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    Só Vai #2 | Arredores de Reykjavik, Islândia (Game of Thrones)

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    Sejam bem-vindos a mais um roteiro de viagem imperdível para quem é nerd de carteirinha! Você é fã de Game of Thrones? Quer fazer uma turnê de carro pelos locais de filmagem? Está afim de encarar um friozinho? Se a resposta para essas perguntas for sim, você vai adorar o roteiro que a equipe do Feededigno preparou: uma viagem clássica e totalmente autoguiada de Game of Thrones na Islândia para fazer de carro, no seu ritmo.

    Você irá começar o seu passeio na belíssima capital, Reykjavik, e fará um círculo completo na ilha, contemplando cenários incrivelmente diversos, como cachoeiras, icebergs, crateras vulcânicas, fontes termais e outros lugares que parecem ter saído de um drama de fantasia.

    Todas as locações que listaremos neste artigo são acessíveis de carro, e incluiremos o tempo estimado de viagem partindo da capital, sendo assim fique a vontade para montar um roteiro que melhor se adapte às suas preferências! Caso queira uma imersão 100% autêntica, você poderá inclusive fazer este roteiro no inverno, quando todo o país se assemelha ao reino de Winterfell.

    Vale lembrar: esta não é uma lista exaustiva e detalhada com todos os locais de filmagem do GoT na Islândia, para elaborar a lista abaixo nós consideramos apenas os pontos turísticos mais importantes.

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    Svínafellsjökull – “Norte da Muralha” (2ª temporada)

    Tempo de viagem: 4 h 22 min

    Esta gigantesca geleira no sul da Islândia é conhecida como o reduto dos Caminhantes Brancos. Sendo um braço da maior geleira da Europa (Vatnajökull), Svínafellsjökull é facilmente visível a partir da Ring Road, a rodovia principal que circunda toda a Islândia.

    Importante: é extremamente perigoso explorar qualquer geleira por conta própria! Para quem quiser se aventurar, há diversas opções de passeios partindo de Reykjavik, que incluem uma caminhada guiada pela geleira em Svínafellsjökull com os equipamentos apropriados.

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    Grjótagjá – “A Caverna do Amor” (3ª temporada)

    Tempo de viagem: 5 h 54 min

    Lembra da cena em que o clima ficou mais “quente” entre Ygritte e Jon Snow? Sim, este é o lugar! A pequena caverna de lava Grjótagjá perto do Lago Mývatn, no norte da Islândia, é literalmente um lugar cheio de vapor, pois contém uma piscina termal natural em seu interior. Décadas atrás, era um local de banho popular para os habitantes locais, mas, infelizmente, a água ficou muito quente por conta de um aumento na atividade geotérmica.

    Porém, se você quiser se banhar (com segurança) em uma lagoa geotérmica igualmente mágica com águas calmas e belas paisagens, recomendamos um lugar chamado Mývatn Nature Baths, nas proximidades, que ficam abertos o ano todo.

    Dimmuborgir – “O Acampamento Selvagem” (3ª temporada)

    Tempo de viagem: 5 h 48 min

    Também localizado na área do Lago Mývatn, Dimmuborgir é perfeitamente adequado para um cenário sobrenatural de Game of Thrones com suas bizarras formações rochosas. Você pode reconhecer este campo de lava de aparência misteriosa como o local do acampamento selvagem de Mance Rayder, onde Ygritte rouba a espada de Jon para atraí-lo para a caverna mencionada (“sabe de nada, Jon Snow…”).

    Embora sem árvores, Dimmuborgir também foi usado em uma cena como o canto da “Floresta Assombrada”, onde alguns membros da Patrulha da Noite foram atacados por Caminhantes Brancos. Dimmuborgir (“fortalezas escuras” em islandês) é igualmente mítico no folclore local, pois é o suposto lar de um troll sedento de sangue chamado Grýlla e seus filhos, os travessos Yule Lads que visitam crianças na época do Natal.

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    Thingvellir – “O Portão Sangrento” (4ª temporada)

    Tempo de viagem: 42 min

    A trilha estreita de Öxarárfoss no desfiladeiro Almannagjá no Parque Nacional Thingvellir (ou Þingvellir) caracteriza-se como a famosa entrada para o Ninho da Águia, para onde Sansa Stark (Maisie Williams) fugiu com Mindinho após o assassinato do Rei Joffrey. Em um episódio posterior, Arya Stark e o Cão de Caça viajaram pelo mesmo caminho em sua missão malsucedida para encontrar Lysa Arryn. O castelo e o portão foram ambos gerados com computação gráfica, mas você poderá caminhar pela passagem entre as paredes de pedra como as irmãs Stark.

    Sendo parte da popular rota turística do Círculo Dourado no sul da Islândia, Thingvellir fica em um vale entre placas tectônicas, resultando em formações geológicas únicas, como fissuras profundas nas quais os visitantes podem mergulhar com snorkel em passeios guiados.

    Þjórsárdalur – “Aldeia de Olly” (4ª temporada)

    Tempo de viagem: 1 h 38 min

    Este belo vale no sul da Islândia é o local de alguns dos maiores massacres de Game of Thrones, nos quais foram filmadas cenas elaboradas de um ataque selvagem a uma aldeia agrícola. O único sobrevivente desse ataque sangrento, um garotinho chamado Olly, escapou para Castelo Negro para informar Jon Snow e a Patrulha da Noite sobre a carnificina que havia ocorrido.

    Em Þjórsárdalur, você pode visitar ainda uma réplica de um alojamento viking que foi usado no set de filmagem. A estrutura de relva tradicional foi modelada a partir da Stöng, uma fazenda medieval que se acredita ter sido enterrada por cinzas vulcânicas após uma erupção do vulcão Hekla em 1104.

    Kirkjufell – “Arrowhead Mountain” (6ª tempoarada)

    Tempo de viagem: 2 h 21 min

    Localizada na Península de Snæfellsnes, no oeste da Islândia, Kirkjufell é a montanha mais fotografada do país. Esta montanha de forma única pode ser vista no fundo da cena de flashback em que os Filhos da Floresta criaram o primeiro Caminhante Branco. Ele também aparece coberto de neve no episódio apropriadamente chamado de “Além da Muralha”, quando Jon e seus companheiros guerreiros viajam para o norte.

    Reynisfjara – “Atalaialeste do Mar” (7ª temporada)

    Tempo de viagem: 2 h 28 min

    Esta dramática praia de areia preta no sul da Islândia serviu de canário na série para o forte Atalaialeste do Mar, onde os guardas da Patrulha da Noite mantêm vigia constante na Muralha. Visíveis da praia estão as pilhas de mar irregulares de Reynisdrangar, que claramente não precisam de nenhum aprimoramento digital para fazê-las parecer parte de um mundo de fantasia.

    A praia de Reynisfjara fica perto da cidade de Vík e também é facilmente acessível a partir da Ring Road.


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    Noites Sombrias #105 | Maldições nos bastidores dos filmes de terror

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    O gênero terror é algo que podemos comparar com algo mágico, pois dentre tantos aspectos dos filmes, independente do subgênero, existe uma mística em torno de cada produção conectando os acontecimentos diretamente com os filmes que retratam, quase como maldições.

    Algumas produções importantes tiveram alguns acontecimentos no mínimo estranhos, para não dizer assustadores, levando a aumentar toda a energia que existe em torno do filme e o seu processo de desenvolvimento e vamos citar alguns casos emblemáticos destes acontecimentos.

    O Exorcista (1973)

    O Exorcista

    O mais emblemático e, particularmente, o mais assustador da lista está nos bastidores da produção que em 2023 chega ao seu 50º aniversário com um remake em desenvolvimento para lançamento ainda este ano.

    Diversas coisas ocorreram nos sets de filmagem, como o incêndio que afetou o set mas apenas o quarto de Regan (Linda Blair) ficou intacto; além de diversos outros acidentes ocorreram durante as gravações, incluindo a atriz Ellen Burstyn que se lesionou gravemente na emblemática cena em que Regan gira a sua cabeça e joga sua mãe, Chris (Ellen Burstyn), na parede do quarto.

    Além dos acidentes, ocorreram mortes estranhas como do ator Jack MacGowran uma semana após gravar o filme, o irmão do ator Max Von Sydow que deu vida ao padre Merrin assim que iniciou sua participação no longa e um vigia que foi assassinado a tiros neste período; além do aborto espontâneo da esposa de um dos assistentes de câmera.

    Muito macabro, não acham? O Exorcista é possivelmente o líder das “maldições” nos bastidores!

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | O Exorcista: Confira a ordem cronológica da franquia

    Trilogia Poltergeist

    Tão chocante quanto o filme anterior, a trilogia Poltergeist foi um sucesso com seus filmes lançados em 1982, 1986 e 1988; porém a franquia tem uma combinação de diversos fatos trágicos que ocorreram ao longo de seus filmes.

    A primeira é o assassinato de Dominique Dunne cujo o autor foi John Thomas Sweeney após não aceitar o fim do relacionamento. A atriz interpretou a irmã de Carol no primeiro filme.

    Outro fato trágico foi o falecimento de Heather O’Rourke poucos antes da estreia do terceiro longa, após não resistir a uma repentina obstrução intestinal grave aos doze anos de idade.

    Além destas duas mortes trágicas, os atores Julian Beck faleceu de um câncer de intestino e Will Sampson não resistiu a uma cirurgia pouco antes do lançamento do segundo filme. O fato curioso foi que o ator chegou a fazer uma limpeza espiritual no sets de filmagem.

    Quanto as coisas misteriosas que ocorreram durante as gravações, Jobeth Williams afirmou em diversas entrevistas que, sempre ao retornar das filmagens, os quadros do seu quarto de hotel estavam sempre tortos.

    E esta trilogia não escapou de ter problemas durante as suas gravações: o ator Oliver Robins quase estrangulado de verdade em uma cena que seu personagem, Robbie, era estrangulado por um brinquedo e foi salvo prontamente pela equipe de produção.

    Assustador, não?

    INVOCAVERSO

    Coisas deste tipo não ocorreram apenas durante a produção de filmes antigos, mas em grandes produções de sucesso como Invocação do Mal (2013) e Anabelle (2014) com fatos muito assustadores.

    Primeiramente, em Invocação do Mal, os membros da produção descobriram marcas em seus corpos sem nenhuma explicação aparente; como Joey King que interpretou Christine e Vera Farmiga que deu vida a Lorrayne Warren.

    A atriz que interpretou a investigadora paranormal relata que viu as marcas na tela de seu computador enquanto realizava a leitura do roteiro do filme e consequentemente as percebeu em seu corpo.

    Ao longo do período de filmagens membros da produção sempre acordavam às três da manhã com frequência, a ponto de dormirem no mesmo quarto com medo de ficarem sozinhos e a atriz Shanley Caswell também deu relatos de acordar neste horário, além da sensação de ser observada mesmo estando sozinha no quarto.

    Enquanto nas gravações de Annabelle o diretor John Leonetti comentou que viu marcas de garras em uma das janelas do set, para o seu medo as marcas eram iguais da entidade demoníaca descrita no roteiro.

    Leonetti na época comentou:

    Era noite de Lua cheia. As garras foram iluminadas pela lua. Eu tenho uma foto; foi uma loucura.”

    Outro momento incomum foi o produtor Peter Safran, atual co-presidente da DC Studios, contou ao Hollywood Reporter que uma luminária caiu sobre o ator que fez o papel de zelador, após Joseph Bishara passar por debaixo do objeto utilizando a maquiagem completa da entidade pela primeira vez.

    Já dá vontade pegar o terço, não é? Mesmo que alguns refutem os casos paranormais dos Warren, há quem diga que esses acontecimentos por trás das produções são verdadeiras maldições!

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    O Bebê de Rosemary (1968)

    TBT #128 | O Bebê de Rosemary (1968, Roman Polanski)

    O filme clássico do diretor Roman Polanski tem a sua boa quantidade de “trágicas coincidências”, sendo o mais trágico o assassinato de Sharon Tate, esposa do diretor e grávida na época, que foi vítima dos cultistas da seita de Charles Manson.

    Outra vítima de toda a energia negativa em torno do longa foi o produtor William Castle que, segundo relatos, em delírio durante uma falência renal citou frases do filme que recém havia sido lançado.

    No mesmo hospital que o produtor foi levado, Krzyztof Komeda responsável pela trilha sonora do filme faleceu em decorrência de um coagulo no cérebro, assim como o personagem Edward Hutch, amigo de Rosemary que morre da mesma causa.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #128 | O Bebê de Rosemary (1968, Roman Polanski)

    Outras produções

    Além destes casos citados, outras produções têm relatos de acontecimentos misteriosos como as coisas macabras que ocorreram durante as gravações de Horror em Amtyville (1979) e o escritório da produtora de O Chamado (2002) ser misteriosamente inundado.

    Sejam elas consideradas coincidências, acontecimentos misteriosos, fatos incomuns ou maldições em tornos destas produções, uma coisa é certa: Tudo isso – maldições, ou não – só tornam os filmes de terror ainda mais assustadores devido a energia que estas informações agregam às produções.


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    Nintendo Switch Online: Conheça 5 os melhores jogos de Game Boy no serviço

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    Até o Game Boy, consoles portáteis sempre foram produtos nichados. Com o Merlin tendo sido lançado em 1978, sem um visor, ele se mostrou como um divisor de águas. No ano seguinte, o Milton Bradley Microvision chegou ao mercado como o primeiro console portátil com cartuchos intercambiáveis. Por parte da Nintendo, essa empreitada começou nos anos 80, com o Game & Watch Series.

    O Game Boy foi lançado em 1989 e trouxe uma enorme variedade de games e foi o primeiro de muitos consoles portáteis da Big N. No Japão o console ganhou outras duas versões, o Game Boy Pocket e o Game Boy Light. Após a primeira Nintendo Direct de 2023, chegou ao Nintendo Switch Online + Expansion Pack ganhou duas novas adições, a primeira foram os jogos do Game Boy e do Game Boy Advance.

    POST RELACIONADO: Nintendo Switch Online: Conheça os 10 melhores jogos de NES no serviço

    Os games de Game Boy incluem games de Game Boy e Game Boy Color. Confira abaixo os melhores games disponíveis:

    ALONE IN THE DARK: THE NEW NIGHTMARE

    Game Boy

    A versão de Alone in The Dark: The New Nightmare lançada no Game Boy Color foi um port do game lançado originalmente para o PlayStation. O game nos lança pela história de Edward Carnby, que ao investigar o assassinato de seu melhor amigo na Shadow Island, é lançado em uma história de terror. O que Carnby não sabe, é que a história na qual está prestes a adentrar, é muito mais sombria do que ele esperava.

    GARGOYLE’S QUEST

    Game Boy

    Gargoyle’s Quest foi lançado pela Capcom em 1990. O game nos coloca no controle da gárgula Firebrand, em uma missão a fim de impedir que o reino Ghoul seja destruído de uma vez por todas. Ainda que Firebrand esteja destinado a se tornar o salvador de seu reino, sua missão se mostrará mais difícil do que ele pensava.

    KIRBY’S DREAM LAND

    Game Boy

    Kirby’s Dream Land é o primeiro game da adorada criaturinha rosa. Antes mesmo dele ser rosa, de fato. Lançado em 1992, o game conta a história de Kirby na tentativa de recuperar as Twinkle Stars mágicas. Como uma incrível aventura sidescroller, o game consegue se sustentar e se faz muito feliz.

    THE LEGEND OF ZELDA: LINK’S AWAKENING DX

    The Legend of Zelda: Link’s Awakening DX é um port para o Game Boy Color após o game ter sido um sucesso. Lançado em 1998, o game nos pela pela Koholint Island, tudo isso enquanto Link enfrenta estranhas criaturas sombrias.

    METROID II – RETURN OF SAMUS

    Lançado originalmente em 1991, agora no planeta SR388, Samus se vê presa em uma história enquanto caça os terríveis Metroids. Pelas ruínas antigas do planeta, Samus precisará explorar a fim de obter as relíquias e as habilidades necessárias para derrotar seus inimigos. Com a já tradicional jogabilidade característica da franquia, Metroid II inova em sua história.

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    CRÍTICA – Um Fim de Semana Ruim (2022, Mino)

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    Um Fim de Semana Ruim é um one-shot que faz parte da série Criminal foi publicada originalmente em 2020 e que veio a ser publicado no Brasil pela editora Mino em 2022. Ressalto que a obra pode ser lida sem ter acompanhado a série Criminal.

    SINOPSE

    Os quadrinhos não vão partir seu coração. Eles vão dar cabo da sua vida. Hal Crane já devia saber, uma vez que está na área desde quase seus primórdios. Preso em uma convenção em outra cidade, esperando para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra, o fim de semana de Hal vai levá-lo por uma jornada sombria pela história secreta desse meio que sempre foi assombrado por vigaristas, escroques e sonhadores desesperados.

    ANÁLISE

    Um fim de Semana Ruim

    A indústria cinematográfica sempre retratou de maneira versátil como funciona o cinema, desde o modo mais sombrio em Mulholland Drive (2001) ou de forma mais leviana em La La Land (2016). Com isso em mente, a sétima arte representa de forma genuína essa indústria, mas assim como o cinema, os quadrinhos também são bem representados quando tratam de sua indústria de maneira bastante inventiva desde do processo de criação e editorial, em como no mangá Bakuman (2008).

    Desse modo, temos mais um excelente trabalho da dupla Ed Brubaker e Sean Phillips em “Um Fim de Semana Ruim” a obra retrata bem a paixão de quem vive de quadrinhos de maneira crua e visceral. A história é contada do ponto de vista Jacob Kurtz que sempre foi um fã incondicional de quadrinhos e que acaba entrando na indústria por sua paixão e por seu ídolo e mentor Hal Crane. No entanto, Jacob nunca imaginou que o seu ídolo tivesse um lado sombrio.

    Dessa forma, acompanhamos Hal Crane um personagem deplorável que não se adequa mais aos tempos de hoje e age igual um canalha, seja com seus assistentes ou mesmo com fãs, mas que apesar do “gênio forte” o mesmo é um mestre na sétima arte. Ao longo da história mostra que ele não tem mais paixão por sua profissão, mas que ainda assim o seu discípulo vê uma faísca dentro dele do que ele foi na era de ouro.

    Um fim de Semana Ruim

    O que torna a obra fascinante são as diversas citações a momentos reais que aconteceram na indústria dos quadrinhos do ponto de vista desses dois personagens que são simplesmente memoráveis e carismáticos. Mesmo o Hal Crane sendo amargurado, o personagem torna a história engraçada.

    Em relação ao roteiro, Brubaker conduz a narrativa de maneira brilhante e reflete bem o amor e ódio de quem trabalha com quadrinhos. Ainda mais a história sendo ambientada numa convenção de quadrinhos. Esse ponto torna o enredo muito imersivo ainda para quem já participou desse tipo de evento. Sob a arte de Phillips não preciso falar que o mesmo segue com traço magistral. Com as cores de seu filho, Jacob torna a colorização fascinante. Uma ressalva, creio que o personagem Jacob Kurtz foi influência do próprio Jacob Phillips.

    VEREDITO

    Enfim, Um Final de Semana Ruim é um one-shot brilhante que se tornou uma das minhas HQs favoritas. Esse quadrinho é de fato uma carta de amor e ódio a indústria dos quadrinhos contada de maneira genuína e engraçada.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Um fim de Semana Ruim

    Autores: Ed Brubaker, Sean Phillips e Jacob Phillips
    Editora: MINO
    Páginas: 72

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    The Mandalorian: Relembre os personagens da série

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    Falta pouco! A terceira temporada de The Mandalorian chega exclusivamente ao Disney+ em 1° de março, mais de dois anos após o fim da temporada anterior. A série acompanha as jornadas do Mandaloriano (Pedro Pascal), um caçador de recompensas e de Grogu, um Yoda. Nos novos episódios, enquanto a Nova República luta para afastar a galáxia de sua história sombria, Din Djarin cruzará caminhos com antigos aliados e fará novos inimigos ao mesmo tempo que ele e Grogu continuam sua jornada juntos.

    The Mandalorian contará com o retorno de personagens amados pelo público e outros um tanto quanto ameaçadores.

    Din Djarin (Pedro Pascal)

    Mandalorian

    Claro que não podíamos começar essa lista se não com o grande protagonista da série! Din Djarin (Pedro Pascal) é um caçador de recompensas que navega por várias partes da galáxia, e que faz parte dos Mandalore, um grupo que tem como caraterística viverem com uma armadura pesada, uma máscara de metal que nunca pode ser retirada e que vivem nas sombras e escondidos depois que foram atacados pelo Império Galáctico. Em The Mandalorian, Din Djarin recebeu a missão de encontrar um bebê da raça Yoda e entregar para um ex-membro do império. Porém, acaba construindo uma relação com a criança e decide proteger ela dos perigos da galáxia.

    Grogu

    Mandalorian

    O grande companheiro de Din Djarin é Grogu, um bebê da raça Yoda que carrega consigo uma força inimaginável. Após ser salvo pelo Mandaloriano, a dupla viaja pela galáxia fugindo de antigos inimigos do império e buscando um lar seguro para o desenvolvimento dos poderes de Jedi. Enquanto passeia por vários planetas, Grogu come tudo o que vê pela frente e entrega cenas de muita fofura.

    Moff Gideon (Giancarlo Esposito)

    Mandalorian

    Um nome importante do antigo Império Galáctico, Moff Gideon (Giancarlo Esposito) liderou forças sombrias contra rebeldes no passado. Apesar de agora viver na era da Nova República, ele é uma das forças do passado que ainda sobrevivem aterrorizando planetas pela galáxia. Quando soube da existência de Grogu, um bebê que pode alcançar a força de grande Jedi’s, Gideon faz de tudo para captura-lo e usar seus poderes para o lado sombrio da força.

    Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff)

    Mandalorian

    Líder da revolução de Mandalore e interpretada pela atriz Katee Sackhoff, Bo-Katan busca revolucionar o poderoso grupo. Aparecendo pela primeira vez na segunda temporada, a personagem tenta recuperar o Sabre Sombrio roubado por Moff Gideon (Giancarlo Esposito) no Grande Expurgo de Mandalore. Para isso, decide ajudar Din Djarin a encontrar uma Jedi que possa realizar o treinamento de Grogu. Após alguns problemas enfrentados, eles se unem para combater forças do antigo império galáctico e salvar o bebê Yoda do lado sombrio da força.

    Greef Karga (Carl Weathers)

    Após a queda do Império Galáctico, Greef Karga se tornou um agente da Guilda dos Caçadores de Recompensas, oferecendo trabalhos para Mandalorianos. Após entregar a tarefa de recuperar uma carga desconhecida, que viria a ser Grogu, Karga entra em confronto com Din Djarin já que o Mandaloriano salva a criança das mãos do comprador. Porém, ao longo das duas primeiras temporadas, Greef se alia a Din e Grogu contra Moff Gideon e o Império Galáctico.

    Nascido nos Estados Unidos, Carl Weathers é o ator que interpreta Greef Karga em The Mandalorian. Antes, já foi um jogador profissional de futebol americano, e como ator ficou famoso ao interpretar o boxeador Apollo Creed na série de filmes Rocky.

    A terceira temporada de The Mandalorian chega ao Disney+ no dia 1º de Março e continua os acontecimentos da 1ª, 2ª temporada da série da 1ª temporada de O Livro de Boba Fett.

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    CRÍTICA – Hitman Freelancer (2023, IO Interactive)

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    Hitman 3 foi lançado em 20 de janeiro de 2021 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One , Xbox Series e PC sendo o oitavo título da franquia e o ultimo que encerra a trilogia World of Assassination. Desenvolvido e publicado pela IO Interactive o jogo do gênero stealth é jogado em terceira pessoa e ao longo de todos os seus títulos se tornou um dos clássicos do gênero, angariando muitos fãs do misterioso assassino conhecido apenas como Agente 47.

    A mais recente atualização do jogo chegou gratuitamente no dia 26 de janeiro intitulado Hitman: Freelancer aonde podemos seguir uma rotina de missões e pequenas campanhas utilizando todos os aspectos mecânicos característicos do jogo.

    SINOPSE

    Os jogadores assumem o papel do Agente 47 explorando vários locais ao redor do mundo com o objetivo de assassinar alvos contratados

    A história deste terceiro capítulo é uma conexão direta do jogo anterior, quando Edward “A Constante” cede uma informação para o Agente 47 e seus aliados derrubarem os principais sócios da Providence, ocupando o vácuo de poder deixado por eles.

    ANÁLISE

    Freelancer

    Hitman: Freelancer é um excelente conteúdo adicional para o jogo que encerra a franquia, porém não é o tipo de gameplay que possa se tornar uma unanimidade pelas mecânicas complexas e os objetivos a alcançar. Em Freelancer temos um esconderijo de onde recebemos diversas missões de campanha, cada uma com duas missões de assassinato comum para na terceira identificar e eliminar o alvo prioritário.

    É permitido falhar apenas em uma das missões principais, porém caso isso aconteça o Agente 47 não pode ser identificado, aumentando a dificuldade da missão restante. Caso falhe em duas missões ou em eliminar o alvo prioritário se falha na campanha sendo necessário realizar novamente todas as tarefas, porém em diferentes lugares o que torna a dinâmica de objetivos muito divertida.

    O esconderijo é um local com diversas áreas desde a sala que se escolhe os alvos e equipamento necessário para realizar a tarefa, guarda roupa, sala de recuperação de onde o 47 ressurge caso uma missão não seja bem sucedida, além de áreas externas, sala de jantar e outros lugares acessados a cada nível de maestria adquirido.

    Freelancer

    A maestria não só permite o acesso as áreas do esconderijo, mas também melhorias, acesso a armas, veículos, trajes que podem se utilizados na realizações de missões e “merces”, a moeda de compra do jogo.

    Realizar um assassinato em Hitman não é uma tarefa fácil como se pensa, sendo necessário realizar um processo de planejamento que, para jogadores que não conhecem este gênero, possa ser enfadonho porém necessário pois quanto mais indetectável for a sua infiltração maior o sucesso e suas recompensas cumprindo os objetivos secundários.

    Falhar em missões também é algo que incentiva a elaboração de uma estratégia, pois os equipamentos perdidos na missão não retornarão com o personagem após surgir na ala de recuperação do esconderijo. Para jogadores mais familiarizados com a proposta de Hitman é uma jogabilidade divertida realizando o reconhecimento de área, pegando algum disfarce ao interceptar algum guarda ou pessoa que facilite o acesso a determinada área o aproximando do alvo, além da opção de realizar isso de forma letal ou não.

    O jogo não é tão focado no conflito direto, portanto o uso de armas é mais limitado incentivando a ser o mais furtivo possível, porém o jogo possui um excelente mostruário de armas diferentes para os momentos que for necessário realizar o combate. A mecânica de disparo talvez seja o ponto de atenção, tanto no jogo Hitman 3 quanto neste modo freelancer, dificultando a mira de acordo com o ângulo que se está posicionado.

    VEREDITO

    O modo de jogo Hitman: Freelancer é desafiador para novos jogadores, mas pode ser altamente chamativo quando se torna conhecedor de todos os recursos necessários para obter sucesso ao realizar objetivos no jogo e para aqueles que gostam de um bom jogo de modo furtivo, é uma experiência divertida e altamente gratificante elaborar as estratégias para realizar as campanhas do jogo.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer de Hitman 3: Freelancer:

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