Início SÉRIE Artigo Watchmen: Personagens da HQ que retornarão para série da HBO

Watchmen: Personagens da HQ que retornarão para série da HBO

306
0
Watchmen: Todos os personagens dos quadrinhos que retornarão para série da HBO

No próximo final de semana será lançado o primeiro episódio de Watchmen. A série será lançada na HBO e adaptará os quadrinhos criados por Alan Moore e Dave Gibbons, e aparentemente, muitos dos personagens dos quadrinhos estarão na série.

A nova série da HBO é a maior pós-Game of Thrones, e aparentemente, o showrunner Damon Lindelof parece ter preparado algo muito especial para os fãs.

Watchmen retorna a história nos dias atuais da linha do tempo apresentada originalmente na HQ. O ano de 1985 mostrado nos quadrinhos contava com vigilantes mascarados que tinham grande destaque, e agora são foras-da-lei, onde Richard Nixon está em seu quinto mandato, e onde o crime e a guerra nuclear colocam o Relógio do Juízo Final bem próximo da meia-noite. As coisas parecem não ter mudado muito 34 anos depois, com um mundo após o ataque de um cefalópode, em que o terrorismo de extrema direita pareceu dar origem a uma força policial mascarada.

Uma das partes mais difíceis de contar uma nova história ambientada no mundo de Watchmen é que, ao final do quadrinho, a maior parte dos personagens foram removidos da equação. Rorschach está morto, Dr. Manhattan se teleportou para uma nova galáxia, e a maioria dos sobreviventes vivem de cabeça baixa. Mas isso não significa que Lindelof não encontrou maneiras de trazer de volta meia dúzia de rostos familiares. Aqui estão todos os personagens originais das páginas dos quadrinhos de Moore e Gibbons que estarão na série da HBO.

Confira abaixo o trailer que usamos como base para esse post:

Adrian Veidt/Ozymandias

Ozymandias Watchmen: Todos os personagens dos quadrinhos que retornarão para série da HBO

O mais importante e o primeiro personagem confirmado que retornará na série da HBO, Watchmen é Adrian Veidt, também conhecido como Ozymandias, que será vivido por Jeremy Irons.

Apresentado nos quadrinhos como o auto-proclamado “homem mais inteligente vivo” e ex-membro dos Minutemen, é na verdade um super-vilão: seu plano era enganar o mundo para que a Guerra Fria chegasse ao fim fabricando uma ameaça maior, nesse caso, um alienígena (que na verdade foi criado por Alan Moore e Dave Gibbons) que explodiu no meio de Nova York.

Edward Blake, também conhecido como o Comediante, descobriu o plano de Veidt e seu subsequente assassinato serviu como uma pista para os outros heróis, mas eles chegaram tarde demais: Ozymandias teleportou o alienígena e forçou os americanos e os soviéticos assinarem um tratado de paz.

O fim de Watchmen sugeriu que a verdade viria à tona com o diário de Rorschach, que ele enviou a um grupo de direita intitulado The New Frontiersman. Entretando, o trailer da série sugere que a ameaça permanece, com uma referência ao jornal Boise Squid Shower, que aponta para uma ameaça alienígena. Claramente, a verdade se tornou no máximo uma teoria de conspiração.

Mas e Ozymandias? O mesmo jornal conta com uma manchete que fiz “Veidt é oficialmente declarado morto”, apesar dessas manchetes parecerem ser exageradas, visto que o personagem de Irons tem papel muito importante nos trailers da série. Ele é mostrado comemorando seu aniversário – sozinho – com o bolo da cor de seu antigo traje, amarelo e roxo, e mais tarde apertando um gatilho que causa algum tipo de explosão, e finalmente na base de pesquisa de Gila Flats, o local de nascimento do Dr. Manhattan.

O trailer lançado na Comic-Con conta com uma promessa, “nada termina, isso é apenas o começo”, isso parece mostrar que Adrian está mais uma vez bolando um plano das sombras para moldar o mundo como conhecemos. Seu sonho de uma utopia parece ter durado pouco tempo, mas dessa vez, ele parece estar empenhado a fim de fazer que dê certo.



Laurie Blake/Silk Spectre

Watchmen: Todos os personagens dos quadrinhos que retornarão para série da HBO

Outro personagem de grande importância para a história que retornará em Watchmen, foi revelado no trailer que foi exibido durante a SDCC, é Laurie Blake, a segunda Silk Spectre, que será vivida por Jean Smart.

Laurie era a filha da Silk Spectre original, Sally Jupiter e de Edward Blake, o Comediante. Ela começou um caso com o Dr. Manhattan, mas sentindo sua relação com ele se distanciar por causa do plano de fundo político, ela acabou com Dan Dreiberg, o Coruja.

Quando Smart foi escalada, ela foi descrita como a Agente Blake do FBI, que imediatamente ligou alertas por causa da ligação com o Comediante, mas só durante o segundo trailer foi confirmado que ela era na verdade Laurie. Evidentemente, após os eventos de Watchmen, Silk Spectre optou por assumir o nome de seu pai, talvez rejeitando assim sua mãe alcoólatra ou talvez por ver Edward como o herói falho que ele era, ao invés de reconhecê-lo como o bruto que era conhecido.

Independente disso, essa é uma Laurie completamente diferente da personagem de 1985. Ela foi apresentada perguntando retoricamente “Você pode dizer a diferença entre um policial mascarado e um vigilante?”, mostrando desdém pela vida que ela uma vez viveu.

A presença da antiga Miss Jupiter levanta uma questão interessante. Onde Dan Dreiberg está?, especialmente porquê a nave do Coruja é vista sendo usada durante o trailer mostrado no início desse post. Enquanto Laurie tem o nome de seu pai, é possível que eles possam ter terminado, isso se Dan ainda estiver vivo.

Foi especulado que o Xerife Judd Crawford de Don Johnson é Dan, pois ele é quem está pilotando a nave Archie, mas além disso, nada mais parece sugerir isso.



Dr. Manhattan

Watchmen: Todos os personagens dos quadrinhos que retornarão para série da HBO

De longe, a maior surpresa foi o retorno do Dr. Manhattan. O “Superman” existe no mundo de Watchmen, e ele é americano. Antes de se tornar Manhattan, ele era o cientista John Osterman, até ser atingido por um campo de força, transformando-o em um ser capaz de controlar toda a matéria. Ele se tornou uma ferramenta para o governo americano, usado para acabar com a Guerra do Vietnam mais cedo, e introduziu nos quadrinhos uma tecnologia de teletransporte.

Watchmen o fez ter uma crise de identidade, com sua queda – manipulado por Ozymandias – se exilando em Marte, antes de decidir procurar um novo propósito em uma galáxia diferente.

Isso claramente não durou. No meio do trailer é revelado que o Dr. Manhattan vive em Marte, e apesar de ser bem distante, ele parece estar mais próximo do que imaginávamos. Aliás, ao final do trailer, Dr. Manhattan é visto na Terra, pegando uma máscara dele mesmo.

Claramente, o malvado azul está de volta. E apesar de nada ter revelado os motivos, é provável que ele tente ajudar na nova investida de Adrian Veidt. Dr. Manhattan pode ter pensado que os planos de Veidt apesar de serem terríveis, podem servir para o bem; agora, se esse não for o caso e ele estiver de volta para corrigir seus erros – um movimento o colocará em conflito direto com Ozymandias.

O impacto do Dr. Manhattan parece ser sentido na sociedade moderna de Watchmen, com desfiles, bustos e máscaras que parecem servir como tributo. E também tem um homem mais velho que diz ser o Dr. Manhattan, apesar do personagem ser visto com sua pele azul, mas isso também parece ser uma jogada dos editores na edição, para não entregar nenhum detalhe do roteiro.



Justiça Encapuzada

Também mostrado com grande destaque no trailer, foi o Justiça Encapuzada, apesar de não estar em sua forma autêntica. O personagem foi o primeiro vigilante mascarado que se tem registro no mundo de Watchmen, vigilante dos Minutemen, formado em 1939, que contava com o Coruja original, a Silk Spectre, e foram heróis equivalentes aos heróis da Era de Ouro dos quadrinhos, que eventualmente se tornaram obsoletos.

Nos quadrinhos, o mais notável feito dele foi impedir que o Comediante estuprasse Sally Jupiter.

Apesar de ser um personagem secundário, há dicas que apontam sua história pelos quadrinhos. Hollis Mason, o Coruja original, especula em seu livro Por Trás da Máscara do Justiça Encapuzada que o vigilante era Rolf Müller, enquanto a pesquisa de Ozymandias sugeria que Blake eventualmente o matou.



O Comediante e o Capitão Metrópolis

Mostrados em anúncios para American Hero Story estão dois Minutemen, que pelo design das máscaras parecem ser o Comediante e o Capitão Metrópolis.

Como já discutido, Edward Blake, o Comediante é um personagem central nos quadrinhos de Watchmen: pai de Laurie, ex-parceiro do Coruja, um valentão, além de sua morte começa a desenrolar a teia de Ozymandias.

Capitão Metrópolis é uma figura menor na história, que tentou notavelmente começar um segundo Minutemen, na segunda geração de heróis (algo que Blake fez questão de encerrar rapidamente).

American Hero Story parece ser um aspecto importante do mundo da série Watchmen da HBO, aparece em bancos, ônibus e outdoors. Vale apontar que o design dos personagens lembram muito o design realista da adaptação cinematográfica de Zack Snyder, lançada em 2009.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA – TBT #39 | Watchmen (2009, Zack Snyder)

Levando isso em conta, e que ambos os personagens foram colocados em destaque, nos leva acreditar que ambos tiveram uma importância maior nesse mundo, e isso pode significar que Lindelof parece ter a intenção de fazer um retcon no filme como um filme dentro da série, e talvez os coloque como uma parte da propaganda anti-Manhattan/Ozymandias.



Rorschach (ou quase)

Watchmen: Todos os personagens dos quadrinhos que retornarão para série da HBO

E finalmente, há o legado de um dos personagens mais importantes de Watchmen, o de moral duvidosa, Rorschach. Walter Kovacs, era um vigilante que foi a loucura ao descobrir o assassinato de uma criança, e se tornou a prova do problema que os vigilantes mascarados eram para a América. Mas ele não era nada sem a motivação correta, com a ajuda de seus amigos, conseguiu descobrir tudo sobre a morte do Comediante.

Kovacs foi morto por Dr. Manhattan após ele se abster de contar os planos reais de Ozymandias para o mundo, mas a lenda de Rorschach vive.

Um grupo de criminosos mascarados pegaram suas máscaras pretas e brancas, essa “Gangue Rorschach” que atacava casas de policias, forçando a polícia a tomarem medidas extremas e se tornarem mais máscaras.

Baseado na ameaçada televisionada do líder de “em breve eles gritaram nos salvem, e nós sussurraremos… não”, eles estão em posse no diário de Rorschach e estão a sua maneira continuando o legado dele, possivelmente motivados por revelar a verdade por trás de uma ameaça alienígena não existente.

Eles claramente operam como uma terceira vertente da continuação de Watchmen, indo mais a fundo na causa de Walter Kovacs, enquanto Ozymandias e Dr. Manhattan continuam em seu caminho.



Está ansioso para a estreia da nova série da HBO? Deixe seus comentários e lembre-se de compartilhar essa publicação com seus amigos.

Leia também:

Watchmen: Confira os 8 momentos mais brutais dos quadrinhos

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários