CRÍTICA – Varney Lake (2023, Chorus Wordwilde)

    Jogos indie sempre trazem propostas diferentes, inovadoras e sempre curiosas para aqueles que procuram algo além do que proporcionado ao jogador comum. Desta forma chega mais um capítulo da série Varney Lake.

    O título é desenvolvido pela LCB Studios e Chorus Worldwilde, sendo a última responsável pela sua publicação. Desta forma Varney Lake foi lançado em 27 de abril de 2023 para PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X | S e PC.

    O jogo é o segundo lançamento da antologia Pixel Pulps, uma série de romances visuais inspirados em histórias pulp. revistas que eram publicadas no ínicio do século XX. As histórias são criadas por Nico Saraintaris e Fernando Martinez Ruppel tendo seu desenvolvimento em forma de gráficos de computadores domésticos da década de 80.

    Este é o segundo título da antologia, cujo o predecessor é a aventura interativa Mothmen 1966; lançada em julho de 2022. A sequência pós Varney Lake será Bahnsen Knights que momentaneamente não tem data de lançamento divulgada.

    SINOPSE

    O investigador paranormal Lou Hill não consegue parar de pensar em um caso alucinante que data do verão de 1954. Ajude Lou a refazer os passos das férias de verão de três crianças de décadas atrás e, coletivamente, descobrir a verdade por trás de seu suposto encontro com um vampiro. Mas Jimmy e Christine, agora na casa dos 40 anos, podem ter memórias obscuras da época… e o que realmente aconteceu com Doug?

    Relembre a história do trio por meio de uma jogabilidade baseada em escolhas e explore as múltiplas estradas de uma ficção interativa ramificada sem atrito. Resolva quebra-cabeças acessíveis e estimulantes enquanto aprende mais sobre o próprio investigador paranormal em uma história de linha do tempo dupla inspirada em livros com escolhas e narrativas ramificadas do passado.

    Decifre detalhes entre gerações para finalmente fechar o livro sobre um caso deixado em aberto por quase 30 anos.

    ANÁLISE

    Eu acredito que Varney Lake é uma aventura interativa interessante em um mar de jogos que geralmente buscam experiências semelhantes. Entretanto, para alguns jogadores mais acostumados com jogos em português, a barreira da língua seja um problema.

    Para jogadores que buscam um entretenimento focado em ação ou movimentação frenética, Varney Lake não é uma opção indicada. Pois sua proposta é completamente direcionada a contar uma história de forma interativa, entretanto existem alguns jogos que se pode interagir ao longo da narrativa.

    Possuindo um estilo mais voltado para escolhas, talvez em alguns momentos se torne monótono para se jogar por horas em sequência. Mas com algumas pausas entre capítulos se torna uma excelente opção para se distrair, seja pelo seu estilo ou a história contada.

    O título não tem muitas horas de jogo, podendo ser completado facilmente. Entretanto é possível buscar alguns extras, de acordo com as escolhas feitas e acesso a cenas secretas ao longo da narrativa.

    Em questão de história é um conto extremamente interessante, em alguns momentos remetendo a séries como Stranger Things, talvez por se tratar de adolescente. Mas tem sua própria identidade, se conectando ao antecessor e com personagens intrigantes.

    A narrativa é centrada em três personagens e contada em dois períodos temporais distintos nas décadas de 50 e 80. Sendo assim, conhecemos os impactos destes acontecimentos em suas vidas.

    Enquanto jogava Varney Lake em alguns momentos tive a sensação de estar interagindo com uma revista em quadrinhos, algo que fica evidente pela forma que o jogo se apresenta desde a sua tela inicial. Contudo o que mais chama atenção nesta aventura interativa é o seu visual, graficamente rememorando a jogos da década de 70/80.

    Neste aspecto é agradável jogar, o estilo de pixel arte colabora formidavelmente com as cores de forma a trazer ao jogador uma experiência de um jogo retrô. Além dos aspectos visuais a trilha sonora se comunica muito bem com estes elementos perfeitamente se tornando uma excelente ambientação

    VEREDITO

    Em aspectos de gameplay mais cadenciado, mas com uma narrativa intrigante, Varney Lake é uma ótima proposta de jogo para se distanciar do que é mais comum do meio, além de uma excelente novela interativa.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Stellar Blade’ é muitos passos a frente um passo para trás

    Stellar Blade é o primeiro game para consoles da Shift Up. O estúdio coreano nos apresenta a aventura de ação de Eve. Confira o que achamos!

    EU CURTO JOGO VÉIO #9 | ‘Paper Mario’ é o início incrível de uma franquia cheia de personalidade

    Paper Mario 64 é um mergulho em um dos melhores jogos de RPG do Nintendo 64. O game 2D nos lança em um mundo conhecido, ligeiramente diferente.

    CRÍTICA: ‘Sker Ritual’ combina terror com muita ação

    Sker Ritual é um fps de terror repleto de ação. O game é o sucessor espiritual do game do mesmo estúdio Maid of Sker.

    EU CURTO JOGO VÉIO #8 | ‘The Darkness’ era uma escapada da rotina dos FPS

    The Darkness é um jogo FPS desenvolvido pela Starbreeze e publicado pela 2K, lançado em 2007 para PlayStation 3 e Xbox 360.