Shuri: Conheça a Princesa de Wakanda

    Shuri é considerada inovadora e responsável pela criação de grande parte da moderna tecnologia de Wakanda, a irmã caçula de T’Challa também é conhecida por auxiliar os heróis na batalha que ocorre em Wakanda contra o vilão Thanos; se tornando uma aliada dos Vingadores no Universo Cinematográfico Marvel.

    Criada por Ben Dunn, sua primeira aparição foi na HQ Mangaverse #3 – The Evil Entity, publicada pela Marvel Comics em agosto de 2002. 

    ORIGEM

    A Princesa de Wakanda, Shuri, é irmã do Pantera Negra e herdeira do trono de Wakanda. Ela é a filha mais nova do Rei T’Chaka, sua única filha e única filha biológica com a Rainha Ramonda, sua terceira esposa. Desde muito jovem, Shuri queria se tornar a primeira mulher a se tornar a Pantera Negra. 

    Contra a vontade de sua mãe, ela invadiu a arena para desafiar seu tio S’yan pelo título de Pantera Negra, mas não conseguiu chegar ao ringue antes que outro lutador derrotasse seu tio e reclamasse o título. Quando o vencedor foi desmascarado, não era outro senão o irmão mais velho de Shuri, T’Challa.

    Quando Ulysses Klaw (Garra Sônica) e seus mercenários atacaram Wakanda, Shuri conseguiu matar Igor Stancheck (Homem Radioativo). A princesa teve dificuldade em lidar com seu primeiro assassinato, mas foi confortada pela promessa de T’Challa de treiná-la pessoalmente. 

    Ele a preparou para o papel de Pantera Negra, caso houvesse um dia em que ela fosse necessária para liderar Wakanda e isso levou anos até que ela realmente tivesse a chance; mas quando a oportunidade veio, ela estava preparada.

    Nos quadrinhos, Shuri foi oficialmente reconhecida como a nova Pantera Negra pela deusa dos wakandanos durante o arco Reinado Sombrio, que acontece logo após a Invasão Secreta dos skrulls. quando T’Challa se recusa a ser membro da organização H.A.M.M.E.R. a pedido de Namor.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Namor: Conheça o Príncipe Submarino

    Como consequência, pouco tempo depois, seu transporte sofreu um acidente sob circunstâncias bastante suspeitas que o deixou em coma. Sua esposa, Ororo Munroe (Tempestade), sugeriu que Shuri tomasse seu lugar, devido a seu treinamento nos costumes de Wakanda. 

    A deusa pantera Bast concedeu a bênção e deu um voto de confiança a Shuri após a princesa derrotar Morlun.

    PODERES E HABILIDADES

    Shuri, assim como seu irmão T’Challa antes dela, foi aprimorada pela Erva em Forma de Coração. Depois de digerir a Erva, Shuri ganhou um sentido sobre-humano de visão, olfato e audição. 

    A erva também aumentou sua força, velocidade, agilidade e resistência ao pico da possibilidade humana. Ao se tornar Rainha de Wakanda, ela ganhou o título de Pantera Negra e agora compartilha uma conexão espiritual com a deusa pantera.

    Ela possui uma inteligência do nível dos principais gênios da Terra, sendo a responsável pelo desenvolvimento do traje moderno utilizado por seu irmão, e em algumas ocasiões, usado por ela mesma. Shuri já governou diversas vezes Wakanda enquanto T’Challa estava supostamente morto ou impossibilitado de lutar e governar. 

    Aprimoramentos de Djalia

    Após retornar de Djalia – plano transcendente que representava a memória coletiva de Wakanda -, Shuri foi imbuída de poderes sobrenaturais dos ensinamentos de um griot. Seus novos poderes incluem animorfismo, super velocidade e uma forma de pedra. A habilidade de animorfismo permite que Shuri se transforme em um bando de melros ou em um único melro gigante. 

    Ela também ganhou um grau aprimorado de super velocidade, mas seus limites ainda não são conhecidos. Shuri também pode adotar uma forma de pedra orgânica que lhe concede um grau de invulnerabilidade e super força. Quando ela assume sua forma de pedra, suas roupas se transformam com ela.

    Habilidades

    Shuri é uma artista marcial e acrobática rigorosamente treinada, tendo sido treinada por T’Challa e Aneka (Dora Milaje sensei). Ela é bem versada no uso do armamento e tecnologia amplamente avançados de Wakanda. Apesar de ser uma artista marcial habilidosa, ela geralmente prefere combatentes armados, usando uma grande variedade de dispositivos táticos, lanças e espadas em vez de combate corpo a corpo. 

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Dora Milaje: Conheça o grupo de guerreiras de Wakanda

    Armas e Equipamentos

    Diferente de seu irmão, Shuri parece preferir armas e combates mais tecnológicos. Ela usa uma variedade de tecnologias wakandanas. Alguns deles são armas/dispositivos recorrentes.

    • Truncheon: Um bastão/bastão desmontável capaz de administrar um choque elétrico para atordoar o inimigo;
    • Shock Nets: Rede elétrica usada para atordoar e capturar o inimigo;
    • Desert Sand: Dispositivos microscópicos semelhantes a areia que liberam um EMP (Pulso Eletromagnético);
    • Garras: As garras de Shuri foram explicadas como sendo feitas de conchas de vibranium envoltas por adamantium;
    • Lança: Uma lança de wakanda é a arma padrão de escolha de Shuri em situações de combate armado. Ela parece agora empunhar a Lança de Bashenga de Zuri, que pertencia ao fundador e primeiro Rei de Wakanda .

    EQUIPES

    Inovadora em tecnologia. Princesa de Wakanda. Pantera Negra. Não importa qual seja seu papel, Shuri sempre foi extremamente engenhosa. Apesar de não parecer, por muitas vezes pediu ajuda e trabalhou ao lado de outros super-heróis, mas nada que significasse uma equipe oficial. 

    Em Doomwar #1 (2010), a princesa se juntou aos X-Men, ao Quarteto Fantástico e Máquina de Combate para reconquistar Wakanda que foi tomada por um golpe dos Desturi, um grupo de cidadãos de Wakanda descontentes, liderados pelo Doutor Destino.

    Em Palavras de Pantera #3 (2010), ela se uniu ao Homem-Aranha e Viúva Negra após os eventos de Doomwar para lutar contra cientistas do AIM e derrotar Klaw. 

    Já em Shuri #2 (2018) ela esteve com sua ex-cunhada Tempestade a procura do rei T’Challa no espaço, onde utilizaram a magia para salvar o irmão. Na edição #3, ela conta com o apoio de Rocket e Groot para retornar à Terra com o Rei de Wakanda, porém, houveram alguns contratempos e Shuri acabou sendo puxada de volta sozinha. Por fim e não menos importante, na edição #5, a princesa se juntou com o Homem de Ferro para deterem Moses Magnum e um enorme buraco negro.

    CURIOSIDADES

    Nos quadrinhos, Shuri assumiu o manto de Pantera Negra de seu meio-irmão T’Challa depois que ele foi deixado temporariamente em estado de coma.

    Já na Saga Infinito das HQs, Shuri ordenou um ataque a Atlântida, deixando a nação submarina em ruínas. Esse acontecimento decorreu dos eventos da Saga X-Men vs Vingadores, em que Namor, possuído pela Força Fênix, inicia uma guerra contra Wakanda.

    OUTRAS MÍDIAS

    GAMES

    A Princesa de Wakanda é tão querida que sua participação transcende as HQs e cinema, estando presente em jogos como Marvel Heroes, LEGO Marvel’s Avengers e Marvel: Future Fight.

    LIVROS

    Shuri também se faz presente em Shuri: A Black Panther Novel (2020) e Shuri: The Vanished – Vol. 2 (2021), livros de romance da autora americana Nic Stone.

    CINEMA

    No UCM, veremos a “passagem de bastão” do Pantera Negra um pouco diferente das HQs, devido a morte precoce do ator Chadwick Boseman, em 2020. Entretanto, Namor continua sendo uma figura importante na trama, então acreditamos que o Príncipe Submarino seja o responsável pelo surgimento da nova Pantera Negra de Shuri, vivida pela atriz Letitia Wright (ainda não confirmada oficialmente). 

    Pantera Negra: Wakanda Para Sempre chega aos cinemas no dia 10 de novembro de 2022.

    LEIA TAMBÉM:

    Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Deadpool Corps: Conheça a equipe multiversal de mercenários tagarelas

    A Deadpool Corps é um grupo heróis disfuncional que já salvou o universo algumas vezes. Confira a história do improvável grupo multiversal.

    Parques temáticos inspirados na Cultura Geek: Diversão garantida para toda a família

    O universo geek, tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas e essa popularidade também se reflete nos parques temáticos!

    Doctor Who: Conheça algumas curiosidades sobre a série

    A nova temporada de Doctor Who chegou com o melhor da série: muito humor, grandes vilões, incríveis batalhas e muitas voltas no tempo.

    Sandman: Conheça Destino, Delírio e Destruição

    A segunda temporada de Sandman apresentará ao grande público os três Perpétuos ausentes da trama até agora, Destino, Delírio e Destruição.