A Vizinha da Mulher na Janela: 5 filmes que inspiraram a série da Netflix

    Com um humor ácido, a produção original da gigante do streamingA Vizinha da Mulher na Janela (The Woman in the House Across the Street from the Girl in the Window) é uma sátira dos inúmeros filmes hollywoodianos com a temática “protagonista olhando pela janela presencia um assassinato”.

    O elenco conta com Kristen Bell, Michael Ealy, Mary Holland, Shelley Henning, Cameron Britton, Christina Anthony e Benjamin Levy Aguilar.

    A série chegou ao catálogo nesta sexta-feira (28).

    Assista ao trailer legendado:

    Veja abaixo os 5 filmes que inspiraram a produção:

    JANELA INDISCRETA (1954)

    Todas as produções deste gênero só foram possíveis graças ao mestre do suspense, Alfred Hitchcock, diretor de Janela Indiscreta. O clássico é considerado um dos melhores thrillers de todos os tempos, servindo de referência para inúmeros longas-metragens desde então.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Alfred Hitchcock: Conheça o diretor e seus 10 melhores filmes

    SINOPSE

    Em Greenwich Village, Nova Iorque, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

    OS OUTROS (2001)

    Durante uma cena do primeiro episódio de A Vizinha da Mulher na Janela, Anna (Kristen Bell) é lembrada de que sua filha está morta, em um take onde a menina está brincando no chão do quarto. Propositalmente ou não, o momento é filmado exatamente como em Os Outros, quando a personagem de Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos) pensa ver sua filha brincando no chão, mas na verdade é um fantasma.

    SINOPSE

    Durante a Segunda Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.

    PARANÓIA (2007)

    Shia LaBeouf (Transformers) diz que falou com as pessoas em prisão domiciliar e se trancou em um quarto com a tornozeleira para sentir o que o confinamento de prisão domiciliar; o ator comentou em uma entrevista:

    Eu não vou dizer que é mais difícil do que a prisão, mas é difícil. Prisão domiciliar é difícil porque tudo está disponível e a tentação é uma merda. Essa é a tortura.”

    SINOPSE

    Kale (Shia LaBeouf) está sob prisão domiciliar por 3 meses, sendo que caso dê um passo além do perímetro de 30 metros irá para uma prisão de verdade. Desta forma ele vive em sua casa, jogando videogame, navegando pela internet, vendo TV e espionando as pessoas pela janela do seu quarto. Um dos seus alvos é Ashley (Sarah Roemer), sua linda vizinha que logo torna-se sua amiga e, para sua surpresa, também se interessa em espionar a vida alheia. Até que um dia eles passam a desconfiar que um dos vizinhos é na verdade um assassino.

    A GAROTA DO TREM (2016)

    Mais um filme que entra para o grupo das mulheres viciadas em bebida que presenciaram um assassinato pela janela, A Garota no Trem é baseado no livro de mesmo nome. Contando com atuações de Emily Blunt (Um Lugar Silencioso) e Rebecca Ferguson (Duna), o longa também acabou sendo destruído pela crítica especializada.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Emily Blunt: Conheça a atriz e seus 10 melhores filmes

    SINOPSE

    Rachel (Emily Blunt), uma alcoólatra desempregada e deprimida, sofre pelo seu divórcio recente. Todas as manhãs ela viaja de trem de Ashbury a Londres, fantasiando sobre a vida de um jovem casal que vigia pela janela. Certo dia ela testemunha uma cena chocante e mais tarde descobre que a mulher está desaparecida. Inquieta, Rachel recorre a polícia e se vê completamente envolvida no mistério.

    A MULHER NA JANELA (2021)

    Lançado em maio do ano passado pela Netflix, o longa-metragem A Mulher na Janela é a maior influência da série. O filme apostou em nomes conhecidos de Hollywood, como Amy Adams (a Lois Lane do Universo Estendido DC), Anthony Mackie (o Falcão do Universo Cinematográfico Marvel) e Wyatt Russell (o Agente Americano de Falcão e o Soldado Invernal), mas ainda assim não agradou a crítica especializada.

    A protagonista vivida por Amy Adams é a fonte de inspiração para a personagem de Kristen Bell, compartilhando, além do mesmo nome, o vício em bebidas e até fobias.

    SINOPSE

    Anna Fox (Amy Adams) é uma alcoólatra reclusa que passa os dias em seu apartamento em Nova Iorque, assistindo a filmes antigos e observando seus vizinhos. Quando a família Russell se muda para o prédio da frente, ela passa a espionar o que seria a família perfeita, até testemunhar uma cena chocante que muda sua vida.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Love, Death and Robots (3ª temporada, 2022, Netflix)

    Criaturas aterrorizantes, surpresas bizarras e humor ácido. Finalmente a terceira temporada de Love, Death and Robots está entre nós!

    Noites Sombrias #67 | Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira 13 (1993, Adam Marcus)

    Jason Vai Para o Inferno é o sexto filme da franquia de um dos ícones da cultura pop e que trouxe um misto de sentimentos na crítica.

    Top Gun: Maverick | Quem é o elenco do novo filme?

    Mais de 30 se passaram do clássico Top Gun, agora Tom Cruise está de volta em Top Gun: Maverick! Conheça o elenco.

    CRÍTICA – Night Sky (1ª temporada, 2022, Prime Video)

    Night Sky é a nova série do Prime Video que traz em seu elenco principal os atores J.K. Simmons e Sissy Spacek. Confira nosso review!