House of the Dragon: Conheça o Rei Viserys I Targaryen
    0 (0)

    O Rei Viserys I Targaryen foi o quinto rei Targaryen a se sentar no Trono de Ferro, sucedendo seu avô, Jaehaerys, o Conciliador. Durante seu reinado, Viserys I deu continuidade ao legado próspero e pacífico de seu avô, mas as sementes para a guerra civil conhecida como Dança dos Dragões, evento que muito mais tarde engolfaria o reino, foram semeadas em seu governo.

    Ele foi o último montador de Balerion, o Terror Negro e nunca se uniu a outro dragão após a morte de Balerion.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça a linha de sucessão Targaryen

    RELACIONAMENTOS

    Durante sua vida Viserys I teve duas esposas, as quais foram suas rainhas:

    Mantendo uma esplêndida corte com sua prima e esposa, a Rainha Aemma Arryn, Viserys I estava determinado a manter a paz e a boa vontade de seu avô, Jaehaerys, o Sábio. Eles tiveram um filho que morreu na infância e uma filha, a princesa Rhaenyra Targaryen, que tinha seis anos quando seu pai se tornou rei. Aos oito anos de idade Rhaenyra estava sempre ao lado de seu pai em festas, bailes e torneios; e foi apelidada de “o deleite do reino”.

    Após viver o luto pela morte de Aemma, o Grande Meistre Runciter foi o primeiro a convencer o rei a se casar novamente, sugerindo Laena Velaryon, filha de Lorde Corlys Velaryon, porém o rei escolheu Alicent Hightower, a filha de dezoito anos de Sor Otto Hightower, sua Mão do Rei.

    Em 106 d.C. (Depois da Conquista), o Rei Viserys I e Alicent se casaram. Durante a cerimônia a princesa Rhaenyra Targaryen serviu sua nova madrasta na festa de casamento e a Rainha Alicent a beijou e a nomeou “filha”.

    No ano seguinte, em 107 d.C., a fértil Alicent deu à luz a três filhos do rei:

    • Em 107 d.C. nasceu Aegon
    • Em 109 d.C. nasceu Helaena e
    • Em 110 d.C. nasceu Aemond.

    No início do segundo casamento de Viserys I, Alicent e Rhaenyra se davam bem, mas isso logo mudou, pois ambas desejavam ser a primeira-dama do reino. Embora Alicent tivesse dado herdeiros masculinos ao Rei Viserys I, o rei não fez nada para mudar a ordem de sucessão, pois considerava o assunto já resolvido ao nomear Rhaenyra em seu testamento. 

    FEITOS

    O Rei Viserys I Targaryen herdou um trono seguro, com o tesouro completo e um belo legado de seu avô. A Casa Targaryen estava em seu estado mais poderoso, tendo a maioria dos membros e dragões desde a Perdição de Valíria.

    Viserys I era conhecido como o Jovem Rei quando subiu ao trono e, devido à sua natureza amigável, os plebeus estavam otimistas sobre seu reinado.

    Em 105 d.C. Viserys I ainda em seu primeiro casamento, realizou uma cerimônia pródiga e declarou Rhaenyra como a herdeira e princesa de Pedra do Dragão em resposta às ambições de seu ingrato e ambicioso irmão Daemon Targaryen. Centenas de senhores e cavaleiros fizeram reverência e juramentos solenes à princesa para defender seus direitos de sucessão.

    A partir de então o Rei Viserys I Targaryen começou a preparar a princesa Rhaenyra para ser a rainha governante, ensinando-a a governar e a fez parte de seu pequeno conselho.

    Ao longo dos anos de seu segundo casamento, dois partidos começaram a se formar na corte. O partido da rainha consistia em poderosos senhores amigos de Alicent e apoiadores dos direitos de seus filhos. Contra isso estava o partido da princesa, aqueles que apoiavam Rhaenyra como herdeira.

    Em 111 d.C., foi realizado um torneio para celebrar o aniversário de cinco anos do casamento de do Rei Viserys I com a Rainha Alicent; durante o evento a rainha usava um vestido verde, enquanto a princesa usava preto e vermelho, as cores da Casa Targaryen, logo tornou-se costume referir-se as facções como Verdes e Negros.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Quem são os Verdes?

    Quem são os Negros?

    A DANÇA DOS DRAGÕES

    House of the Dragon: Entenda a Dança dos Dragões

    Com a disputa de Rhaenyra e Alicent sempre crescente, Viserys I foi obrigado a deixar sua filha em Pedra do Dragão para aliviar a tensão com sua Rainha em Porto Real, mas após sua morte, em 129 d.C., a Rainha Alicent e Sor Criston Cole enviaram a Guarda Real para convocar os pequenos membros do conselho. Durante a reunião, foi dito aos presentes que o Príncipe Aegon, o Velho seria coroado e após discussões, ameaças e mortes, o Conselho Verde fez seus planos, jurando lealdade ao seu novo rei e prendendo todos aqueles em Porto Real que pudessem ser leais a Rhaenyra.

    Agora o filho mais velho de sua segunda esposa, Alicent Hightower, foi coroado como Rei Aegon II Targaryen por Sor Criston Cole, o Senhor Comandante da Guarda Real.

    Em Pedra do Dragão, ao tomar conhecimento da coroação de Aegon graças a Sor Steffon Darklyn, que havia fugido de Porto Real com a coroa de seu avô e seu pai, Rhaenyra Targaryen foi coroada rainha. Seu tio e marido, Príncipe Daemon Targaryen colocou a coroa na cabeça de Rhaenyra e ele foi nomeado Protetor do Reino; Jacaerys, filho de Rhaenyra foi oficialmente nomeado Príncipe da Pedra do Dragão e herdeiro do Trono de Ferro.  E declarando Sor Otto Hightower e Rainha Alicent como traidores, Rhaenyra permitiu que seus meio-irmãos fossem perdoados se dobrassem os joelhos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA: Entenda a Dança dos Dragões

    MORTE

    A robustez do Rei Viserys I Targaryen causou-lhe vários problemas de saúde, incluindo gota, dores nas articulações, dores nas costas e problemas respiratórios; e no final de sua vida, seu sobrepeso quase o impediu de subir os degraus do Trono de Ferro.

    Quando morreu, durante um cochilo na Fortaleza Vermelha de Porto Real, sua morte foi omitida do público pela Rainha Alicent Hightower, e a partir daí começou a reunião do Conselho Verde na Fortaleza de Maegor que culminou na coroação de Aegon II que ia contra a sucessão definida pelo falecido rei e que explodiria a guerra civil conhecida como Dança dos Dragões.

    Alicent Hightower proibiu septões e irmãs silenciosas de tratarem o corpo de Viserys I, que começou a inchar e apodrecer. Uma semana após a morte do rei, sua morte foi finalmente revelada publicamente com os Verdes anunciando a ascensão de Aegon II Targaryen.

    Só então as irmãs silenciosas então prepararam o corpo do falecido rei para a tradicional queima de um Targaryen.

    LEIA TAMBÉM:

    House of the Dragon: Conheça os dragões Targaryen


    A Casa do Dragãospin-off de Game of Thrones, chegará ao HBO Max em 2022 e o Rei Viserys I Targaryen será vivido pelo ator britânico Paddy Considine (Peaky Blinders).

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop0 (0)

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações0 (0)

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro.

    Um Completo Desconhecido: Conheça alguns dos feitos de Bob Dylan0 (0)

    A vida de Bob Dylan chegou aos cinemas através da cinebiografia Um Completo Desconhecido, o longa é estrelado por Timothée Chalamet.

    Maggie Smith: Conheça a atriz e seus 10 melhores trabalhos0 (0)

    Muito conhecida por seu papel na franquia Harry Potter ao interpretar a Profª Minerva McGonagall, Maggie Smith faleceu hoje, aos 89 anos.