A Casa do Dragão: Conheça Aegon II Targaryen

    Aegon II Targaryen, também conhecido como Aegon, o Velho foi o sexto rei Targaryen a ocupar o Trono de Ferro, sucedendo seu pai, Viserys I Targaryen, como Senhor dos Sete Reinos. Sua ascensão foi contestada por sua meia-irmã mais velha, a Princesa Rhaenyra Targaryen, que havia sido a herdeira designada por seu pai.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Conheça a linha de sucessão Targaryen

    Conheça o Rei Viserys I Targaryen

    Conheça a Princesa Rhaenyra Targaryen

    RELACIONAMENTOS

    Aegon II foi casado com sua irmã mais nova, Helaena, e teve três filhos com ela, embora nenhum tenha atingido a idade adulta.

    FEITOS

    Quando tinha treze anos, o Príncipe Aegon II havia se tornado um cavaleiro de dragão, tendo se ligado com sucesso ao jovem Sunfyre, o Dourado. Após a morte de seus cônjuges, a Princesa Rhaenyra e seu tio, o Príncipe Daemon Targaryen, se casaram.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Conheça Sunfyre, o dourado

    Conheça o Príncipe Daemon Targaryen

    Em 120 d.C. (Depois da Conquista), Rhaenyra deu à luz um filho que ela chamou de Aegon, para grande ira da Rainha Alicent Hightower. Dois anos depois, de acordo com a antiga tradição da Casa Targaryen, o príncipe Aegon, o Velho, casou-se com sua irmã, a Princesa Helaena Targaryen, em Porto Real. Seus primeiros filhos, os gêmeos Príncipe Jaehaerys e Princesa Jaehaera, nasceram um ano depois, assim como dois bastardos, um menino que Aegon II gerou em uma menina cuja virgindade ele ganhou em um leilão na Rua da Seda e uma menina que ele gerou em uma das servas de sua mãe.

    PUBLICAÇÃO RELCIONADA | Conheça Alicent Hightower

    Em 127 d.C., Helaena deu à luz o filho mais novo de Aegon II, o Príncipe Maelor.

    No geral, ele não parecia um guerreiro. O Rei Aegon II Targaryen usava a coroa de ferro e rubi de Aegon I Targaryen e carregava a espada Blackfyre, a espada de aço valiriano passada de rei para rei Targaryen.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Blackfyre, a espada Targaryen

    A DANÇA DOS DRAGÕES

    As tensões na corte começaram a escalar quando os senhores começaram a ficar do lado de Alicent ou Rhaenyra, com muitos favorecendo as leis estabelecidas no Grande Conselho de 101 d.C., declarando que o Trono de Ferro não poderia ser passado para uma mulher. Os dois partidos logo ficaram conhecidos como os “Verdes ” e os “Negros”, o primeiro consistindo daqueles a favor de Aegon II herdando o Trono de Ferro, enquanto o último favorecia Rhaenyra.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Quem são os Verdes?

    Quem são os Negros?

    Após a morte do Rei Viserys I, que deixou ordens para que sua filha mais velha, a Princesa Rhaenyra, herdasse o Trono de Ferro, a Rainha Alicent colocou seu filho, Aegon II, o herdeiro masculino, a frente de Rhaenyra, causando a guerra civil que ficou conhecida como a Dança dos Dragões e durou dez anos.

    O corpo de Viserys I foi mantido em segredo por sete dias até que seus preparativos para a coroação de Aegon II estivessem completos. Inicialmente Aegon II se recusou a fazer parte dos planos de sua mãe para coroá-lo, insistindo que Rhaenyra Targaryen era a herdeira. No entanto, Sor Criston Cole, o Senhor Comandante da Guarda Real, convenceu-o de que se Rhaenyra assumisse o trono, Aegon II e seus irmãos seriam executados.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Conheça Sor Criston Cole

    Em segredo os preparativos foram feitos para a coroação no Fosso dos Dragões e no dia marcado, Sor Criston, o Fazedor de Reis, colocou a coroa de Aegon, o Conquistador, na cabeça do príncipe, proclamando-o Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens.

    No entanto, Sor Steffon Darklyn, da Guarda Real, fugiu para Pedra do Dragão com a coroa de Viserys I. Rhaenyra se recusou a ter sua coroa negada, contestando a ascensão de Aegon II.

    Então a notícia da morte do Rei Viserys I foi divulgada, junto com a coroação de Aegon II e assim explodiu a guerra.

    Durante a Dança dos Dragões, Aegon II utilizou um dragão dourado de três cabeças para seu brasão pessoal em vez do dragão vermelho de três cabeças Targaryen, homenageando seu dragão Sunfyre. Os partidários de Aegon usaram sua heráldica pessoal como bandeira de batalha.

    Ao longo da Dança dos Dragões, Sor Criston Cole e o exército real marcharam para o Norte e sitiaram Pouso de Gralhas, uma fortaleza dos Negros próxima de Pedra do Dragão. Quando o senhor da fortaleza os viu se aproximando, enviou um corvo para a Rainha Rhaenyra implorando por ajuda. Durante dias ele observou seus campos e vilarejos queimarem, sem nenhuma resposta de sua rainha.

    Rhaenyra acabaria por não enviar um exército, mas sim sua ex-sogra Rhaenys Velaryon. Ela batalharia com Aegon II e Aemond usando seu dragão, Meleys, a Rainha Vermelha. Sunfyre de Aegon acabaria sendo derrotado e gravemente ferido, com o rei caindo embaixo dele, quebrado e queimado, com ferimentos profundos que o deixariam debilitado pelo resto da guerra. Aemond, montado a dragoa Vhagar, foi capaz de derrotar Rhaenys e levar seu irmão de volta a Porto Real, onde precisaria de muito leite de papoula para aguentar a dor.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Conheça Rhaenys Velaryon

    Conheça Meleys, a Rainha Vermelha

    Conheça Vhagar

    Perto do fim da guerra civil, enquanto Rhaenyra sofria rebeliões em Porto Real, ela teve que fugir para Pedra do Dragão após a Tomada do Fosso dos Dragões, sem saber do golpe de Aegon II, ela foi capturada na chegada à Pedra do Dragão; julgada uma traidora, a líder dos Negros foi devorada por Sunfyre a mando de Aegon II, enquanto o também capturado filho sobrevivente de Rhaenyra, Príncipe Aegon, o Jovem, observava.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Entenda a Dança dos Dragões

    MORTE

    Aegon II era forte e bonito, mas após a batalha em Pouso de Gralhas, Aegon II Targaryen ficou queimado e quebrado, com feridas profundas e o rosto extremamente inchado devido ao uso excessivo de leite de papoula para aliviar suas dores. Sua aparência era moribunda e grotesca próximo de sua morte.

    Após a derrota dos Negros, o Rei Aegon II reinaria por mais meio antes de ser misteriosamente envenenado por seus próprios homens. Ele então foi sucedido pelo filho de Rhaenyra, Aegon III, que se casou com Jaehaera Targaryen, filha de Aegon II; dando um fim a Dança dos Dragões.

    LEIA TAMBÉM:

    House of the Dragon: Conheça os dragões Targaryen


    A Casa do Dragão (House of the Dragon), spin-off de Game of Thrones, chegou ao HBO Max no dia 21 de agosto e Aegon apresentado até o momento como bebê (os gêmeos Jake e Rory Heard), mas ainda veremos em algum momento da primeira temporada o jovem Aegon (Ty Tennant) e sua versão adulta, que será interpretado por Tom Glynn-Carney.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Elektra: 10 curiosidades sobre a personagem nos quadrinhos

    Desde a estreia nas HQs da Marvel, Elektra tem sido uma das personagens mais intrigantes e complexas do universo dos super-heróis.

    Tekken 8: Confira as principais novidades do novo lançamento da franquia

    Tekken 8. A franquia de luta da Bandai Namco está completando 30 anos e sua nova entrada apenas mostra que não poderia estar em melhor forma.

    Avatar: O Último Mestre do Ar | 17 curiosidades sobre a série sensação do momento na Netflix

    Após alguns dias após sua estreia, Avatar: O Último Mestre do Ar está na lista das Top 10 produções mais assistidas da Netflix em 92 países.

    Ícones do Big Brother Brasil: Celebrando os vencedores excepcionais

    Enquanto esperamos para saber quem será o novo vencedor do reality show, vamos relembrar os vencedores mais marcantes do Big Brother Brasil!