Início Site Página 698

    CRÍTICA – Perdi Meu Corpo (2019, Jérémy Clapin)

    0

    Perdi Meu Corpo é uma animação francesa, originalmente chamada de J’ai Perdu Mon Corps, que vem chamando a atenção de diversos críticos nas últimas semanas. Depois de passar por diversos festivais ao longo do ano, o filme entrou na Netflix de vários países, incluindo o Brasil, no final de Novembro.

    O longa de Jérémy Clapin conta a história de Naoufel, um garoto que perdeu os pais em um acidente de carro ainda quando criança. Agora adulto, trabalha como entregador em uma pizzaria e em uma de suas entregas acaba se apaixonando por uma das clientes, apenas conversando com ela pelo interfone. Naoufel agora tenta conquistar essa garota, chegando ao ponto de começar a trabalhar com o tio dela, mesmo sem ela saber quem ele é, a fim de se aproximar dela. Paralelamente, vemos a história de sua mão andando por Paris após a mesma ser decepada a procura de seu corpo original.

    Você leu certo, temos também a história de uma mão em busca de seu corpo após ter sido decepada por um descuido. Sim, pode parecer um pouco macabra e um mórbida, porém a forma como é apresentada é muito interessante e com um ótimo traço. Além de original, o filme prende e instiga o espectador à chegada do ponto crucial da história que é saber como e por que aquilo aconteceu.

    Nota-se que o filme se chama Eu Perdi Meu Corpo e não, Eu Perdi Minha Mão, trazendo assim, a própria mão como a protagonista em si em busca do que lhe foi tirado, a história é sobre alguém tentando se completar novamente. E é bem legal a forma como o filme vai construindo essa relação entre o garoto e sua própria mão.

    Mesmo que o protagonista seja um pouco stalker, você consegue se afeiçoar a ele e torcer para que tudo dê certo. O longa também funciona muito bem em toda questão do luto e culpa que Naoufel carrega, trazendo uma carga dramática tocante que ajuda o espectador a se conectar.

    Um ponto interessante dessa animação, que a difere das demais, e até foi ponto de discussão a pouco tempo na Internet, é o fato dela ser protagonizada por um negro que fica o tempo todo em seu corpo original, algo que não acontece muito nas animações da Disney. Geralmente, filmes da Disney protagonizados por pessoas negras ou de outras etnias, acabam se transformando em “outra coisa” ao longo do filme e isso acaba gerando incomodo em uma parcela de pessoas que são desses grupos. Mas é claro que existem exceções e que são ótimas por sinal.



    A nova animação da Disney que será lançada ano que vem, Soulentra nessa problemática, assim como Viva – A Vida É uma Festa em que o protagonista, mexicano, passa a maior parte do filme maquiado de dia dos mortos. Contudo essa é uma discussão pra outra hora.

    Perdi Meu Corpo é a estreia de Jérémy Clapin na direção e já começou muito bem. A animação tem uma média 81 no Metacritic e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ela também vem vencendo as favoritas Frozen II e Toy Story 4 em premiações de críticos nessas últimas semanas, em Los Angeles, Nova Iorque, San Diego e outros, além de uma das vencedoras desse ano em Cannes. Atualmente está disputando melhor animação no Critics Choices.

    Será que essa notoriedade que o filme está ganhando nas últimas semanas vai ser o suficiente pra receber uma indicação ao Oscar? E quem sabe até vencer? Tá na hora de quebrar um pouco essa hegemonia da Disney nas animações. Pois qualidade esse filme tem.

    Nossa nota

    Assista ao trailer oficial:

    Perdi Meu Corpo está disponível na Netflix. E você, já assistiu a animação? Deixe seus comentários e sua avaliação.



    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    TBT #50 | Moonlight: Sob a Luz do Luar (2017, Barry Jenkins)

    0

    “Em algum momento você tem que decidir quem quer ser. Não pode deixar que ninguém decida por você.”

    (Juan)

    Moonlight: Sob a Luz do Luar me marcou por inúmeros motivos, e tem uma palavra com a qual posso resumir todos eles: identificação. Acredito que qualquer pessoa LGBTQI+ ao assistir a esse filme irá se identificar com o personagem principal em algum momento, principalmente se essa pessoa precisou – ou precisa -, reprimir, ou teve a sua orientação sexual reprimida – não demonstrando fragilidade ou sensibilidade – como se fosse algo errado e que necessitava ser escondida para não ser alvo de homofobia, dentro ou fora de casa.

    O longa tem um roteiro dividido em três atos e acompanhamos a jornada de autodescoberta, preconceitos e desejo de encontrar seu lugar no mundo de Chiron (interpretado pelos atores Alex R. Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes em momentos distintos), um menino negro, pobre e homossexual que vive na periferia de Miami. Ao longo dos 110 minutos de duração do filme, é contada a história do personagem em três fases diferentes da vida dele (infância, adolescência e vida adulta) e como sua relação com a mãe, uma dependente química interpretada impecavelmente por Naomie Harris (007 – Operação Skyfall) e com o traficante Juan, vivido pelo incrível Mahershala Ali (Green Book: O Guia), influenciam no adulto que ele virá a se tornar.



    BARRY JENKINS E A SUA JORNADA ATÉ ESTA OBRA-PRIMA

    Barry Jankins cresceu em Liberty City, Miami, teve uma infância bem complicada por causa da sua raça e classe social, e através do esporte conseguiu mudar a sua vida. Barry jogava futebol americano, o que lhe rendeu uma bolsa na Florida State University. Inicialmente ele queria ser professor, depois escritor e só mais tarde decidiu fazer cinema, mas só depois de cinco anos após se formar conseguiu realizar seu primeiro longa-metragem Medicine For Melancholy, de 2008 e escrito por ele mesmo. O filme foi produzido com pouco dinheiro e com equipe reduzida, no entanto, passou em vários festivais.

    Oito anos depois, tendo como base a peça In Moonlight Black Boys Look Blue de Tarell Alvin McCraney, Jankins fez a sua obra-prima Moonlight: Sob a Luz do Luar, e com esse trabalho conseguiu algo que era considerado impossível: ter um filme escrito, dirigido e atuado por negros reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, levando, inclusive, a estatueta da categoria principal.



    ROTEIRO, DIREÇÃO E FOTOGRAFIA

    Barry Jenkins assina o roteiro ao lado de Tarell Alvin McCraney. O texto não permite reduzir o Moonlight a um longa apenas de questões raciais ou LGBT, ele une vários dramas humanos para criar uma história simples, mas tematicamente complexa e que prova como o talento é a peça fundamental para criar uma obra capaz de encantar, emocionar e fazer refletir. O longa não cai no óbvio em momento algum, optando sempre por tomar caminhos inesperados ao longo da projeção. A última sequência mostra isso, ao invés de revelações bombásticas ou algo do tipo, a conclusão nos apresenta uma cena de delicadeza e sensibilidade quase inigualáveis onde a vida afetiva de dois homens está em jogo.

    Jenkins conduz o filme com maestria, movimentando a câmera com muita leveza e sabendo a hora de deixa-la parada para intensificar momentos. O diretor sabe criar cenas marcantes e simbólicas. Por falar em simbolismos, gostaria de destacar aqui a cena em que o Juan – que nos presenteia com uma quebra do estereótipo do traficante que estamos acostumados a ver e o personagem no qual o protagonista encontra uma figura paterna – ensina Chiron a nadar. Essa parte do longa nos permite associar o processo do garoto aprender a dar as primeiras braçadas no mar com ele aprendendo a superar seus medos, e em ambas a situações a presença de alguém em que se possa confiar é extremamente importante.

    O diretor de fotografia James Laxton (Se A Rua Beale Falasse), faz um excelente uso das cores. Para exemplificar isso podemos analisar a cena em que Paula, mãe de Chiron, é vista banhada em vermelho ao sair do quarto onde provavelmente estava com um cliente (ela se prostitui para bancar seu vício em drogas).



    AS CONQUISTAS DE MOONLIGHT

    Moonlight: Sob a Luz do Luar ganhou o Oscar de Melhor Filme.

    Após duas edições do Oscar criticadas pela falta de diversidade entre os indicados, Moonlight: Sob a Luz do Luar foi o grande vencedor na categoria principal da noite da premiação em 2017, desbancando o favorito La La Land de Damien Chazelle. O filme foi indicado em oito categorias e venceu em três: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali.

    Barry Jenkins foi o quarto diretor negro a concorrer na categoria de Melhor Direção – os outros foram John Singleton, por Os donos da Rua (1991); Lee Daniels, por Preciosa: Uma História de Esperança (2010); e Steve McQueen, por 12 Anos de Escravidão (2014). Um feito inédito alcançado pelo longa foi a indicação da primeira mulher negra para disputar a estatueta de Melhor Montagem, a Joi McMillon infelizmente não venceu, mas com certeza fez história.



    “NÓS SOMOS AQUELE GAROTO”

    A jornada de Chiron que vemos no filme é baseada na vida do diretor e do criador da peça que deu origem ao roteiro – ambos cresceram em bairros periféricos de Miami e também tiveram mães viciadas em drogas -, exatamente por conta disso a história é contada com tanta propriedade. Por terem compartilhado a mesma vivência a qual o protagonista está inserido no longa, Barry e Tarell fizeram com que fosse possível imprimir veracidade ao tratamento dos fatos.

    Após a cerimônia do Oscar 2017, Barry Jankins divulgou o discurso que tinha preparado e não leu por causa da confusão na hora de anunciar o filme vencedor da noite. No texto, o diretor fala sobre a relação dele com o personagem e sobre sonhos.  Leia-o na íntegra abaixo:

    “Tarell [Alvin McCraney] e eu somos Chiron. Nós somos aquele garoto. E, quando você assiste Moonlight, você não supõe que um garoto que cresceu como e onde crescemos iria crescer e criar uma obra de arte que ganha Oscar. Eu falei muito disso, e eu tive de admitir é que introjetei aquelas limitações em mim mesmo, eu neguei aquele sonho a mim mesmo. Não você, não qualquer outra pessoa – eu. E então, a todas as pessoas que, assistindo a isso, se enxergarem em nós, deixem que isso seja um símbolo, uma reflexão que leve vocês a amar a si próprio. Porque fazer isso pode ser a diferença  entre sonhar e, de alguma forma, graças à Academia, realizar sonhos que vocês nunca se permitiram ter. Amor.”

    Nossa nota

    Confira o trailer legendado abaixo:

    Moonlight: Sob a Luz do Luar está disponível no catálogo da Netflix. E aí, o que achou da recomendação desta semana? Conta para a gente aqui nos comentários e lembre-se de deixar sua avaliação!

    Confira também os outros TBTs do Feededigno.



    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Esqueceram de Mim: Elenco de reboot do Disney+ é anunciado e mais!

    O Disney+ lançará um reboot de Esqueceram de Mim estrelado por Archie Yates, Ellie Kemper e Rob Delaney. Esse reboot tem potencial de ser um sucesso tão grande quanto seus antecessores. É o primeiro filme original anunciado pelo Disney+ desde que o serviço foi lançado.

    O serviço de streaming da Disney atingiu a marca de 10 milhões de assinantes no primeiro dia. É ainda mais preocupante para a Netflix o fato da gigante de streaming estar correndo risco de perder 10 milhões de seus próprios assinantes. Muitos nostálgicos dos anos 90 que assinaram o Disney+ procurando por clássicos do Disney Channel com certeza irão esperar ansiosamente por esse reboot que foi sucesso em sua versão original.

    O Esqueceram de Mim original foi lançado nos cinemas em 1990 e foi um sucesso de arrecadação, tendo conseguido atingir a marca de US $ 476,7 milhões ao redor do mundo. A história gira em torno de um jovem chamado Kevin McCallister, vivido por Macaulay Culkin, cujos pais acidentalmente esquecem dele e o deixam sozinho em casa enquanto viajam para Paris. Dois ladrões, vividos por Joe Pesci e Daniel Stern, tentam invadir a casa, deixando Kevin como o único capaz de impedi-los e salvar o dia. A sequência, Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York novamente contou a história de Kevin, dessa vez deixado em Nova York enquanto era perseguido pela mesma dupla de ladrões.

    De acordo com a Variety, o Kevin que todos os fãs de Esqueceram de Mim conhecem e amam não aparecerá no reboot. Ao invés disso, Yates dará vida ao novo personagem que se encontra em uma situação parecida à de Kevin. Kemper e Delaney darão vida à novos personagens também, apesar dos personagens não serem os pai e a mãe do personagem de Yates. Apesar de não estar confirmado, é provável que Ellie Kemper e Rob Delaney terão uma certa culpa no fato do personagem de Yates ser esquecido em casa. Nenhum dos atores originais de Esqueceram de Mim foi escalado até o momento. Toda a equipe criativa também foi mudada, com um diretor e roteiristas diferentes do filme original.



    Archie Yates é um ótimo ator infantil, que teve seu papel de maior destaque no filme Jojo Rabbit, e foi indicado ao Globo de Ouro. O primeiro grande papel de Ellie Kemper foi a personagem Erin Hannon em The Office. Seus últimos trabalhos foram a série Unbreakable Kimmy Schmidt, e dublando Kate em Pets 2: A Vida Secreta dos Bichos. A carreira de Rob Delaney também está em ascensão. Após seu papel principal em Catastrophe, ele atuou também em Hobbs & Shaw, Uma Segunda Chance para Amar e O Escândalo, todos lançados em 2019.

    Os pais que curtiram o filme original quando ainda crianças, poderão apresentar aos filhos o reboot da franquia. Entretanto, com essa moda de reboots, remakes, e reunions, será que o reboot de Esqueceram de Mim poderá se sustentar? O Disney+ planeja lançar também remakes de Doze É Demais, Uma Noite no Museu, O Pai da Noiva e Operação Cupido. O destino de todos esses projetos, incluindo de Esqueceram de Mim, estão nas mãos dos assinantes do Disney+.

    Disney+: Kevin Feige diz que é a primeira vez que séries estarão ligadas ao UCM

    No ano que vem, a expansão das telinhas começará no Universo Cinematográfico da Marvel quando O Falcão e o Soldado Invernal for lançado no Disney+. Um grande número de séries de grandes orçamentos – estão sob supervisão do Presidente da Marvel Studios Kevin Feige – que segundo foi revelado: de fato contarão para o Universo Marvel.

    O que isso significa? Bem, baseado nos comentários de Feige durante a CCXP, séries como Agents of S.H.I.E.L.D., Os Defensores, e Manto e Adaga não estão ligadas ao UCM.

    Kevin Feige revelou durante o final de semana na CCXP:

    “O Disney+ irá nos dar a oportunidade de contar histórias muito mais profundas de personagens que vocês já amam e conhecem… de uma nova forma cinematográfica que nunca fizemos antes. Nós já começamos a filmar duas dessas séries e elas são muito, muito especiais. E tudo isso, pela primeira vez estará interligado. Então, o UCM estará na tela da TV da sua casa no Disney+ e interconectará com filmes e irá para trás e para a frente. É incrível expandir o UCM em coisas maiores e mais altas.”

    Ele claramente não sente como se as séries que já vimos até esse momento contam, e é difícil se surpreender com o porquê dele não estar envolvido de forma criativa e até mesmo admitir nunca ter assistido Demolidor quando estreou em 2015. E agora com o fim da Marvel Television parece que o homem que liderava esses projetos, Jeph Loeb, terá que procurar um novo trabalho.



    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    The Flash: Filme finalmente ganha data de lançamento em 2022 e mais!

    A Warner Bros. revelou oficialmente duas datas de lançamento de dois grandes filmes: The Flash e The Matrix 4.

    Os fãs do Corredor Escarlate têm esperado por uma atualização a respeito do filme solo do personagem da DC Comics desde que o diretor de It – A Coisa, Andy Muschietti ficou ligado ao projeto, e agora sabemos que o Homem Mais Rápido do Mundo chegará aos cinemas no dia 31 de Maio de 2022.

    The Flash passou por diversos diretores e diversas datas de lançamento, então esperamos que essa seja a final. O ator de Liga da Justiça, Ezra Miller reprisará seu papel de Barry Allen.

    Já o novo filme baseado na franquia The Matrix de Lana Wachowski, tem lançamento previsto para o dia 20 de Maio de 2021. Se a data parece familiar para você, é porquê é quando John Wick 4 será lançado. Esperamos que um deles tenha sua data de lançamento alterada, por medo da arrecadação cair como impacto do lançamento do outro. Mas não sabemos qual, ainda.

    Na área de notícias parecidas, o estúdio também mudou a data de lançamento do reboot de Mortal Kombat para 14 de Janeiro de 2021, e removeu Taika Waititi como diretor da adaptação de Akira.

    O que vocês acham dessas datas de lançamento e cancelamento? Conta pra gente nos comentários.



    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    SAG Awards: Lista de indicados é divulgada!

    A temporada de premiações começou e uma das mais importante fez a divulgação dos seus indicados para 2020: o SAG Awards (Screen Actors Guild Awards). Entre os destaques estão os filmes Era Uma Vez em Hollywood, História de Um Casamento e Coringa. Confira abaixo todos os indicados:

    CINEMA

    MELHOR ATOR
    Christian Bale (Ford vs Ferrari)
    Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em… Hollywood)
    Adam Driver (História de um Casamento)
    Taron Egerton (Rocketman)
    Joaquin Phoenix (Coringa)

    MELHOR ATRIZ
    Cynthia Erivo (Harriet)
    Scarlett Johanson (História de um Casamento)
    Lupita Nyong’o (Nós)
    Charlize Theron (O Escândalo)
    Renée Zellweger (Judy: Muito Além do Arco-Íris)

    MELHOR ATOR COADJUVANTE
    Jamie Foxx (Luta por Justiça)
    Tom Hanks (Um Lindo Dia na Vizinhança)
    Al Pacino (O Irlandês)
    Joe Pesci (O Irlandês)
    Brad Pitt (Era Uma Vez em… Hollywood)

    MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
    Laura Dern (História de um Casamento)
    Scarlett Johansson (Jojo Rabitt)
    Nicole Kidman (O Escândalo)
    Jennifer Lopez (As Golpistas)
    Margot Robbie (O Escândalo)

    MELHOR ELENCO EM LONGA-METRAGEM
    O Escândalo
    O Irlandês
    Jojo Rabitt
    Era Uma Vez em… Hollywood
    Parasita

    MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM LONGA-METRAGEM
    Vingadores: Ultimato
    Ford vs Ferrari
    O Irlandês
    Coringa
    Era Uma Vez em… Hollywood

    TELEVISÃO

    MELHOR ATOR EM FILME PARA A TELEVISÃO OU SÉRIE LIMITADA
    Mahershala Ali (True Detective)
    Russel Crowe (The Loudest Voice)
    Jared Harris (Chernobyl)
    Jharrel Jerome (Olhos Que Condenam)
    Sam Rockwell (Fosse/Verdon)

    MELHOR ATRIZ EM FILME PARA A TELEVISÃO OU SÉRIE LIMITADA
    Patricia Arquette (The Act)
    Toni Collette (Inacreditável)
    Joey King (The Act)
    Emily Watson (Chernobyl)
    Michelle Williams (Fosse/Verdon)

    MELHOR ATOR EM SÉRIE DRAMÁTICA
    Sterling K. Brown (This Is Us)
    David Harbour (Stranger Things)
    Steve Carell (The Morning Show)
    Billy Crudup (The Morning Show)
    Peter Dinklage (Game of Thrones)

    MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DRAMÁTICA
    Jennifer Aniston (The Morning Show)
    Helena Bonham Carter (The Crown)
    Olivia Colman (The Crown)
    Jodie Comer (Killing Eve)
    Elizabeth Moss (The Handmaid’s Tale)

    MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA
    Alan Arkin (The Kominsky Method)
    Michael Douglas (The Kominsky Method)
    Bill Hader (Barry)
    Andrew Scott (Fleabag)
    Tony Shalhoub (Maravilhosa Sra. Maisel)

    MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA
    Christina Applegate (Disque Amiga para Matar)
    Alex Borstein (Maravilhosa Sra. Maisel)
    Rachel Brosnahan (Maravilhosa Sra. Maisel)
    Catherine O’Hara (Schitt’s Creek)
    Phoebe Waller-Bridge (Fleabag)

    MELHOR ELENCO EM SÉRIE DRAMÁTICA
    Big Little Lies
    The Crown
    Game of Thrones
    The Handmaid’s Tale
    Stranger Things

    MELHOR ELENCO EM SÉRIE DE COMÉDIA
    Barry
    Fleabag
    The Kominsky Method
    Maravilhosa Sra. Maisel
    Schitt’s Creek

    MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM SÉRIE DE COMÉDIA OU DRAMA
    Game of Thrones
    Glow
    Stranger Things
    The Walking Dead
    Watchmen

    O SAG Awards ocorrerá no dia 19 de Janeiro de 2020.

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.