As melhores franquias dos games

    Se alguém lhe perguntasse qual foi a maior franquia de videogame de todos os tempos, como você responderia? Se você cresceu nos anos 80 e 90, franquias clássicas como Mario, Sonic, Final Fantasy e The Legend of Zelda podem ser mais atraentes para você. No entanto, os gamers mais jovens também têm franquias incrivelmente boas para defender, incluindo Grand Theft Auto, God of War, Halo e muitos outros.

    Esta lista leva em consideração a opinião do autor, em vez de vendas, popularidade e avaliações, então obviamente é uma lista pessoal, não importando quão populares ou altamente cotadas elas sejam. Diversos gêneros estão incluídos aqui, seja RPG, plataforma, tiro em primeira pessoa ou jogo de aventura.

    Importante: as franquias listadas abaixo contam com três ou mais jogos da franquia até agora.

    ASSASSIN’S CREED

    Assassin's Creed: 15 anos de franquia da Ubisoft

    Assassin’s Creed é um videogame furtivo de mundo aberto de ficção histórica de 2007, ação e aventura, desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft. O jogo foi lançado pela primeira vez no Xbox 360 e posteriormente no Playstation 3 em novembro de 2007, e mais tarde foi disponibilizado para PC, em 2008.

    O primeiro game se passa principalmente durante a Terceira Cruzada na Terra Santa em 1191, com o enredo que gira em torno da Ordem Secreta dos Assassinos, baseada na seita Hashshashin. Assassinos é um sub-ramo da seita xiita. O jogador está na verdade jogando como um homem moderno chamado Desmond Miles, que, através do uso de uma máquina chamada “Animus”, pode visualizar e controlar as memórias genéticas de seus ancestrais do protagonista, neste caso, Altaïr Ibn-La’Ahad, um membro dos Assassinos.

    Através deste enredo, surgem detalhes de uma luta entre duas facções, os Cavaleiros Templários e os Assassinos, por um artefato conhecido como “Pedaço do Éden”, um antigo artefato usado para controlar mentes.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Assassin’s Creed: 15 anos de franquia da Ubisoft

    CRÍTICA – Assassin’s Creed Mirage (2023, Ubisoft)

    CRÍTICA – Assassin’s Creed Valhalla (2020, Ubisoft)

    CRÍTICA – Assassin’s Creed III – Remastered (2019, Ubisoft)

    CRÍTICA – Assassin’s Creed Odyssey (2018, Ubisoft)

    DOOM

    Doom é um videogame de tiro em primeira pessoa com tema de terror e ficção científica de 1993 da id Software. É considerado um dos títulos mais significativos e influentes da indústria de videogames, por ter inaugurado a popularidade do gênero de tiro em primeira pessoa.

    O jogo original é dividido em três episódios de nove níveis e distribuído via shareware e mala direta. The Ultimate Doom, uma versão atualizada do jogo original com um quarto episódio, foi lançado em 1995 e vendido no varejo. Em Doom, os jogadores assumem o papel de um fuzileiro naval espacial sem nome, que se tornou popularmente conhecido como “Doomguy”, abrindo caminho através de hordas de demônios invasores do Inferno.

    Com um terço do jogo nove níveis distribuídos como shareware Doom foi jogado por cerca de 10 milhões de pessoas dois anos após seu lançamento popularizando o modo de jogo e gerando uma subcultura de jogos. Além de popularizar o gênero FPS, foi pioneira em gráficos 3D imersivos, jogos multijogador em rede e suporte para adições e modificações personalizadas por meio de arquivos compactados em um arquivo de dados conhecido como “WADs”.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – DOOM Eternal (2020, Bethesda Softworks)

    FINAL FANTASY

    Final Fantasy é um videogame RPG de fantasia criado por Hironobu Sakaguchi, desenvolvido e publicado pela primeira vez no Japão pela Square Enix em 1987. Originalmente lançado para o NES, Final Fantasy foi refeito para vários consoles de videogame e é frequentemente incluído com Final Fantasy II em coleções de videogames.

    A história segue quatro jovens chamados Guerreiros da Luz, cada um carregando um dos quatro orbes elementais de seu mundo que foram escurecidos pelos quatro Demônios Elementais. Juntos, eles buscam derrotar essas forças do mal, restaurar a luz dos orbes e salvar seu mundo.

    O jogo recebeu esse nome porque se acreditava que poderia ser o último título lançado pela Square, já que a empresa estava à beira da falência. Em vez disso o jogo foi um grande sucesso comercial recebeu críticas geralmente positivas e gerou muitas sequências de sucesso e títulos suplementares na forma da série Final Fantasy.

    O original é agora considerado um dos jogos de RPG mais influentes e bem-sucedidos do Nintendo Entertainment System, desempenhando um papel importante na popularização do gênero.

    GOD OF WAR

    God of War

    God of War é um videogame de ação e aventura em terceira pessoa desenvolvido pelo Santa Monica Studio e publicado pela Sony Computer Entertainment. O jogo foi lançado em 2005 para PlayStation 2, servindo como a primeira parcela da série de mesmo nome e a terceira cronologicamente.

    Vagamente baseado na mitologia grega, se passa na Grécia antiga, onde o jogador controla o protagonista Kratos, um guerreiro espartano que serve aos deuses do Olimpo. A deusa Atena incumbe Kratos de matar Ares, o Deus da Guerra, que enganou Kratos para que matasse sua própria esposa e filho. Enquanto Ares sitia Atenas por ódio a Atena, Kratos embarca em uma missão para encontrar o único objeto capaz de deter o deus: a lendária Caixa de Pandora.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA: CRÍTICA – God of War Ragnarök (2022, Santa Monica Studios)

    GRAND THEFT AUTO

    Grand Theft Auto é um videogame de ação e aventura de mundo aberto desenvolvido pela DMA Design e publicado pela BMG Interactive. Foi lançado em outubro de 1997 para PC, e em 14 de dezembro de 1997 para PlayStation.

    O game permite ao jogador assumir o papel de um criminoso que pode circular livremente por uma grande cidade. Várias missões estão definidas para serem concluídas, como assaltos a bancos, assassinatos e outros crimes. É o primeiro título da série Grand Theft Auto, uma série que vendeu mais de 125 milhões de unidades, em dezembro de 2012.

    O jogo foi originalmente planejado para se chamar Race ‘n’ Chase e quase foi cancelado devido a problemas de produção. Seu sucessor, Grand Theft Auto 2, foi lançado em outubro de 1999.

    MORTAL KOMBAT

    Mortal Kombat é um jogo de luta arcade desenvolvido e publicado pela Midway Games em 1992 como o primeiro título da série Mortal Kombat. Posteriormente, foi lançado pela Acclaim Entertainment para quase todas as plataformas de videogame doméstico da época.

    O jogo introduziu muitos aspectos importantes da série Mortal Kombat, incluindo o esquema exclusivo de controle de cinco botões e movimentos finais sangrentos. O jogo se concentra na jornada do monge Liu Kang para salvar a Terra do malvado feiticeiro Shang Tsung, terminando com seu confronto no torneio conhecido como Mortal Kombat.

    Mortal Kombat se tornou um jogo mais vendido e continua sendo um dos jogos de luta mais populares da história do gênero gerando inúmeras sequências e spin-offs ao longo dos anos e décadas seguintes começando com Mortal Kombat II em 1993.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    CRÍTICA – Mortal Kombat 1 (2023, NetherRealm Studios)

    CRÍTICA – Mortal Kombat 11 (2019, NetherRealm Studios)

    POKÉMON

    Pokémon Red Version e Pokémon Blue Version, originalmente lançados no Japão como Pocket Monsters: Red & Green, são videogames RPG desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo para o Game Boy. Eles são as primeiras parcelas da série Pokémon.

    Eles foram lançados pela primeira vez no Japão em 1996 como Red and Green, com Blue sendo lançado no final do ano como uma edição especial. Mais tarde, eles foram lançados como Red and Blue na América do Norte, Europa e Austrália nos três anos seguintes. Pokémon Yellow, uma versão de edição especial, foi lançada cerca de um ano depois. Red e Green foram posteriormente refeitos para o Game Boy Advance como Pokémon FireRed e LeafGreen, lançados em 2004.

    O jogador controla o personagem principal de uma perspectiva aérea e o navega pela região fictícia de Kanto em uma missão para dominar a batalha Pokémon. O objetivo dos jogos é se tornar o campeão da Liga Pokémon derrotando os oito Líderes de Ginásio e, em seguida, os quatro melhores treinadores Pokémon do país, os Elite Four. Outro objetivo é completar o Pokédex, uma enciclopédia do jogo, obtendo os 150 Pokémon disponíveis.

    SUPER MARIO BROS.

    Super Mario

    É um videogame de plataforma de 1985 desenvolvido internamente pela Nintendo R&D4 e publicado pela Nintendo como uma pseudo-sequência do jogo Mario Bros. de 1983. Foi originalmente lançado no Japão para o Family Computer em 1987 e Austrália em 1987. É o primeiro da série de jogos Super Mario.

    Em Super Mario Bros., o jogador controla Mario e em um jogo para dois jogadores, um segundo jogador controla o irmão de Mario, Luigi, enquanto ele viaja pelo Reino do Cogumelo para resgatar a Princesa Peach do antagonista Bowser. Em 2005, a pesquisa da IGN nomeou o título “pioneiro” e “altamente influente” como O Maior Jogo de Todos os Tempos, considerando que isso ajudou a ressuscitar o falido mercado americano de videogames da década de 1980.

    O lançamento do jogo em meados da década de 1980 serviu para popularizar ainda mais o subgênero de rolagem lateral do já popular gênero de videogame de plataforma do início da década de 1980.

    THE ELDER SCROLLS

    The Elder Scrolls é um videogame RPG de ação e fantasia épica de mundo aberto desenvolvido pela Bethesda Softworks e lançado em 1994 para PC. Em 2004, uma versão para download do jogo foi disponibilizada gratuitamente como parte do 10º aniversário da série The Elder Scrolls. Assim como suas sequências, o game se passa no continente de Tamriel, completo com natureza selvagem, masmorras e um sistema de criação de feitiços que permite aos jogadores misturar vários efeitos de feitiços.

    THE LEGEND OF ZELDA

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES - The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (2023, Nintendo)

    The Legend of Zelda, com o subtítulo The Hyrule Fantasy em seu lançamento original em japonês, é um videogame de ação e aventura de 1986 desenvolvido e publicado pela Nintendo, lançado na América do Norte em 1987 e projetado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka.

    Ambientado na terra de fantasia de Hyrule, a trama gira em torno de um jovem Elfo chamado Link, o protagonista jogável, que tem como objetivo coletar os oito fragmentos da Triforce da Sabedoria para resgatar a Princesa Zelda do antagonista Ganon.

    Durante o jogo, o jogador vê Link de uma perspectiva de cima para baixo e deve navegá-lo pelo mundo superior e por diversas masmorras, derrotando inimigos e encontrando segredos ao longo do caminho. O jogo inaugural da série Legend of Zelda, foi lançado pela primeira vez no Japão como um título de lançamento para o periférico Family Computer Disk System. Mais de um ano depois, A América do Norte e a Europa receberam lançamentos no Nintendo Entertainment System em forma de cartucho, tornando o jogo o primeiro título de console doméstico a incluir uma bateria interna para salvar dados. Em 1994, esta versão seria lançada no Japão, agora chamada de The Legend of Zelda 1.

    PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

    Especial The Legend of Zelda: 35 anos de histórias fascinantes

    CRÍTICA – The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (2023, Nintendo)

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    EU CURTO JOGO VÉIO #15 | ‘PaRappa The Rapper’ é aconchegante de um jeito muito especial 

    Ao longo dessa jornada chamada existência tive o prazer de ter contato com games desde um bom tempo na infância, indo desde o Atari,...

    Summer Game Fest 2024: Confira todos os anúncios e trailers do evento

    Summer Game Fest 2024 contou com grandes anúncios. Durante o evento foram mostrados games que serão lançados nos próximos meses.

    O que é o Festival de Cannes? Saiba mais sobre o evento anual de cinema e confira 4 recomendações de filmes

    Criado em 1946, o Festival de Cannes é um dos eventos de cinema mais prestigiados do mundo e acontece na cidade de Cannes, na França.

    CRÍTICA: ‘Sand Land’ é diversão envelopada em história consciente

    Sand Land é uma das obras menos conhecidas de Akira Toriyama. A história gira em torno de Belzebub e sua improvável equipe. Confira!