CRÍTICA | Cuphead – A Série (1ª temporada, 2022, Netflix)

    Cuphead – A Série (The Cuphead Show!) é a adaptação do incrível jogo de 2017 que se inspirou no estilo de animação da Era de Ouro dos desenhos animados americanos. A série de episódios de curta duração chegou à Netflix em 18 de fevereiro de 2022.

    SINOPSE DE CUPHEAD – A SÉRIE

    Acompanhe as desventuras do impulsivo Xicrinho e seu ingênuo irmão Caneco nesta série de animação baseada no famoso videogame.

    ANÁLISE

    Em Cuphead – A Série temos uma excelente adaptação do clássico jogo indie que faz jus à obra original e é uma grande homenagem às animações dos anos 1930, da mesma forma como o game fez de forma brilhante. Desse modo, uma obra complementa a outra.

    Com isso em mente, ao longo dessa primeira Temporada temos uma expansão do universo de Cuphead com todos aqueles personagens insanos sendo colocados em situações extremamente caóticas e de forma engraçada. Vale ressaltar que a animação faz a introdução de um novo personagem que vai estar disponível em Cuphead: The Delicious Last Course, a DLC que será lançada 30 de junho de 2022 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC.

    Ao longo dos 12 episódios foi uma sensação de muita nostalgia ficar lembrando das manhãs de sábado em que tínhamos desenhos desse estilo na TV aberta. Será inevitável não lembrar de outras animações do mesmo gênero, que marcou a infância de tantos brasileiros nos anos 1990.

    Cada episódio de The Cuphead Show! dura em torno de 15 minutos e não tem uma trama central a ser seguida, mas mesmo não tendo essa linha narrativa, garanto que a diversão e humor ácido é garantido a todos que curtem esse estilo de desenho.

    O destaque da série vai para animação que é elegante, refinada e repleta de nostalgia, pois quem não conhece o jogo irá ficar associando aos desenhos da Era de Ouro, como Mickey Mouse, Looney Tunes e Pica-Pau. Além das repletas situações nonsense, que são cômicas, todos os episódios sempre terminam com personagens principais resolvendo algum problema ou se ferrando diante de alguma situação surreal.

    Outro destaque é a trilha sonora orquestrada que é maravilhosa, assim como no jogo. Aqui temos a mesma trilha sonora para cada chefe de fase do game, inclusa na série de maneira excelente. Falando em chefes, é muito bacana o background introduzido para cada um que aparece. Creio que, para quem não jogou Cuphead, vai parecer apenas um personagem estereotipado.

    Ainda sobre a trilha sonora, em alguns episódios temos o estilo musical exatamente igual ao dos Looney Tunes. Todas as músicas são ótimas, mas meu destaque vai para The Devil’s Song.

    Tudo em The Cuphead Show! é muito divertido sem se prender ao politicamente correto e merece ser assistida por todos os fãs de desenhos animados.

    VEREDITO

    Definitivamente, Cuphead – A Série é uma animação que mostra que desenhos animados da Era de Ouro ainda são divertidos e com espaço para atrair a audiência. Além de ser uma bela homenagem a esse período, que foi tão importante para a história da animação, com certeza o seriado já entrou na lista excelentes adaptações de videogames. Vale lembrar que essa temporada terminou com um ótimo cliffhanger, que pode indicar que a produção terá uma nova temporada.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer de Cuphead – A Série:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Dragon Ball: Os 10 melhores episódios para assistir no Globoplay

    Após mais de 10 anos sem a TV Globinho, Dragon Ball chegou ao Globoplay. Confira a lista com os 10 melhores episódios.

    Veja o Clube Hellfire jogando D&D de verdade

    Eddie reina como o Mestre do Clube Hellfire em Stranger Things; mas o ator Joe Quinn, nunca havia jogado RPG antes... bom, até agora!

    HBO Max: Títulos para comemorar 1 ano do serviço

    A HBO Max está em festa! No dia 29 de junho, a plataforma de streaming completa um ano de seu lançamento na América Latina!

    Peaky Blinders: Relembre a linha do tempo histórica da série

    Conheça os principais acontecimentos históricos da série Peaky Blinders, desde a 1ª temporada até a 5ª; a 6ª temporada já está disponível.