Início SÉRIE Artigo The Mandalorian: Conheça todos os Jedi ainda vivos na época da série

The Mandalorian: Conheça todos os Jedi ainda vivos na época da série

The Mandalorian

O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DO ENREDO DA SÉRIE THE MANDALORIAN, LEIA POR SUA CONTA EM RISCO.

Na segunda temporada em The Mandalorian, Din Djarin está procurando por um Jedi para treinar o Baby Yoda – mas não será fácil, já que há poucos Jedi por aí. No quinto episódio da segunda temporada, The Jedi, o Mando conseguiu encontrar Ahsoka Tano, uma ex-Jedi e a antiga Padawan de Anakin Skywalker. Entretanto, Ahsoka se recusou a treinar Baby Yoda (cujo verdadeiro nome é Grogu) após ver o forte laço que a criança tinha com o Mando.

Tendo testemunhado de perto a queda de Anakin Skywalker para o Lado Negro e sua transformação em Darth Vader, Ahsoka estava preocupada pelo medo sentido por Grogu e seu amor por seu “pai mandaloriano substituto” podem levá-lo por um caminho igualmente sombrio. Entretanto, ela sugeriu que o Mando leve o Baby Yoda até o planeta Tython, um antigo lar da primeira Ordem Jedi. Lá, o Mando precisa colocar a criança no alto da pedra, que o permitirá alcançar outro Jedi através da Força.

The Mandalorian é ambientada em 9 ABY (Após a Batalha de Yavin) – cinco anos após o fim de Star Wars: O Retorno de Jedi, e 28 anos após o início da Ordem 66 e o Grande Purgo Jedi, durante o qual a maioria dos Jedi foram mortos.

A série recente de quadrinhos do Darth Vader detalha como o Jedi que se tornou Sith liderou a equipe de extermínio dos Jedi chamada de Inquisidores, caçando e matando cada um dos poucos Jedi que tinham sobrevivido ao purgo. Apesar dos maiores esforços de Darth Vader e do Império, entretanto, alguns Jedi escaparam da erradicação de sua ordem.

Aqui estão todos os Jedi conhecidos que estão vivos na época em que The Mandalorian se passa, e podem responder o chamado de Grogu, o Baby Yoda.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA:

The Mandalorian: Twist com Baby Yoda traz de volta ao cânone ideias esquecidas

Leia Organa

Apesar de não ser uma Jedi na trilogia original, Leia Organa é uma sensitiva da Força e recebeu treinamento Jedi de seu irmão após O Retorno de Jedi.

O filho de Leia e Han, Ben, tem cerca de quatro anos na época em que The Mandalorian se passa. A própria Leia está ocupada com seu dever de senadora na Nova República, o governo galático que foi estabelecido após a queda do Império.

Como visto no episódio “O Passageiro” com a aparição de dois pilotos da Nova República, alguns esforços estão sendo feitos para estabelecer o controle dos mundos do Anel Exterior onde The Mandalorian é ambientado, mas o poder da Nova República é limitado principalmente aos mundos no centro da galáxia.

Dada suas funções como uma senadora e como mãe, sem mencionar o potencial de re-escalar Leia após alguns poucos anos da morte de Carrie Fisher, uma aparição de Leia Organa em The Mandalorian parece improvável.

Luke Skywalker

The Mandalorian

O protagonista do trilogia Star Wars original é o Jedi que parece mais provável para responder o chamado para o treinamento do jovem Grogu (apesar do Grogu na verdade ser mais velho que ele).

Luke foi treinado pelo Mestre Yoda, e provavelmente se interessaria em conhecer outra criatura da espécie do Yoda. Após a vitória da Aliança Rebelde na Batalha de Endor em O Retorno de Jedi, Luke viajou a galáxia procurando por artefatos e conhecimento sobre a Ordem Jedi que haviam sido perdidos durante o Grande Purgo Jedi.

Ele no futuro partiria para fundar seu próprio templo de treinamento Jedi na esperança de dar início a uma nova geração de Jedi, incluindo seu sobrinho Ben Solo, apesar de faltar alguns anos para que isso aconteça na linha do tempo de The Mandalorian.

Os caminhos Din Djarin e de Grogu não parecem programados para colidir com o de Luke Skywalker, mas é improvável que o personagem apareça em The Mandalorian por algumas razões.

Primeiro, uma das forças da série vem do fato dela não contar com a aparição dos personagens da trilogia original, focando apenas nos personagens menos conhecidos, ou conhecidos pelos fãs da propriedade Star Wars animada, como Bo-Katana e Ahsoka Tano.

Além disso, uma aparição de Luke Skywalker precisaria de uma escolha de elenco que não deixasse a desejar em relação ao personagem de Mark Hamill, ou então um CGI bem pesado para fazê-lo parecer ter uns 20 poucos anos de novo.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA:

12 Fatos que você não sabe sobre Luke Skywalker

Ahsoka Tano

The Mandalorian

Ahsoka Tano já encontrou o Mando e o Grogu, o Baby Yoda e recusou treinr o jovem padawan, mas vale lembrar que ela é conhecida como uma das poucas Jedi conhecidas na ativa durante a época de The Mandalorian.

Ahsoka deixou a Ordem Jedi ao fim de Star Wars: A Guerra dos Clones, a fim de procurar seu próprio caminho. Não obstante, ela ainda empunha seus sabres de luz e mantém uma conexão com a Força.

Quando Ahsoka retorna a Star Wars Rebels ela conta a Darth Vader: “Eu não sou Jedi“, e isso é refletido na cor de seus sabres de luz: eles são brancos pois ela não pertence nem aos Sith, nem aos Jedi. Ainda assim, ela não faz qualquer menção a não ser uma Jedi em suas conversas com o Mando, e já que a antiga Ordem Jedi foi destruída, não faz sentido dizer se Ahsoka pertence a ela ou não.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA:

Quem foi a padawan Ahsoka Tano?

Ezra Bridger

The Jedi” foi um episódio particularmente importante para os fãs de Star Wars Rebels, pois ele indicou o retorno de Ezra Bridger, um dos protagonistas da série.

No episódio final da animação, Ezra garantiu a derrota do Grande Almirante Thrawn ao chamar uma espécie de “baleias espaciais” chamada Purrgil para derrotar o Star Destroyer de Thrawn e o levou para o hiperespaço – com Thrawn e Ezra dentro dela.

The Mandalorian é ambientado cinco anos após esse final, e no confronto final de Ahsoka e Morgan Elsbeth, ela exige saber a localização do Mestre da Magistrada, o Grande Almirante Thrawn. Isso indica que Thrawn retornou de onde quer que o Purrgil o tenha levado – e que Ezra também pode ter feito.

The Mandalorian é extremamente inteligente ao manter os segredos de enredo e os personagens em segredo. O Baby Yoda foi mantido em segredo até o último momento, tanto que sua revelação no final do primeiro episódio teve um enorme impacto, e nós podemos esperar mais surpresas mais pra frente.

Apesar de um rumor indicar que The Mandalorian estava procurando um ator para dar vida a Thrawn, nós ainda não sabemos quem dará vida ao grande líder imperial de pele azul, ou quando ele pode aparecer.

Dado os laços criativos de Star Wars Rebels (o criador Dave Filoni é um roteirista, diretor e produtor executivo de The Mandalorian) e a apresentação de Bo-Katan e Ahsoka Tano na segunda temporada da série, parece provável que Ezra pode ser o Jedi que responderá ao chamado de Grogu.

Cal Kestis

The Mandalorian

Uma possibilidade interessante para os Jedi que podem ajudar Grogu é Cal Kestis, o protagonista do game de 2019 que é cânone, Star Wars Jedi: Fallen Order, e um dos poucos Jedi conhecidos a sobreviverem ao Purgo.

Apesar de ter passado um grande tempo escondido, Cal foi forçado a lutar quando foi caçado pelos Inquisidores e se juntaram para restaurar a Ordem Jedi. Cal Kestis seria um personagem interessante a ser introduzido em The Mandalorian; pois até agora, ele apareceu apenas em Fallen Order, a maioria dos espectadores não estão familiarizados com ele, e ele se encaixaria no tema da série do Disney+ que explora os cantos menos conhecidos da galáxia de Star Wars.

E para os fãs de Fallen Order, uma aparição de Cal nos permitira descobrir o que aconteceu com ele após os eventos do game.

Esse papel não necessariamente precisaria de recast, já que o ator de Shameless, Cameron Monaghan que viveu Cal no game ainda tem a mesma aparência.

The Mandalorian se passa cerca de 23 anos após os eventos de Fallen Order, entretanto, Monaghan precisaria ser um pouco envelhecido para a série. Não é sabido se Cal está vivo em 9 ABY, mas a menos que confirmem que ele tenha morrido antes dos eventos da série, ele continua sendo um Jedi em potencial que pode responder ao chamado.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA:

CRÍTICA – Star Wars Jedi: Fallen Order (2019, Respawn Entertainment)

Cere Junda

Outra personagem de Star Wars Jedi: Fallen Order, Cere Junda conseguiu escapar do massacre inicial da Ordem 66, mas mais tarde foi capturada e torturada.

Ela eventualmente escapou ao alcançar o Lado Negro da Força e matar seus sequestradores, mas com o início do Lado Negro, ela optou por suprimir sua conexão com a Força por medo de cair completamente para o Lado Negro.

Ela trabalhou junto de Cal Kestis e tentou restaurar a Ordem Jedi e sua experiência a tornaria uma valiosa professora para Grogu se ela ainda estiver viva na época de The Mandalorian.

Dito isso, ela pode não estar disposta a ter outro aprendiz após sua Padawan Trilla Suduri ter aceitado seu Lado Negro e se juntado aos Inquisidores. Junda foi dublada e teve sua forma física inspirada em Debra Wilson, que é na maioria das vezes uma dubladora mas pode facilmente ser escalada no papel live-action de Junda.

Assim como Cal, nós não sabemos se Junda ainda está viva em 9 ABY, mas por agora, nós vamos colocá-la na categoria “potencialmente viva”.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.