Os dragões mais poderosos da cultura pop

    Uma constante nas histórias de fantasia ao longo do tempo é que os heróis mais fortes devem enfrentar os dragões mais fortes; e essas criaturas incríveis já lutaram contra os nobres cavaleiros na tradição medieval e até contra os poderosos samurais nos contos folclóricos japoneses. 

    Eles estão entre os inimigos – ou amigos – mais temíveis e inteligentes que a humanidade já sonhou. 

    Os fãs dessas feras sabem onde podem encontrar os melhores dragões do cinema e da televisão. Mas uma coisa é sentar ao redor de uma fogueira e ouvir sobre dragões e outra completamente diferente é ver um dragão vindo em direção à tela com suas devastadoras baforadas de fogo. 

    Como podemos ver na mais recente adaptação dessas criaturas, A Casa do Dragão (House of the Dragon) já nos apresentou Caraxes, Syrax e Fumaresia; e graças aos avanços tecnológicos, estes seres deixaram de ser apenas lendas e pinturas rupestres e toraram-se criaturas cada vez mais realistas.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | A Casa do Dragão: Conheça os dragões Targaryen

    Mas qual desses poderosos dragões da cultura pop é o mais forte?

    DRAGONSTORM

    Acontece que o Rei Arthur não estava sozinho em sua luta contra os saxões. Para ajudar Arthur a vencer o conflito, um grupo de Transformers escondidos na Terra se uniram na poderosa forma de Dragonstorm e foi lutar pela Grã-Bretanha na Europa medieval.

    Por mais que a franquia da Hasbro, levada ao cinema por Michael Bay tenha sido cada vez mais megalomaníaca e desagradado os fãs, essa é basicamente a coisa mais legal que já aconteceu. Cavaleiros medievais nunca tiveram chance contra um dragão normal, muito menos um enorme dragão Transformer de três cabeças.

    Devido à sua construção de metal (e ao fato de ser um Transformer), dragões normais de outras franquias simplesmente não têm muita chance contra Dragonstorm.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #112 | Transformers (2007, Michael Bay)

    HAKU

    Em A Viagem de Chihiro, o dragão Haku serve como guia para Chihiro. Ele garante que a jovem permaneça viva no mundo espiritual e a instrui a não cometer os mesmos erros que ele cometeu. Embora Haku apareça como um menino às vezes, ele é na verdade o espírito de um rio, como Chihiro eventualmente revela a ele, restaurando suas memórias.

    Haku é bem diferente da maioria dos dragões em outros filmes. Isso se deve principalmente ao fato de que ele não é tecnicamente um dragão, mas sim um espírito com a capacidade de se manifestar como um dragão. Suas habilidades espirituais lhe dão uma vantagem sobre outros dragões.

    Ele é incrivelmente sábio e conhecedor quando se trata de qualquer coisa relacionada ao mundo espiritual; Haku tem a capacidade de lançar feitiços e manipular o mundo ao seu redor de pequenas maneiras.

    SMAUG

    Saído da mente criativa de J.R.R. Tolkien direto para as páginas de O Hobbit; dizia-se que Smaug era o último grande dragão da Terra-Média. Ele era famoso por roubar o tesouro dos Anões e se esconder dentro da Montanha Solitária para admirar suas riquezas. Ele permaneceu entre sua riqueza por mais de 150 anos até ser interrompido por Thorin e companhia, que buscavam recuperar a riqueza e o lar dos Anões.

    Como retribuição por esta incursão em sua casa, Smaug bombardeou e dizimou a maior parte da vila próxima conhecida como Cidade do Lago. Ele acabou sendo derrubado por uma flecha incrível lançada por Bard, o Arqueiro, mas não antes que a maior parte da cidade fosse arrasada.

    Os poderes de Smaug eram típicos de um dragão. Ele era maciço, poderoso e forte o suficiente para romper a pedra. O fogo que ele respirava era mais forte quando comparado aos dragões em outras franquias, já que ele podia chover fogo em uma cidade a centenas de metros de altura. Suas escamas tornavam a maioria dos golpes completamente ineficazes contra ele, exceto por um ponto fraco em sua barriga.

    Como todos os dragões da Terra-Média, ele também era incrivelmente inteligente, o que lhe dava um passo à frente de outras feras voadoras.

    BORCH TRÊS GRALHAS

    Criado por Andrzej Sapkowski e pertencente ao mundo de The Witcher, o dragão dourado Villentretenmerth foi um dos dois dragões dourados conhecidos em toda a história do Continente. Como ele amava viver entre outras criaturas, e era um polimorfista altamente treinado, foi capaz de assumir muitas formas e viajar por todos os cantos.

    Uma das suas formas mais conhecidas é Borch Três Gralhas.

    Ele possui duas qualidades-chave que o separam dos dragões em outras mídias; Por um lado, ele é um metamorfo capaz de assumir várias formas diferentes. Além disso, Borch é altamente inteligente e mostrou ser um estrategista inteligente que manipula eventos para garantir que Geralt de Rívia pudesse proteger um grupo de dragões de seus pretensos caçadores.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Villentretenmerth, o dragão dourado

    SHENLONG

    Na franquia Dragon Ball, se você reunir as sete Esferas do Dragão você poderá convocar o mítico Shenlong e realizar o seu mais sonhado desejo através de um único e mágico pedido. Shenlong é uma criatura tão importante, seja nas telonas ou nas telinhas, que nem precisa aparecer para reafirmar sua relevância.

    Apesar de Shen Long não ser o mais poderoso dos dragões da franquia criada por Akira Toriyama, é certamente um dos principais personagens; mesmo que oculto nas esferas.

    Shenlong pode realizar qualquer desejo desde que ele não exceda o poder do criador das esferas, que também deve estar vivo (Kami-Sama ou Dende). Ele é incapaz de reviver aqueles que morreram de velhice (mas ele pode restaurar a juventude), doença ou qualquer tipo de morte natural. No começo de Dragon Ball Z, é revelado que Shenlong não pode realizar o mesmo desejo mais de uma vez (reviver aqueles que já foram mortos antes, etc) e ele não pode realizar um desejo de derrotar ou matar um ser vivo que ultrapassa o poder do criador das esferas.

    Apesar de inteligente como Smaug ou Borch Três Gralhas, Shenlong é mais parecido com Haku, que com os demais desta lista.

    FALKOR

    Falkor é um velho e sábio dragão da sorte. No filme A História Sem Fim (1984), ele é essencial para ajudar Atreyu (Noah Hathaway) e Bastian (Barret Oliver) a salvar Fantasia. Falkor é notável por sua constante atitude otimista e crença de que tudo dará certo no final.

    No que diz respeito ao poder, Falkor não é exatamente feroz, mas pode voar incrivelmente rápido e parece ter um poder de sorte semelhante ao da mutante Domino (Zazie Beetz) em Deadpool 2 (2018). Basicamente, como Falkor proclama, quando ele está por perto, coisas boas parecem segui-lo.

    Falkor também é incrivelmente inteligente. Embora ele possa não ser um dragão típico fera voadora cuspidor de fogo, ele pode se manter como um “general dragão”, especialmente se suas habilidades de sorte funcionarem em grande escala.

    BANGUELA

    Junto com o humano Soluço, o último dragão da espécie Fúria da Noite, Banguela, é a estrela da franquia Como Treinar o Seu Dragão. Esses dragões já foram considerados aterrorizantes e perigosos, e embora ele seja forte, Banguela é muito mais um cachorrinho crescido do que um caçador cruel.

    Enquanto Banguela não é tão inteligente quanto um dragão como Smaug, ele possui um intelecto muito maior do que o animal médio (ou mesmo outros dragões em sua franquia). Sua maior força é sua velocidade e agilidade, com sua velocidade máxima principalmente em queda livre. Banguela também possui a capacidade de entrar em um modo alfa, onde sua disposição amigável é completamente perdida. Neste modo, ele foi capaz de desafiar um enorme dragão alfa (literalmente centenas de vezes seu tamanho) e vencer a luta.

    Banguela se tornou o alfa de todos os dragões em seu universo, então é uma aposta decente que ele poderia se tornar o alfa de todos os dragões em todos os lugares.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #131 | Como Treinar o Seu Dragão (2010, Dreamworks)

    DRACO

    Originado no filme Coração de Dragão (1996), estrelado por Dennis Quaid, o dragão Draco era um espécime adulto e brilhante cujo sacrifício acabou com o tirânico Rei Einon (David Thewlis), cuja vida estava intrinsecamente ligada à dele. Draco era claramente forte, mas era sua inteligência que o diferencia dos outros dragões do cinema.

    Ele tinha algumas habilidades únicas. Por um lado, Draco tinha uma habilidade de camuflagem que lhe permitia se misturar com o ambiente, por outro lado, sua força e inteligência combinadas permitiram que ele sobrevivesse como o último dragão vivo. Além de falar a língua dos homens, o dragão também era conhecedor de magia.

    DROGON

    Originado das páginas das Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R.R. Martin, Drogon é um dos três dragões nascidos de um dos três ovos dados a Daenerys Targaryen como presente de casamento. Após seu nascimento, eles se tornaram os únicos dragões conhecidos existentes. Mais tarde, após a morte de seus irmãos, Drogon se tornou o único dragão vivo remanescente.

    Se apenas um deles pudesse sobreviver, porém, ele era a escolha óbvia, visto que ele era maior e mais forte que seus irmãos. Com sua mãe, Daenerys, Drogon venceu muitas batalhas em sua jornada para Westeros. Durante a batalha de Porto Real, Drogon foi a chave para sua vitória. Ele eliminou uma frota de navios, o portão da cidade e, finalmente, o Trono de Ferro – tudo por conta própria.

    Como a maioria dos dragões, ele é enorme e incrivelmente forte, mas suas habilidades de cuspir fogo são onde ele brilha. Seu fogo não apenas incendeia objetos; isso os dizima completamente. Parece agir como uma explosão concussiva – semelhante ao feixe óptico de Ciclope, dos X-Men – e pode quebrar pedras.

    Ele pode não possuir a inteligência humana de alguns dos dragões em outras mídias, mas ele era poderoso o suficiente para mudar a maré de qualquer grande batalha.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | 10 grandes batalhas do cinema

    RABO-CÓRNEO HÚNGARO

    Entre todas as raças de dragões do mundo de Harry Potter, o rabo-córneo húngaro é considerado o mais perigoso. Honestamente, parece um pouco absurdo que jovens estudantes bruxos tenham que lutar contra ele durante o Torneio Tribruxo, mas é exatamente isso que Harry tem que fazer.

    O rabo-córneo húngaro é animalesco e ágil. Embora seu fogo não pareça ser tão poderoso quanto alguns dragões em outras mídias, compensa com sua agressividade e capacidade de briga. Este dragão se sairia muito bem em um confronto garra a garra, mas os outros dragões desta lista certamente menosprezariam suas fracas chamas.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Séries e filmes coreanos para assistir na Netflix nos próximos meses

    A Netflix terá lançamentos para todos os gostos nos próximos meses: a maior e melhor variedade de conteúdo coreano disponível!

    Filmes subestimados que valem a pena assistir

    Infelizmente, alguns filmes acabam não recebendo a atenção e o reconhecimento que merecem e esses filmes acabam sendo subestimados.

    As melhores séries de médicos que você precisa assistir

    Desde que a TV se tornou popular, as séries de médicos sempre foram classificadas entre os tipos de programas favoritos dos espectadores.

    The Acolyte: Conheça Tràkata, o estilo de luta usado por Qimir, o Estranho

    Tràkata é um estilo de luta muito particular. Chamado por muitos de injusto e indignos, foi o estilo de luta utilizar por Qimir, o Estranho.