CRÍTICA – The Miasma Chronicles (2023, 505 Games)

    O universo do RPG tático sempre foi algo peculiar para a comunidade de games, utilizando a estratégia, mecânicas próprias e um estilo visual que remete um tabuleiro. Neste ano chega The Miasma Chronicles agregando um novo capítulo a este universo.

    O jogo é distribuído pela 505 Games, conhecida por jogos como Control e Dead By Daylight. Sendo desenvolvido pela empresa sueca The Bearded Ladies responsável pelos jogos Landit Bandit, Corruption 2029.

    The Miasma Chronicles foi lançado para Playstation 5, Xbox Series X/S e para PC sendo disponibilizado para compra em 23 de maio de 2023 nas plataformas digitais.

    SINOPSE

    Deixado por sua mãe aos cuidados de um “irmão mais velho” robótico, ele recebeu uma luva misteriosa com a qual ele pode controlar o miasma. Junte-se aos irmãos numa missão em uma terra devastada pós-apocalíptica para encontrar as respostas que eles procuram — e que podem mudar o curso da história humana para sempre.

    ANÁLISE

    The Miasma Chronicles

    The Miasma Chronicles não é inovador, mas consegue ser um jogo divertido para um fã de um bom jogo de RPG tático. Tendo como um de seus pontos principais um ajuste na sua experiência de jogo, algo que não me recordo ter encontrado no gênero.

    A respeito desta personalização é possível ajustar até qual ponto as mecânicas em aspecto tático tem influencia na sua experiência. Sendo algo mais imersivo ou mais facilitado, com um explicação clara a respeito da influência desta escolha.

    Neste ponto o jogo é diferente mesmo que não tenha mecânicas que inovadoras, a possibilidade de ajustar a jogabilidade para o gosto do usuário é algo interessante. Escolhemos testar ambas as experiências para compreender as suas diferenças o que pode-se definir entre um jogo com elementos mais facilitados enquanto no modo imersivo temos diferenças em ataques e dano sofrido.

    The Miasma Chronicles

    Além da customização de experiência tem a própria dificuldade do jogo, o que se torna interessante que ambos são visualizados como elementos diferentes. O que em linhas gerais tratando-se de jogos ao escolher a dificuldade a jogabilidade se torna mais desafiadora ou não.

    Ainda no campo da jogabilidade existem alguns problemas no aspecto de combate, sendo o mais evidente deles alguns movimentos que deveriam gerar acertos ou dano crítico como indicam, mas não ocorrem. Entretanto o jogo em si tem um combate interessante e incentiva a faceta mais estratégica do usuário para que pense cuidadosamente a escolha correta em cada turno.

    Apesar desta problemática jogar The Miasma Chronicles não é uma experiência maçante, mesmo sem ter mecânicas tão diferenciadas de outros jogos do gênero. Mas a fluidez gráfica aliada ao sistema de combate possibilita um bom divertimento e uma experiência de moderada a difícil em um nível equilibrado de jogo.

    Em aspectos visuais o jogo é exuberante e me transmitiu a mesma experiência de estar em um tabuleiro interativo de um RPG. Não deixando de lado sua interface de um jogo para console/PC possuindo uma excelente fluidez gráfica e pouquíssimas quedas de frames ou bugs durante a sua movimentação ou mudança de ambientes.

    O título é localizado em voz apenas em inglês, mas legendado para o nosso idioma, algo que alguns jogadores mais exigentes reclamem. Entretanto não é um quesito que atrapalhe a experiência de entendimento de história ou tutoriais do jogo, porém a dublagem de vozes deixa um pouco a desejar em alguns momentos.

    A história segue alguns clichês narrativos do gênero pós apocalíptico, mas é uma história boa e a dupla de protagonistas tem uma química divertida em alguns momentos apesar de alguns exageros. As informações a respeito dos acontecimentos nas histórias secundárias e nos itens adquiridos é um bom atrativo também.

    VEREDITO

    The Miasma Chronicles apesar de ter algumas problemáticas de gameplay é uma boa opção para um jogador que deseja conhecer o gênero de RPG tático. Por outro lado jogadores experientes podem se incomodar com estes aspectos, mas pode ter uma experiência divertida deste mundo.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer do game:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Stellar Blade’ é muitos passos a frente um passo para trás

    Stellar Blade é o primeiro game para consoles da Shift Up. O estúdio coreano nos apresenta a aventura de ação de Eve. Confira o que achamos!

    EU CURTO JOGO VÉIO #9 | ‘Paper Mario’ é o início incrível de uma franquia cheia de personalidade

    Paper Mario 64 é um mergulho em um dos melhores jogos de RPG do Nintendo 64. O game 2D nos lança em um mundo conhecido, ligeiramente diferente.

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.