Especial Mortal Kombat: 30 anos de Fatalities

    Em outubro de 1992, Mortal Kombat chegou ao Arcade. O game não apenas enfrentou de igual para igual a luta pela popularidade com Street Fighter II, como também deu início a uma franquia que gerou diveras sequências, spin-offs, filmes e séries animadas.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Especial Street Fighter: 35 anos de lutas marcantes

    Na extinta Midway Games, um equipe incrivelmente pequena formada pelo programador Ed Boon, o artista John Tobias, o programador e compositor de som Dan Forden e o artista John Vogel. Juntamente com os atores e artistas marciais como Carlos Pesina (Raiden), Daniel Pesina (Johnny Cage), Elizabeth Malecki (Sonya Blade), Ho Sung Pak (Liu Kang) e Richard Divizio (Kano), eles criaram um clássico instantâneo repleto de personagens duradouros como Scorpion, Sub-Zero, entre outros.

    Mortal Kombat mudou os jogos de luta para sempre e se tornou uma franquia multimídia de bilhões de dólares.

    Um jogo inspirado em Jean-Claude Van Damme

    Originalmente a ideia de Ed Boon e John Tobias era fazer um game estrelado por Jean-Claude Van Damme, mas quando essa ideia fracassou, um jogo de luta com tema de fantasia foi criado. Ainda assim, os desenvolvedores prestaram homenagem a ele com Johnny Cage, uma estrela de cinema fictícia cujo estilo pessoal se assemelha ao de Van Damme.

    Uma extensa galeria de kombatentes

    A franquia apresentou dezenas de personagens jogáveis, alguns deles se tornando pilares, como os já mencionados e também Baraka, Cassie Cage, Cyrax, Ermac, Fujin, Goro, Jade, Jax, Kabal, Kenshi, Kintaro, Kitana, Kung Lao, Mileena, Motaro, Nightwolf, Noob Saibot, Quan Chi, Rain, Reptile, Sektor, Shang Tsung, Shao Kahn, Sheeva, Shinnok, Sindel, Skarlet, Smoke, Stryker e Tanya, para citar alguns.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Mortal Kombat: Os 10 melhores personagens da franquia

    Entre os muitos kombatentes, estão humanos e ciborgues do Plano Terreno (Earthrealm), divindades boas e más e habitantes da Exoterra (Outworld) e de outros quatros reinos.

    Além dos personagens originais de Mortal Kombat, após a aquisição da Warner Bros. Games a franquia teve espaço para várias figuras icônicas como convidados, entre eles: Kratos, Alien, Predador, T-800 (Exterminador do Futuro), RoboCop, Spawn, John Rambo e o Coringa; além de grandes serial killers do cinema como Freddy Krueger, Jason Voorhees e Leatherface.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Noites Sombrias #12 | Os 10 serial killers mais icônicos do cinema

    30 anos e o futuro pela frente

    Com 27 títulos, sendo 11 da cronologia original, a franquia conta com vários spin-offs, updates e expansões, sendo Mortal Kombat 11: Ultimate o mais recente, lançado em 2020 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e PC.

    Durantes esses 30 anos, a franquia recebeu diversos prêmios renomados como os da Academy of Interactive Arts & Sciences, The Game Awards e muitos outros. Além do último título, o Mortal Kombat 11, se tornando o jogo da franquia mais vendido em um curto espaço de tempo e com mais de 15 milhões de cópias vendidas.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Mortal Kombat 11 (2019, NetherRealm Studios)

    Em uma entrevista recente ao site Polygon, Ed Boom comentou sobre o futuro da franquia:

    Uma coisa legal sobre nossa equipe é que temos membros que não nasceram quando o primeiro Mortal Kombat foi lançado. Certamente, muitas dessas novas ideias vêm deles. E isso realmente mantém as coisas frescas. Não são apenas as mesmas pessoas tentando criar algo novo. E daqui a 30 anos, estou tentando pensar onde a tecnologia estaria… Mas se você me perguntasse em 1992, ‘Onde estará Mortal Kombat em 30 anos?’; eu não acho que estaria dizendo polígonos, movimentos de raios-X, movimentos de amizade e todos esses tipos de coisas malucas [que fizemos]. Então é difícil prever. Eu acho que em sua essência, ainda será um jogo de luta. Provavelmente algo que abraça a nova tecnologia.”

    Com MK11 lançado originalmente em 2019, mesmo com as comemorações dos 35 anos da franquia, ainda não há notícias de um novo game em produção ou planos para um lançamento futuro.

    Uma equipe com consciência da força de sua fanbase

    A equipe da NetherRealm Studios e da Warner Bros. Games divulgaram a seguinte mensagem pela data:

    Em nome de toda a equipe da NetherRealm Studios e da Warner Bros. Games, obrigado a todos os fãs que apoiaram Mortal Kombat nos últimos 30 anos. Ao olharmos para três décadas de história da franquia, a paixão e entusiasmo de nossos fãs são a base que faz de Mortal Kombat o que é hoje. Para homenagear esse marco, aproveite nosso vídeo comemorativo do 30º aniversário de Mortal Kombat e junte-se a nós para comemorar 30 anos de Kombat em todas as formas de entretenimento, de videogames a filmes, animação e muito mais.”

    O vídeo mostra a proeminência cultural da franquia em três décadas de entretenimento, de videogames a filmes e animação. Reunindo momentos do jogo original de Mortal Kombat (1992) a Mortal Kombat 11: Ultimate (2020) e o primeiro filme live action de Mortal Kombat (1995) ao remake Mortal Kombat (2021), o vídeo comemorativo abrange 30 anos de história de conteúdos esmagadores, juntamente com um destaque visual de lutadores lendários da franquia e suas diferentes interações do passado ao presente.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    TBT #121 – Mortal Kombat: O Filme (1995, Paul W.S. Anderson)

    CRÍTICA – Mortal Kombat (2021, Simon McQuoid)

    Assista ao vídeo de comemoração do aniversário da franquia:

    LEIA TAMBÉM:

    Mortal Kombat 2: 10 kombatentes que gostaríamos de ver na sequência do filme

    CRÍTICA – Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion (2020, Ethan Spaulding)

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    5 novos jogos de Nintendo Switch para toda a família explorar

    O Nintendo Switch dá as boas-vindas à primavera com seleção incrível de jogos casuais no portátil da Big N. Confira a lista!

    EU CURTO JOGO VÉIO #7 | ‘Congo’s Caper’ é platformer do SNES cheio de personalidade

    Congo's Caper é um game divertido e cheio de desafios. O game foi lançado em 1993 para o Super Nintendo e ganhou uma versão ocidental.

    CRÍTICA: ‘Raccoo Venture’ é platformer brasileiro divertido, que empolga

    Raccoo Venture é game indie Brasileiro que encanta por sua jogabilidade direto ao ponto e sua dificuldade enorme, acima de tudo.

    Star Wars: Outlaws | Revelado trailer narrativo, confira detalhes

    Star Wars: Outlaws ganhou seu primeiro trailer narrativo. O trailer revelou em qual momento da história o game será ambientado e mais!