Dr. Estranho: 6 HQs para ler antes do Multiverso da Loucura

    Um dos personagens mais incríveis e psicodélicos no Universo Marvel certamente é o Dr. Estranho. Desde que foi criado em 1963 por Stan Lee e Steve Ditko, o Mago Supremo ajudou a defender toda a realidade por mais de 50 anos. Atualmente, ele se tornou uma figura bem mais famosa com sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel com seu filem solo em 2016.

    A sequência Doutor Estranho no Multiverso da Loucura tem estreia nos cinemas brasileiros marcada para 5 de maio e o longa promete lidar com o conceito de multiverso e as consequências dos eventos do último lançamento da Marvel, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021).

    Muito aguardado por fãs de todo o mundo, a trama deve aprofundar-se na história do Vingador e no desenvolvimento de suas habilidades. Então, para você chegar pronto para identificar (quase) todas as referências do filme, fizemos um breve guia de quadrinhos das melhores histórias que fizeram Stephen Strange se tornar o implacável Mago Supremo que conhecemos hoje.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Stephen Strange, o Doutor Estranho

    OS DEFENSORES

    Como quase sempre acontece nas histórias em quadrinhos, é preciso uma grande ameaça para que diferentes super-heróis juntem suas forças. Não poderia ser diferente com Os Defensores.

    Visando impedir que entidades demoníacas extras-dimensionais chamadas Os Imortais invadissem a Terra, Doutor Estranho manipula Namor, o príncipe submarino, para que o ajudasse e se alia ao gigante esmeralda, Hulk. Juntos eles impedem os demônios e também o cientista alienígena Yandroth, que estava ameaçando o planeta com o dispositivo Omegatron.

    As HQs d’Os Defensores saíram na Coleção Histórica Marvel em 4 volumes. Além disso, uma história extra da equipe foi publicada na coleção Salvat de capa vermelha com o nome de Os Defensores: Indefensáveis, onde o grupo enfrenta Dormammu e o feiticeiro multidimensional Umar.

    O JURAMENTO

    Na história, Stephen Strange embarca na investigação paranormal mais importante de sua carreira, ao tentar solucionar uma tentativa de homicídio – a dele mesmo! E com seu amigo mais confiável, Wong, também às portas da morte, Strange se volta para um canto inesperado do Universo Marvel para recrutar um novo e improvável aliado.

    O premiado roteirista Brian K. Vaughan e o espetacular artista Marcos Martin unem forças para uma aventura que levará o Mago Supremo do submundo da cidade de Nova Iorque até às dimensões mais mortais da realidade. A HQ é considerada uma das melhores histórias do personagem, isso porque, aqui o Doutor Estranho tem um olhar mais humanizado, mas também mostrando todo o seu potencial como mago.

    TRIUNFO E TORMENTO

    No sulfuroso e sombrio reino do demoníaco Mefisto, a alma atormentada de uma mulher clama por sua libertação. Somente um homem possui a vontade e a coragem para resgatá-la das hordas do Hades. Esse homem é seu abjeto filho, o infame déspota da Latvéria conhecido pelo mundo como… Doutor Destino. Com o auxílio místico do mestre em magia da Terra, o Doutor Stephen Strange, Victor von Doom embarca numa jornada aos domínios do mal absoluto.

    Apesar de ser um arco relativamente curto, a história é muito bem desenvolvida para ambos personagens. É uma ótima oportunidade para conhecer melhor Doom e Strange que não têm muitas histórias publicadas no Brasil.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Mefisto: Conheça o demônio da Marvel

    FASE ROGER STERN

    Em 1983, os volumes são assinados por Roger Stern, autor responsável por trazer um dos arcos mais sombrios para a editora e eternizado por seu trabalho insubstituível na trajetória do personagem. Conhecida como Doutor Estranho Contra Drácula: A Fórmula Montesi, a história é centrada na batalha épica contra o vilão Drácula, com a ajuda de outros personagens da Marvel, como Blade e Hannibal King.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Drácula: Dissecando a criatura mais popular da cultura pop

    A SAGA DE SHUMA-GORATH

    A saga contra a “entidade cósmica” Shuma-Gorath vai além dos monstros normais: há toda uma atmosfera que lembra bastante os contos de H. P. Lovecraft, com uma misteriosa criatura de outra dimensão chegando aos poucos na Terra – uma cidade inteira já se rendeu a ela, e há mais por aí. O horror é crescente, e Shuma-Gorath só aparece no sétimo e último capítulo da saga. Esta história também marca morte do Ancião, que nos últimos nove anos foi o mentor de Strange para sua passagem de bastão: agora, de fato, o Doutor Estranho vira o maior feiticeiro da Terra.

    A história saiu em Marvel Premiere, da edição #4 à #10.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Shuma-Gorath: O Lorde do Caos da Marvel Comics

    SHAMBALLA

    Na história, Dr. Estranho retorna ao lar do Ancião, no Himalaia, para prestar homenagem ao seu mestre, e descobre que seu antigo mentor lhe deixou um último – e extremamente desafiador – presente. Uma dádiva que coloca o Mago Supremo numa jornada de autoconhecimento e que pode significar o início de uma nova Era Dourada para toda a humanidade. Uma jornada pelos locais mais sagrados do planeta e pelos recônditos de sua própria alma.

    Não espere lutas grandiosas e sim questionamentos profundos. Essa jornada de autodescoberta do personagem é essencial para os interessados pela história do personagem ou fãs, mas que de nada adiantaria se a proposta não fosse executada de forma competente.

    O roteiro de J.M. DeMatteis e a arte fenomenal de Dan Green complementam um ao outro com um equilíbrio de sintonia.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Top Gun: Maverick | Quem é o elenco do novo filme?

    Mais de 30 se passaram do clássico Top Gun, agora Tom Cruise está de volta em Top Gun: Maverick! Conheça o elenco.

    10 produções com temática viking

    Confira filmes, games e séries sobre a temática viking para você aproveitar enquanto não chega ao Valhalla!

    Família Shazam! Conheça a família de heróis da DC

    A Família Shazam! é formada por membros da família adotiva de Billy Batson que compartilham dos poderes e aparência de Shazam!

    Cannes: 5 filmes cotados para dominar o festival

    Começou nesta terça-feira (17) a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes. Conheça alguns filmes para ficar de olho!