Início SÉRIE Artigo Séries baseadas em quadrinhos: 20 delas para você acompanhar!

Séries baseadas em quadrinhos: 20 delas para você acompanhar!

1753
2
séries de super-heróis para acompanhar

Série para todos os públicos: as produções baseadas em quadrinhos crescem a cada dia.

Com a criação do seu próprio serviço de streaming – o DC Universe -, a DC promete cada vez mais produções originais para a sua gama imensa de personagens. Já a Marvel possui sua parceria com a NetflixHulu, além do vindouro streaming da Disney pode garantir outros conteúdos originais na plataforma da gigante do entretenimento.

Independente dos projetos futuros, já existem inúmeras séries baseadas em quadrinhos que fazem o delírio dos fãs de ambos os estúdios. Nós compilamos 20 séries para você assistir, se divertir, e entrar no clima dos futuros lançamentos da TV e do streaming!

20KRYPTON

Seg-El (Cameron Cuffe), o avô de Superman na série Krypton, do canal Syfy.

Krypton é a série do Syfy que remonta às origens de Superman e seu planeta/civilização. Já renovada para a sua segunda temporada, a série criada por David S. Goyer e Damian Kindler conta a história de Krypton 200 anos antes do nascimento de Kal-El (Superman).

A produção é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo rico criado nas HQs e que nunca teve tanto espaço nos filmes do super-herói, criando inúmeras possibilidades de narrativa e aproveitamento em tela.

19AGENTS OF S.H.I.E.L.D

Phil Coulson (Clark Gregg) e sua equipe na 1ª temporada.

Agents of S.H.I.E.L.D. – ou em português Agentes da S.H.I.E.L.D. -, é uma das séries do universo Marvel de maior sucesso. A produção ruma para a sua sexta temporada e é muito amada pelos seus fãs, sendo um dos projetos de TV da Marvel que mais parece pertencer ao Universo Cinematográfico Marvel.

Criada por Joss Whedon (Os Vingadores, Vingadores: Era de Ultron) para a emissora ABC, Agentes da S.H.I.E.L.D. conta a história de Phil Coulson e sua equipe, destinada a cuidar de casos investigativos, de espionagem, proteger a terra e manter a “paz” – e a lei – no planeta. Na primeira temporada, a equipe investiga o Projeto Centopeia e seu líder “O Clarividente”. Nos quadrinhos, a equipe criada por Stan Lee e Jack Kirby apareceu pela primeira vez em  Strange Tales #135.

Leia também:

Agents of SHIELD: Revelada identidade do novo diretor da organização

18RUNAWAYS

A produção de Os Fugitivos (título em português) foi encomendada pelo serviço de streaming Hulu e criada por Josh Schwartz e Stephanie Savage. Inspirada na série de HQs de mesmo nome criada por Brian K. Vaughan, a série conta a história de um grupo de adolescentes que descobrem que seus pais fazem parte de uma estranha organização chamada Orgulho (ou Pride).  

Renovada para a sua segunda temporada, Runaways mostra o desenvolvimento dos poderes desses adolescentes em contraponto a sua sobrevivência. Considerada fiel ao material original, a série da parceria Marvel/Hulu coleciona boa  boa repercussão da crítica especializada e promete mais um ano de ótimos episódios.

17DC’S LEGENDS OF TOMORROW

A série DC’s Legends of Tomorrow é um spin-off das séries Arrow e Flash, e todas são da emissora americana The CW e baseadas em personagens da DC Comics. Renovada para a sua quarta temporada, Legends of Tomorrow conta a história de um grupo de heróis e vilões montado por Rip Hunter (Arthur Darvill) para impedir uma ameaça que pode exterminar a terra no futuro (o vilão Savage).

Com a possibilidade de explorar inúmeras narrativas e personagens, o spin-off teve como mais recente inclusão ao time de heróis o personagem John Constantine, que teve uma série solo há pouco tempo transmitida pela NBC. Infelizmente cancelada, a produção não fez jus ao legado de Constantine e o personagem ganhou uma segunda chance em DC’s Legends of Tomorrow – mantendo o mesmo ator da série da NBC (o talentosíssimo Matt Ryan), que inclusive dubla sua versão animada em Constantine: City of Demons – The Movie.

Leia também:

Constantine: City of Demons | Veja o novo trailer do filme animado

Confira abaixo o trailer legendado da 4ª temporada de DC’s Legends of Tomorrow:

16PUNHO DE FERRO

Finn Jones como Danny Rand/Punho de Ferro.

A série é mais uma parceria da Netflix e Marvel e Punho de Ferro já está renovada para a segunda temporada – com estreia prevista para o dia 7 de setembro deste ano.

Em Punho de Ferro somos apresentados a história de Danny Rand (Finn Jones), herdeiro bilionário da família Rand que foi dado como morto após a queda do avião onde ele estava com seu pai e mãe. Danny retorna a Nova York, após 15 anos desaparecido, buscando recuperar o controle da empresa de sua família que hoje sofre grande influência da organização Tentáculo – vilão em comum no universo compartilhado das séries da Netflix. Recentemente ficamos sabemos que quase tivemos o personagem Cavaleiro da Lua na 2ª temporada.

A série adapta as histórias do personagem criado por Roy Thomas e Gil Kane e que apareceu pela primeira vez em um quadrinho da editora na Marvel Premiere #15 em 1974.

15GOTHAM

Baseada no universo de Batman, Gotham estreou em setembro de 2014 pela Fox e já está renovada para sua quinta temporada. Apresentando diversos personagens da DC Comics, o seriado conta a história de uma das cidades mais famosas dos quadrinhos antes do surgimento do tão famoso morcego. Aqui, Bruce Wayne (David Mazouz) ainda é uma criança e a figura que representa a ordem e justiça da cidade é o Detetive James Gordon (Ben Mckenzie).

Criada por Bruno Heller, a produção consegue extrair o melhor dos personagens existentes no universo consagrado do Homem Morcego, contando a origem de vilões – e mocinhos – incluindo Mulher-Gato, Coringa, Charada, Pinguim, Hera Venenosa e tantos outros.

14PREACHER

Jessie Custer (Dominic Cooper), no centro, junto com o elenco principal.

 

Série da AMC recebida com grande fervor pelos fãs, Preacher adapta a história dos quadrinhos homônimos criados por Garth Ennis e Steve Dillon pelo selo Vertigo da DC Comics.

Preacher apresenta ao público a história de Jessie Custer (Dominic Cooper), um ex-pastor que é possuído por uma entidade chamada Gênesis. Essa entidade garante a Jessie o poder de fazer com que as pessoas obedeçam a tudo o que ele mandar. O seriado está atualmente em sua terceira temporada e você pode conferir a nossa crítica da primeira e da segunda temporada.

13LÚCIFER

Tom Ellis como “o capiroto” a.k.a. Lúcifer Shinestar.

Esta é mais uma série baseada nas obras do selo adulto da DC Comics, Vertigo. A produção, encomendada pelo canal Fox, foi recentemente cancelada. Entretanto,  Lúcifer recebeu uma segunda chance pelos braços da Netflix após clamor dos fãs.

O personagem é conhecido pelo quadrinho de grande sucesso Sandman criado por Neil Gaiman, mas sua primeira aparição oficial como parte do universo DC aconteceu em Superman’s Pal Jimmy Olsen #65. Nos anos 2000, Lúcifer ganhou sua própria série de quadrinhos homônima – que durou até 2006.

No seriado criado por Tom Kapinos, Lúcifer está entediado e resolve abdicar do trono de rei do inferno, tirando férias em Los Angeles. Ele passa a colaborar com a polícia de L.A. ajudando a resolver casos… diferentes.

12LUKE CAGE

Mais uma das parceiras entre Marvel e Netflix, Luke Cage já possui duas temporadas disponíveis pelo serviço de streaming. Introduzido nas HQs pela primeira vez na Luke Cage, Hero for Hire #1, o personagem foi criado Roy Thomas, Archie Goodwin e John Romita e foi o primeiro super-herói negro a ter a sua própria história em quadrinho na editora.

O seriado da Netflix baseia-se nas aventuras do super-herói indestrutível e sua proteção ao Harlem, bairro onde sempre viveu. A primeira temporada foca na origem de Carl Lucas (Mike Colter) e deixa ganchos para sua inserção em Os Defensores. Já a segunda, amplia a possibilidade de histórias do herói em parceria com Punho de Ferro.

11THE FLASH

Mais uma série considerada parte do Arrowverse, The Flash estreou na The CW em 2014 e ruma para sua quinta temporada. Baseada no personagem dos quadrinhos criado por Gardner Fox e Harry Lampert – e que teve sua estreia na HQ Flash Comics #1, da DC Comics, em 1940 -, o seriado conta a história de Barry Allen (Grant Gustin) um cientista brilhante que trabalha no Departamento de Polícia de Central City. Barry testemunhou, quando jovem, o assassinato de sua mãe, acontecimento que incriminou seu pai – injustamente. 14 anos após o ocorrido, uma explosão na cidade traz consequências inimagináveis, proporcionando a Barry poderes inumanos.

The Flash, assim como todas as séries da CW que adaptam histórias da DC Comics, é extremamente bem sucedida em audiência e segue como um dos melhores produtos comerciais da emissora. Em 2016, o Arrowverse arrecadou cerca de 1 bilhão de dólares com as produções. E esse universo irá se expandir com a chegada da Batwoman, vivida por Ruby Rose.

10MANTO E ADAGA

Aposta do canal Freeform, a série Manto & Adaga adapta para as telinhas o quadrinho de mesmo nome criado por Bill Mantlo e Ed Hannigan para a Marvel Comics. Baseada nas publicações, a série conta a história de Tandy Bowen/Adaga (Olivia Holt) e Tyrone Johnson/Manto (Aubrey Joseph) dois adolescentes que adquirem super-poderes e se unem como uma dupla.

Ao contrário da história em quadrinho, na série Tandy e Tyrone conseguem seus poderes após serem atingidos por um raio – nas publicações, ambos fazem parte de um experimento científico e, assim, passam a ter super-poderes.

9O JUSTICEIRO

Talvez uma das séries mais aguardadas da parceria Netflix e Marvel, O Justiceiro estreou em 2017 e deixou todos nós aos pés do anti-herói – e com a atuação de Jon Bernthal – garantindo sua renovação para uma segunda temporada (ainda sem data prevista). Criado por Gerry Conway, Ross Andru, John Romita e um dedinho do Stan Lee, com objetivo de ser um vilão, o Justiceiro apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #129. Com ótima aceitação de público, o personagem passou a ser um anti-herói e ganhar sua própria publicação.

Baseada nas HQs, a série da Netflix apresenta em sua primeira temporada a origem de Frank Castle e como ele se torna o Justiceiro. Antes de ganhar sua própria produção, o personagem apareceu na segunda temporada de Demolidor, sem grandes explicações sobre seu passado, mas com forte influência na trama principal.

Leia também:

CRÍTICA – O Justiceiro (1ª Temporada, 2017, Netflix)

8ARROW

Sem dúvidas uma das séries da The CW de maior sucesso, Arrow ruma para a sua sétima temporada. Lançado em 2012, o seriado conta a história de origem do herói Arqueiro Verde alter-ego de Oliver Jonas Queen (interpretado por Stephen Amell). Personagem da DC Comics, o Arqueiro Verde foi criado por Mort Weisinger e George Papp e apareceu pela primeira vez no quadrinho More Fun Comics #73 de 1941.

Com 6 anos de seriado, Arrow apresentou inúmeros outros personagens ao longo de suas seis temporadas e abriu portas para outras produções da The CW em parceria com a DC Comics, formando o Arrowverse

7BLACK LIGHTNING

Um dos melhores projetos da CW, Black Lightning ou Raio Negro é baseado nas histórias em quadrinhos homônimas da DC Comics. Um dos primeiros heróis negros da editora, Raio Negro foi criado por Tony Isabella e Trevor Von Eeden (creditado após uma longa batalha judicial entre a editora e Tony), e teve sua primeira aparição em Black Lightning #1 de 1977.

Com idas e vindas do personagem em quadrinhos próprios e como coadjuvante em outros, Raio Negro chegou a fazer parte da Liga da Justiça, o maior grupo de super-heróis dos quadrinhos.

Na adaptação da CW, Jefferson Pierce (Cress Williams) está aposentado da sua vida como o vigilante há 9 anos. Com o surgimento de uma ameaça à sua comunidade, Jeff se vê forçado a retomar o manto de Raio Negro. A série já está renovada para a segunda temporada e promete fazer parte do Arrowverse em breve!

6OS DEFENSORES

Quem não ama ver vários heróis lutando juntinhos? Os Defensores é o sexto seriado da parceria entre Netflix e Marvel e une Jessica Jones, Luke Cage, Demolidor e Punho de Ferro em uma produção só!

Sem previsão – ou pretensão – de uma segunda temporada, a série limitada une os heróis contra um mal em comum. Nos quadrinhos, os Defensores possuem outra formação e foram fundados por Doutor Estranho, Hulk, Namor e o Surfista Prateado.

5THE GIFTED

The Gifted é mais uma produção da Fox que adapta personagens dos X-Men. Criado por Matt Nix, o seriado existe no mesmo universo dos filmes dos X- Men e de Legion.

Já renovada para a sua segunda temporada, The Gifted conta a história de uma família que foge do Governo quando descobre que seus filhos possuem habilidades mutantes. A família acaba se unindo a outras pessoas que possuem dons para poderem sobreviver.

4JESSICA JONES

Forte, independente e cheia de personalidade, Jessica Jones (Krysten Ritter) deu as caras na Netflix em 2015 e já está renovada para a sua terceira temporada – você pode ler nossa crítica da segunda temporada aqui.

O seriado é baseado na personagem do quadrinho Alias, lançado em 2001, criado por Brian Michael Bendis e Michael Gaydos. Nas páginas de Alias, Jessica Jones é uma heroína aposentada que abre um escritório de investigações e que cuida de muitos casos que envolvem outros super-heróis. Nos quadrinhos, ao contrário da série criada por Melissa Rosenberg, Jessica é casada com o herói Luke Cage.  

3SUPERGIRL

Série criada originalmente para o canal CBS, mas posteriormente adquirida pela The CW, Supergirl é mais uma das séries baseadas em personagens da DC Comics que faz parte do Arrowverse.

Criado por Greg Berlanti, Andrew Kreisberg e Ali Adler, o seriado apresenta a história de  Kara Zor-El/Kara Danvers (Melissa Benoist), prima de Kal-El/Superman/Clark Kent. Mais poderosa do que o próprio Superman, Supergirl teve sua primeira aparição no quadrinho Action Comics #252 de 1959.

A produção do canal The CW ruma para a sua quarta temporada sendo bem sucedida em audiência. Graças a sua popularidade, novos boatos sugerem que a Warner está trabalhando em um filme da super-heroína.

2DEMOLIDOR

Charlie Cox é o advogado cego Matt Murdock, e nas horas vagas é o Demolidor.

A mais bem avaliada série da parceria Netflix e Marvel, Demolidor adapta as histórias dos quadrinhos homônimos da editora. O personagem foi criado por Stan Lee e Bill Everett, com colaboração de Jack Kirby, e fez sua estreia em Daredevil #1 de 1964.

Na série do serviço de streaming criada por Drew Goddard, conhecemos a origem do herói de Hell’s Kitchen e seus principais vilões. Tendo uma segunda temporada dividida com Elektra e Justiceiro, e um grande gancho ao término da série d’Os Defensores, Demolidor caminha para seu tão aguardado terceiro ano com alta expectativa dos fãs, principalmente com a chegada do vilão Mercenário.

1LEGION

Considerada uma das melhores séries de super-heróis da atualidade, Legion caminha para a sua terceira temporada, com estreia prevista para 2019. Produção original do canal FX, o seriado foi criado por Noah Hawley (a mente por trás de Fargo e Bones), e adapta a história do personagem David Haller/Legião (Dan Stevens), personagem da Marvel Comics.  Assim como The Gifted, Legion existe no mesmo universo das produções de X-men, usando inúmeras referências das histórias em quadrinhos e já está renovada para sua terceira temporada!

Ao contrário das séries comuns de super-herói, Legion possui um formato completamente distinto e, por muitas vezes, insano. Com episódios guiados por David – que se enquadra no tipo de narrador não confiável -, a série mistura uma série de cenas de diversas linhas temporais e realidades alternativas, tornando fácil se enganar pelas verdades mostradas em tela.

Como trama principal, David Haller é diagnosticado com esquizofrenia durante a adolescência, passando de hospital em hospital ao longo dos anos. Em sua última internação, conhece Syd Barrett (Rachel Keller) e passa a duvidar do real motivo de suas “alucinações”. Interessante e extremamente imersiva, Legion consegue capturar a atenção do telespectador desde seu primeiro episódio.

David é um personagem pouco trabalhado em outras mídias além das HQs, sendo considerado um mutante extremamente poderoso. Filho do Professor Xavier e conhecido como Legião, possui inúmeras personalidades – e poderes em cada uma delas – e sua primeira aparição nos quadrinhos aconteceu em New Mutants #25 de 1985.

Bom, obviamente temos algumas outras séries baseadas em quadrinhos – principalmente já canceladas e outras que talvez nem mereçam sua atenção – “cof, cof” Inumanos – mas certamente as listadas aqui são as principais e mais queridas do público. E aí, qual as suas favoritas? Deixe seu comentário, inclusive se acredita que esquecemos de alguma. E lembre-se de compartilhar essa lista com seus amigos.

Caso queria ficar por dentro do status dessas e outras séries, dê uma olhada na publicação abaixo:

Fall Season: Quais séries foram renovadas ou canceladas?

Comentários