Início FILMES Artigo Pantera Negra 2: T’Challa deveria liderar o substituto da SHIELD no UCM

Pantera Negra 2: T’Challa deveria liderar o substituto da SHIELD no UCM

106
0
Pantera Negra 2: T'Challa deveria liderar o substituto da SHIELD no UCM

T’Challa deve liderar a S.W.O.R.D. substituo da S.H.I.E.L.D. no Universo Cinematográfico Marvel, em Pantera Negra 2.

O universo criado pela Marvel Studios está presente desde o lançamento dele em 2008, e tem sido tão diverso quanto tudo mais na Marvel. Em 2018, Pantera Negra se tornou um evento cultural, arrecadando mais de 1.3 bilhão ao redor do mundo.

Recentemente, a Marvel, confirmou que Pantera Negra 2 deve ser lançado em 1º de Maio de 2022.

O primeiro filme escrito e roteirizado por Ryan Coogler, foi diretamente influenciado pela run de Ta-Nehisi Coates nos quadrinhos. Coogler está retornando para a continuação, e está levando o tempo necessário para desenvolver o roteiro, determinado a criar algo tão rico quando o primeiro Pantera Negra – se não mais. Ele está certo de que vai continuar se inspirando na run de Coates.

Apesar de ser o segundo filme solo do personagem dentro do UCM, é importante não tratar Pantera Negra 2 como um filme standalone. Ele é parte de um universo compartilhado, afinal, o que significa que o filme ainda irá se encaixar na narrativa em construção do Universo Marvel, especialmente após Vingadores: Ultimato. Apesar de muito da Fase 4 ainda ser um mistério, algumas dicas foram reveladas; e elas nos dão incríveis dicas. Aqui está a razão de Pantera Negra 2 contar com a aparição da Sentient World Observation and Response Department ou como é mais conhecida: S.W.O.R.D.

PUBLICAÇÃO RELACIONADO: CRÍTICA – Vingadores: Ultimato (2019, Irmãos Russo)



A SHIELD pode ser substituída pela SWORD na fase 4 do UCM

Parece que a  está S.H.I.E.L.D. sendo substituída no UCM por uma nova organização, chamada S.W.O.R.D. após ter sido encerrada durante os eventos de Capitão América: O Soldado Invernal, e as defesas da Terra foram catastroficamente enfraquecidas. Como resultado, quando Thanos chegou à Terra em Vingadores: Guerra Infinita, os Vingadores tiveram apoio apenas dos gigantescos exércitos de Wakanda. Eles infelizmente não surtiram muito efeito, e Thanos conseguiu atingir sua meta de “restabelecer o equilíbrio do universo” apagando metade de todas as criaturas vivas no processo. Tudo foi corrigido em Vingadores: Ultimato, mas é justo dizer que a humanidade aprendeu uma lição importante; eles precisavam mais do que de super-heróis.

PUBLICAÇÃO RELACIONADO: CRÍTICA – Vingadores: Guerra Infinita (2018, Joe & Anthony Russo)

Onde entra a S.W.O.R.D.? As cenas pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa revelaram que Nick Fury estava alocado em uma estação espacial, e fotos dos bastidores de WandaVision do Disney+ confirmaram que Teyonah Parris será a versão adulta de Monica Rambeau e que ela trabalha para a S.W.O.R.D., as imagens podem ser vistas abaixo:

Oficialmente, eles são “Sentient World Observation and Response Deparment,” ou em tradução livre “Departamento de Observação Mundial Senciente e Resposta“, e sua intenção parece ser proteger o planeta Terra de ameaças extraterrenas.

A S.W.O.R.D. cuida de diversas raças que podem facilmente destruir a Terra, e eles tendem a não se preocupar com a moralidade da coisa. E como um de seus agentes apontam, eles fazem os agentes da S.H.I.E.L.D. parecerem escoteiros.



Wakanda sem dúvida apoiaria a criação da S.W.O.R.D.

Wakanda tem tradicionalmente se isolado, mas no fim de Pantera Negra, o Rei T’Challa mudou isso, revelando seus segredos e tecnologias avançadas para o mundo. Okoye imaginou que essa abertura poderia tornar Wakanda uma cidade olímpica no futuro (ou talvez até mesmo um Starbucks); ao invés disso, o recluso país africano se encontrou como uma das únicas linhas de frente de uma invasão alienígena. Em Vingadores: Guerra Infinita, Shuri tenta extrair a Joia da Mente da testa do Visão, para que ela pudesse ser destruída de forma segura, mas Thanos e a Ordem Negra perseguiram os Vingadores até Wakanda, e eles não tiveram muita dificuldade em avançar sobre as defesas wakandana. Até M’Baku reconheceu que essa experiência mudaria Wakanda para sempre.

Marcados após a batalha contra o exército de Thanos, Wakanda poderia facilmente ser uma das maiores apoiadoras da criação da S.W.O.R.D. – eles inclusive poderiam ser um dos maiores fornecedores de tecnologia para auxiliar os negócios da S.W.O.R.D..

Nos quadrinhos, Vibranium é um material muito importante para viagem espacial; suas propriedades de absorção energética permitem que naves possam viajar a incríveis velocidades e até mesmo absorver radiação cósmica. Impérios Intergaláticos cobiçam as minas de Vibranium, e o acesso ao metal poderiam tornar a S.W.O.R.D. uma arma importante na diplomacia galática.



Porque o Pantera Negra pode liderar a S.W.O.R.D.

Pantera Negra

Isso naturalmente levanta a questão de quão intensamente Wakanda se envolveria na iniciativa S.W.O.R.D..

Se a S.W.O.R.D. se provar um sucesso, é provável que eles precisem de acesso ilimitado às reservas de Vibranium de Wakanda, e é improvável que T’Challa dê tal poder a qualquer pessoa. Além disso, é provável que eles necessitem do apoio e dos conhecimentos dos cientistas wakandanos, que estão anos luz a frente do resto do mundo no que tange o potencial do Vibranium.

Não seria uma surpresa ver que um Grupo de Pesquisa Wakandano esteja dentro da S.W.O.R.D., e seja liderado por Shuri.

Mas será que o Pantera Negra seria realmente o comandante da S.W.O.R.D.? A cena pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de Casa pareceu implicar que Nick Fury está envolvido, mas parece que ele se sente mais feliz atuando como agente de campo, do que sentando atrás de uma cadeira ao longo dos anos, então ele não necessariamente está no comando.

Outra teoria popular, é que a Capitã Marvel estaria liderando a versão da S.W.O.R.D. presente no UCM, baseado no arco do quadrinho, ela foi mostrada liderando a sucessora da S.W.O.R.D.. Mas Carol Danvers não parece gostar de trabalhar em equipe, e ela não parece ter tantas conexões políticas na Terra para tal papel.

O Pantera Negra seria um líder surpreendentemente razoável para a organização; um agente de campo competente que está acostumado a uma posição de comando, uma figura política que pode cultivar relações com figuras chave, e um wakandano com um conhecimento razoável do potencial do Vibranium – se eles estiverem tão dispostos a trabalhar com o mundo exterior.

Isso daria a Ryan Coogler a liberdade de se inspirar ainda mais da atual run de Ta-Nehisi Coates nos quadrinhos, que tornou Wakanda em um império intergalático.

Wakanda traçou o caminho que o meteorito de Vibranium tomou ao chegar a Terra, e enviou exploradores ao distante Sistema Vega a fim de conseguir mais ainda; eles encontraram uma anomalia temporal e foram transportados para o passado, onde estabeleceram o Império Intergalático de Wakanda.

Coogler provavelmente não vai querer adaptar esse arco nas telonas; já que alguns dos temas relacionados a história não se encaixam com a atual versão do Pantera Negra no Universo Cinematográfico Marvel. Além disso, a continuação poderia facilmente usar a tecnologia avançada imaginada por Coates como parte dessa história, e mais certamente, absorver os lindos traços de Daniel Acuña no design da S.W.O.R.D..

Enquanto isso, a narrativa abrangente de Pantera Negra – e a ideia de que Wakanda está dando seus primeiros passos vacilantes em um mundo mais amplo – seria algo mais extenso, com Pantera Negra 2 contando a história da conexão de Wakanda com um universo inteiro.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários