Batman: Confira o ranking de filmes do pior ao melhor

    Batman teve mais um longa em 2022 que vem fazendo muito sucesso de crítica, público e arrecadação. Ao longo dos anos tivemos muitas versões do herói e de filmes, com o Homem-Morcego sendo um dos maiores ícones pop dos últimos tempos.

    Nós do Feededigno fizemos uma lista de nove obras do Cavaleiro das Trevas, colocando do pior ao melhor. Não consideramos o filme de 1966, pois pensamos nas histórias mais recentes, substituindo-o por Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que tem uma participação fundamental do herói.

    9º LUGAR – BATMAN & ROBIN (1997)

    batman

    Abrindo a lista temos Batman & Robin, segundo longa de Joel Schumacher e um dos maiores desastres cinematográficos da história do gênero de super-heróis.

    Na trama, o Senhor Frio (Arnold Schwarzenegger) é um cientista louco que une forças com a Hera Venenosa (Uma Thurman) para derrotar a Dupla Dinâmica, Batman (George Clooney) e Robin (Chris O’Donell) que está em crise.

    A obra conta com um elenco estelar, um bom orçamento, mas, ao mesmo tempo, péssimas atuações, roteiro, direção e muito mais, sendo uma bagunça! Escolhas erradas como o Batcartão e cenas lamentáveis de ação fizeram do filme de 1997 um meme ambulante e até hoje gera pedidos de desculpas de George Clooney aos fãs do Morcegão.

    8º LUGAR – BATMAN ETERNAMENTE (1995)

    batman val kilmer

    O primeiro filme de Joel Schumacher, que substituíra Tim Burton, também é um dos piores do herói. Mesmo que não tenha a mesma repercussão de sua continuação/reboot, Batman Eternamente traz uma mistura das inspirações carnavalescas dos anos 60 com um ar sombrio dos longas de Burton.

    Duas-Caras (Tommy Lee Jones) é o rei do crime de Gotham e tem o Cavaleiro das Trevas (Val Kilmer) como seu principal arquinimigo. Enquanto isso, Edward Nygma (Jim Carrey) entra para o submundo, unindo forças com o algoz do Batman para derrotá-lo.

    Em Batman Eternamente temos a substituição de Michael Keaton, que saiu por conta da troca na direção, por Val Kilmer, astro da época. O novo Bruce Wayne não agradou, pois trouxe uma atuação caricata em um longa fraco e cheio de problemas. O primeiro filme de Joel Schumacher é quase tão ruim quanto Batman & Robin, mas ainda traz um pouco da essência de Burton, o que salva um pouco o desastre que ele poderia ter sido.

    7º LUGAR – BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)

    Talvez o mais polêmico da lista, Batman vs Superman: A Origem da Justiça, é o tipo de filme que as pessoas amam ou odeiam.

    Após os fatos ocorridos em O Homem de Aço, Bruce Wayne vê o Azulão como uma real ameaça por conta de seus poderes ilimitados e capacidade de destruição em massa. O Homem-Morcego se prepara para um grande embate com o Superman (Henry Cavill) e precisa lidar com outros inimigos influentes.

    O longa dividiu a opinião do público e da crítica, desmoronando com as intenções da Warner de fazer projetos duradouros para esse universo. O Batman de Ben Affleck mata e isso foi um ponto que fez os fãs mais raiz do Homem-Morcego torcerem o nariz.

    6º LUGAR – BATMAN: O RETORNO (1992)

    Em sexto lugar temos Batman: O Retorno, longa de 1992 que trouxe a dobradinha Tim Burton e Michael Keaton novamente para mais uma aventura.

    Na trama, o Batman deve lidar com os corruptos de Gotham, mas duas novas ameaças surgem das sombras: o Pinguim (Danny DeVito) e a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer).

    Batman: O Retorno é sombrio, mas traz elementos bem carnavalescos para sua história. Com duas atuações memoráveis, o filme tem no elenco sua principal virtude. Entretanto, há alguns problemas de narrativa e Keaton também não está muito inspirado na continuação do longa de 1989.

    5° LUGAR – BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012)

    Em quinto lugar temos o terceiro filme da trilogia de Christopher Nolan: Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

    Bane (Tom Hardy) é um terrorista que está aterrorizando Gotham City. Seus planos são acabar com os corruptos da cidade de forma violenta, fazendo com que Bruce Wayne (Christian Bale) saia da aposentadoria após oito anos sem atuar como o Homem-Morcego.

    Adaptando o arco A Queda do Morcego, o longa tem muitos momentos incríveis, todavia, a história vai perdendo muita força quando chega ao final. O desfecho agridoce tirou muitos pontos do fim da era Nolan, contudo, ainda teve fôlego para ser mais uma boa adaptação do anti-herói nos cinemas.

    4º LUGAR – BATMAN (1989)

    batman

    O primeiro grande longa do Cavaleiro das Trevas está em quarto lugar na nossa lista. Tim Burton mudou completamente o tom do personagem, uma vez que ele era cartunesco com a adaptação de Adam West nos anos 60.

    Vemos em Batman a ascensão de Bruce Wayne (Michael Keaton) como o Homem-Morcego, assim como a criação de um inimigo à altura: o Coringa (Jack Nicholson).

    Com uma performance impecável de Jack Nicholson, Batman é um dos filmes preferidos dos fãs do personagem. O estilo mais sombrio e um Cavaleiro das Trevas mais letal trouxeram uma nova roupagem para as telonas, o que agradou muita gente. O longa só não entrou no top três por conta de virtudes maiores do pódio Feededigno.

    3º LUGAR – BATMAN BEGINS (2005)

    O primeiro filme da trilogia de Christopher Nolan, Batman Begins é a obra definitiva de origem do Cavaleiro de Gotham, visto que mostra de forma bem detalhada todo o processo de treinamento até Bruce vestir o manto.

    Após vivenciar o trauma de ver seus pais sendo mortos, Bruce Wayne se rebela contra a criminalidade e inicia sua jornada como o Batman. Agora ele deve enfrentar o Espantalho (Cillian Murphy) e os perigosos mafiosos de Gotham.

    Com uma longa introdução e uma visão mais realista, o longa foi ganhando fãs aos poucos e até hoje faz bastante barulho no universo da DC. Com bons vilões e uma trama bem fechada, Batman Begins é um dos grandes projetos do Morcegão.

    2º LUGAR – BATMAN (2022)

    Batman ou The Batman veio com tudo em 2022 e é considerado por muitos a melhor adaptação do personagem.

    Artigo relacionado – CRÍTICA – Batman (2022, Matt Reeves)

    Um homem chamado Charada (Paul Dano) vem atacando figuras públicas bastante importantes, instaurando uma onda de crimes com muitos puzzles para serem resolvidos. Agora, uma versão mais iniciante do Homem-Morcego deve derrotar esse mal, assim como outros tantos vilões que surgem em Gotham.

    Com um início de muita desconfiança por conta de Robert Pattinson no papel principal, Batman superou o receio do fandom e trouxe uma versão mais brutal. O filme apresenta uma discussão sobre o papel do vigilante e as consequências na sociedade. Matt Reeves apresentou um Morcegão mais violento e que ainda não sabe medir sua força perante os criminosos, além de consolidar um a nova Mulher-Gato incrível no DCEU.

    1° LUGAR – BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)

    Mesmo com um trabalho excelente de Matt Reeves, tudo que que foi feito em Batman: O Cavaleiro das Trevas ainda é o nível mais alto de uma produção em relação ao gênero de super-heróis.

    Batman se consolidou como herói e está inspirando a população da cidade a ser melhor e mais justa, fazendo surgir nomes como Harvey Dent (Aaron Eckhart) e tantos outros justiceiros que querem acabar com a podridão de Gotham.

    Todavia, um vilão chamado Coringa (Heath Ledger) quer mostrar que todos os homens são corruptíveis. Sem nada a perder, o Palhaço do Crime é u inimigo mortal e que vai tentar destruir toda a esperança dos nossos protagonistas.

    Com personagens impecáveis, atuações monstruosas, principalmente de Heath Ledger e Aaron Eckhart, Batman: O Cavaleiro das Trevas é um dos melhores filmes de todos os tempos. Seu roteiro vai além das discussões sobre bem e o mal, pois fala sobre corrupção, o papel do herói e como ser bom é difícil em uma sociedade que tende a destruir seus ídolos.

    O vilão apresentado aqui é mais letal possível, uma vez que não mede esforços para acabar com o que cada herói representa, mostrando a hipocrisia das pessoas, sem nenhum obstáculo em seu caminho. O Coringa é o mais aterrorizante e a atuação visceral de Ledger é a cereja do bolo para consolidar o primeiro lugar da lista como um dos maiores da história.

    E para vocês? Qual é o filme definitivo do Batman? Concordam ou discordam da lista? Comentem!

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Platoon, de Oliber Stone sem dúvida está na lista dos fãs de filmes de guerra. Veja nossa clássica indicação de TBT!

    CRÍTICA – Amor & Gelato (2022, Brandon Camp)

    Amor & Gelato é a nova aposta de filme de romance da Netflix. Baseado no livro homônimo de Jenna Evans, o longa é dirigido por Brandon Camp.

    Thor: Amor e Trovão | Conheça o elenco do filme

    Agora falta pouco para Thor: Amor e Trovão chegar aos cinemas! Confira neste artigo quem são os personagens e atores envolvidos na produção.

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!