Início FILMES Artigo Noites Sombrias #25 | Veja as referências de Um Clássico Filme de...

Noites Sombrias #25 | Veja as referências de Um Clássico Filme de Terror

Um Clássico Filme de Terror (3)

Um Clássico Filme de Terror é um longa no mínimo controverso, pois tem uma estética muito próxima a diversas obras do gênero.

Apesar das críticas mistas, há alguma qualidade por conta de muitas referências artísticas e no Noites Sombrias de hoje, vamos citar as principais.

A lista abaixo contém spoilers do filme, ou seja, confira por sua conta em risco!

MIDSOMMAR: O MAL NÃO ESPERA A NOITE 

Um Clássico Filme de Terror (3)

Há uma cena esquisita que remete muito a Midsommar, pois a protagonista está amarrada com a família da seita de assassinos num almoço bizarro.

O momento em questão lembra quando Dani (Florence Pugh) está sentada com o grupo do vilarejo, cercada de flores e com as pessoas agindo de formas estranhas na mesa, assim como no longa da Netflix.

PÂNICO NA FLORESTA 

Um Clássico Filme de Terror (3)

Outro filme referenciado aqui é Pânico na Floresta, visto que, assim como no longa de terror dos irmãos assassinos, há um local no qual os agressores deixam os veículos numa espécie de desmanche.

O fato também de serem três assassinos de uma família é algo bem marcante como uma referência forte ao filme dos canibais da floresta, uma vez que eles são irmãos na história.

O SEGREDO DA CABANA 

A metalinguagem utilizada por Um Clássico Filme de Terror é algo muito próximo ao que foi feito em O Segredo da Cabana. As semelhanças com a questão de uma cabana no meio do nada, com uma mistura de humor ácido e o diretor escolhendo “assistir” à barbárie na Bloodflix são coisas que lembram, e muito, o filme de Drew Goddard e Joss Whedon.

UMA NOITE ALUCINANTE: A MORTE DO DEMÔNIO

Uma das principais homenagens de longas do gênero em Um Clássico Filme de Terror é a dos easter eggs de Uma Noite Alucinante, pois temos um cervo morto na sala e, além disso, o diretor Sam Raimi é citado em um diálogo.

O fato de os personagens estarem também sendo mortos em uma cabana isolada no meio do mato é mais um elemento que já foi utilizado em diversos longas, principalmente nos dois primeiros da franquia e no remake.

JOGOS MORTAIS 

Continuando nossa lista, temos Jogos Mortais com um easter egg macabro. Embora seja algo indireto, a primeira morte de um personagem importante da trama lembra muito as engenhocas utilizadas por Jigsaw em suas vítimas.

Na cena, os três assassinos quebram os pés de Mark (Will Merick) com uma marreta, entretanto, não para por aí. Logo depois, eles usam um aparelho que perfura os olhos e boca do pobre coitado, com uma manivela que afunda o crânio, gerando uma morte horripilante!

PÂNICO

serial killers

A franquia Pânico foi um dos marcos do gênero de terror slasher, visto que tirava sarro das histórias contadas e recontadas por diversos diretores que não faziam nada de novo. 

Em Um Clássico Filme de Terror, a grande virada do segundo para o terceiro ato lembra muito os roteiros de Pânico, uma vez que um nerd que é fã dos filmes de terror é o grande vilão por trás de tudo, algo que foi realizado nos longas antagonizados pelo Ghostface.

O HOMEM PALHA 

O Homem Palha é uma das fontes das quais o longa da Netflix bebe. A seita tem estátuas de palha no seu local, além de em uma cena específica, uma das vítimas ser uma menina envolta em um palheiro gigante. 

Num dos rituais sangrentos, os membros cortam as orelhas e língua de suas vítimas, ateando fogo nos bonecos de palha no fundo, algo muito parecido com o que ocorre ao final do longa O Homem Palha.

BACURAU

Tem brasileiro na lista sim!

Bacurau é mais um dos filmes que entra aqui, pois há um quê do longa em Um Clássico Filme de Terror.

Quando Elisa (Matilda Lutz) escapa das garras da seita, ela vai em busca de vingança dos seus agressores. Ela acha uma espingarda e estoura de Chiara (Alida Baldari Calabria), matando a menina. Depois ela vai atrás de Fabrizio (Francesco Russo), dando cabo dele com um tiro na cabeça.

A cena é muito parecida com a morte de um dos caçadores de Bacurau que leva um tiro de espingarda e tem suas vísceras expostas por um casal da lendária cidade brasileira.

E para vocês, faltou alguma referência? Comentem!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCaçadores de Trolls: Conheça os heróis da franquia
Próximo artigoMadame Máscara: Conheça a vilã da série Hawkeye
Relações-públicas, gremista, nerd, escorpiano e palestrinha. Parece futebolista, pois só vive descendo a lenha. DC é melhor que Marvel, todavia, amamos as duas.