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Kirby and the Forgotten Land (2022, Nintendo)

    Sim, Kirby and the Forgotten Land é um caso similar ao de Pokémon Legends: Arceus. O hype inicial dava conta de que poderia se tratar do primeiro jogo de mundo aberto da franquia. No entanto, tudo indica que o novo jogo do Kirby está mais para um sandbox ao estilo Super Mario Odyssey, que conta com vasta exploração, mas em fases/mundos com fim em si mesmos.

    De qualquer forma, o estilo inédito para uma aventura dessa bolinha rosa merece constar na lista. Quem sabe pavimenta o caminho para um jogo de mundo aberto do Kirby no futuro? Ficamos na torcida!

    Forspoken

    Previsão de lançamento: Adiado para 11 de outubro de 2022 (data original era 24 de maio)

    Plataformas: PlayStation 5 e PC

    Será o começo de uma nova série de jogos de mundo aberto de sucesso? A divulgação de Forspoken até aqui mostra que tem potencial para isso. O novo game da Luminous Productions e SQUARE ENIX aparenta aproveitar ao máximo a capacidade gráfica e de processamento dos consoles, o que torna obrigatório ficar de olho no que vem por aí!

    God of War: Ragnarök

    Previsão de lançamento: 2022, mas ainda sem data definida.

    Plataformas: PlayStation 4 e 5

    Horizon Forbidden West é incrível e tem um potencial gigantesco, mas é inegável que o maior hype de jogos para PlayStation está dedicado a God of War: Ragnarök. A franquia GoW se iniciou em 2005, e de lá para cá foram diversos hits merecidamente reconhecidos.

    Sem um novo jogo desde 2018, quando foi lançado God of War para PS4 (e para PC em 14 de janeiro de 2022), fãs da franquia anseiam com toda razão pelo novo título. Eis que ele vem aí neste ano, mas… até o momento ainda não há data definida. Comece a economizar, pois God of War: Ragnarök tem tudo para ser um dos grandes jogos de 2022 e, por isso, precisa ser jogado!

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – God of War: Ragnarök | Todas evidências que apontam uma viagem no tempo

    Sonic Frontiers

    Previsão de lançamento: Período de festas de fim de ano.

    Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC

    Sabe o hype que Pokémon e Kirby causaram nos fãs? Pois Sonic Frontiers causou o mesmo, mas tudo indica que irá entregar um legítimo jogo de mundo aberto. Da mesma forma que as franquias mencionadas, o ouriço azul vem para sua inédita aventura em um jogo de livre exploração.

    O resultado? Expectativa lá em cima! Ainda mais que o trailer cinemático tem seus ares estilo Zelda. Será que vem aí?

    E por falar em Zelda…

    Sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild

    Previsão de lançamento: Adiado para 2023.

    Plataforma: Nintendo Switch

    The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um jogo icônico demais que revolucionou os jogos de mundo aberto. Lançado em 2017, ano de estreia do Nintendo Switch, o game até hoje dá o que falar, com novidades sendo encontradas dia após dia, além de sempre figurar no mínimo no Top 5 de melhores jogos da história, tanto pela comunidade gamer, como pela mídia especializada.

    Anunciada em 2019, até o momento o título da sequência de Zelda BOTW segue um mistério, pois dizem que o nome pode dar spoilers sobre a história do seu antecessor.

    A dúvida que fica é: como a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild pode ser melhor que o jogo que revolucionou o mundo dos games? Mal posso esperar para jogar e descobrir a resposta!

    Pokémon Scarlet & Pokémon Violet

    Previsão de lançamento: Fim de 2022, ainda sem data definida.

    Plataforma: Nintendo Switch

    Se o hype de Pokémon Legends: Arceus não foi correspondido por se tratar de um jogo baseado em missões, agora tudo mudou. O Pokémon Presents realizado em 27 de fevereiro de 2022, evento em celebração aos 26 anos de Pokémon, serviu para anunciar Pokémon Scarlet e Pokémon Violet.

    Sim, finalmente a Game Freak atendeu o pedido da comunidade, e os novos jogos serão os primeiros de mundo aberto da franquia! Aparentemente, Pokémon Legends: Arceus serviu como base para Scarlet e Violet.

    A transmissão online, que fez parte do Pokémon Day 2022, também mostrou os três iniciais da nova região open-world, que parece ser inspirada na Península Ibérica (Espanha e Portugal). São eles: Sprigatito (planta), Fuecoco (fogo) e Quaxly (água).

    Hogwarts Legacy

    Previsão de lançamento: Fim de 2022, ainda sem data definida

    Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Xbox One, Xbox Series X e Nintendo Switch

    Hogwarts Legacy tem um roteiro inteiramente novo. Uma parte importante da história do game acontece no século XIX. O personagem principal é o único capaz de controlar uma antiga magia. Esse jogo de mundo aberto da franquia Harry Potter parece contar com mecânicas bem interessantes, cujos detalhes podem ser conferidos neste artigo.

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: Narrativa de ‘Pentiment’ envolve e seu visual o faz ser diferente de tudo

    Pentiment foi lançado originalmente para Xbox e agora chegou à todas as plataformas. Conheça a história de Andreas!

    EU CURTO JOGO VÉIO #4 | Como todo clássico, ‘International Superstar Soccer Deluxe’ é uma reflexão sobre o futuro do gênero

    International Superstar Soccer Deluxe deu início à paixão de muitos jogadores pelos games de futebol. E hoje, trazemos mais detalhes do game.

    Os melhores super-vilões de Dragon Ball

    Esteja você olhando para Cell, Boo ou Freeza, a franquia Dragon Ball tem alguns dos maiores vilões da história do anime. Relembre de alguns!

    CRÍTICA: ‘Snufkin: Melodia no Vale dos Moomins’ nos lança por cozy game em um belo mundo

    Snufkin: Melodia no Vale dos Moomins nos leva por uma poderosa e divertida aventura. Ao longo do game, acompanhamos um belo mundo, tomado pelo controle.