REVIEW – EasySMX ESM-9124 (2022, EasySMX)

    EasySMX ESM-9124 é o novo controle gamer multiplataforma desenvolvido pela empresa EasySMX. O gamepad lançado em 2022 é compatível com Nintendo Switch, PC e celulares Android e iOS.

    Confira a seguir o review do EasySMX ESM-9124. No fim do texto você encontra um código de desconto e o link para compra diretamente no site da empresa.

    Transparência: O controle foi enviado pela EasySMX para fazermos essa análise. O código de desconto disponível no fim do texto não é uma parceria paga com o Feededigno, e sim parte da campanha de verão da marca. Portanto, o código pode expirar a qualquer momento sem aviso prévio, sendo de total responsabilidade da EasySMX.

    CARACTERÍSTICAS

    Plataformas: Nintendo Switch (tradicional e Lite), Android 8.0 ou superior, iOS 13 ou superior, Windows 7/10 ou superior, Android TV box

    Conexão: Bluetooth 5.0 (Nintendo Switch, Android e iOS); via cabo USB-C (PC)

    Alcance do Bluetooth: 10 metros

    Motores para vibração: Sim

    Modo Auto-sleep: Sim, após 5 minutos sem uso

    Função Turbo: Sim

    Bateria: Lítio e recarregável de 600 mAh

    Duração da bateria: Até 15 horas de uso sem as luzes ligadas, ou até 10 horas com as luzes ligadas

    Tempo de carregamento: 2h30min a 3 horas

    Peso: 211g

    Dimensões: 15,2cm x 10,6cm x 6,1cm

    Itens presentes na caixa: 1 Controle EasySMX ESM-9124, 1 cabo USB-C e 1 manual com instruções em inglês, alemão, francês, italiano, espanhol e chinês

    ANÁLISE DO EASYSMX ESM-9124

    O EasySMX ESM-9124 chama atenção de cara porque tem um formato parecido com o do Pro Controller do Nintendo Switch. Ele ganha ainda mais pontos por ser versátil e capaz de aperfeiçoar a sua gameplay não apenas no console híbrido da Nintendo, como também no PC e em celulares Android e iOS.

    De fato, o formato anatômico e a superfície antiderrapante na parte traseira das laterais são os grandes diferenciais do controle. Essas duas características são essenciais para tornar a jogatina confortável mesmo que você esteja jogando há muitas horas.

    Mesmo fora das áreas antiderrapantes, o material do EasySMX ESM-9124 também contribui para que o controle se mantenha seco. Tudo isso favorece muito para que o uso seja firme, facilitando que sua gameplay seja sempre estável.

    Confira o unboxing feito pelo meu colega Bruno em nosso canal no YouTube

    Por falar em horas de gameplay, eu seguramente joguei pelo menos 20 horas antes de fazer o review do EasySMX ESM-9124. Minha experiência sempre foi com as luzes do controle ligadas, e mesmo assim a bateria durou mais do que as especificações indicam, o que é mais um ponto muito positivo.

    Os botões desse controle multiplataforma são:

    • Joysticks direito e esquerdo;
    • Direcional analógico;
    • X, Y, B, A;
    • Gatilhos R e ZR (direita), L e ZL (esquerda);
    • Select (-);
    • Menu (+);
    • Home;
    • Screenshot;
    • Teclas traseiras programáveis M1, M2, M3 e M4;
    • Buraco de reset.

    Além dos botões, o controle também conta com luzes de LED centrais que indicam se o controle está ligado e como qual player, além do logotipo da EasySMX entre os botões Menu e Select.

    Os joysticks do EasySMX ESM-9124 são firmes, resistentes e oferecem uma sensação única de conforto ao manuseá-los. Chama atenção a leveza e a precisão dos sticks ao mesmo tempo em que se mostram rígidos o suficiente para terem muito tempo de uso sem qualquer problema.

    Ainda sobre os joysticks, vale destacar que a superfície não é plenamente emborrachada. Ela apresenta um relevo que parece ser uma borracha nas bordas, enquanto o centro é do mesmo material que o controle fora das superfícies antiderrapantes.

    Os botões, o direcional analógico e os gatilhos ZR/ZL também são igualmente firmes e confortáveis. As únicas peças mais suaves do EasySMX ESM-9124 são os gatilhos R/L, embora não demonstrem fragilidade.

    Por padrão, as teclas programáveis funcionam da seguinte forma no Nintendo Switch:

    • M1 = B
    • M2 = A
    • M3 = Y
    • M4 = X

    Dependendo do jogo, faz muito sentido contar com esses atalhos atrás do controle, e podem ser um diferencial em um game competitivo.

    O EasySMX ESM-9124 está disponível em 4 estilos: preto, branco, Dragon (preto com uma ilustração de dragão em laranja) e Handprint (branco com detalhes coloridos que simulam tinta).

    O controle multiplataforma EasySMX ESM-9124 está disponível em 4 modelos
    Créditos: EasySMX / Divulgação

    Teste de fogo: O que eu joguei para analisar o EasySMX ESM-9124

    Joguei uma boa variedade de jogos com diferentes graus de exigência do controle e do jogador.

    No Nintendo Switch, usei o EasySMX ESM-9124 para Mario Strikers: Battle League, Metroid Dread, Animal Crossing: New Horizons, Fire Emblem Warriors: Three Hopes, Tony Hawk Pro Skater 1+2, Pokémon Legends: Arceus, LEGO Star Wars: The Skywalker Saga, Super Mario Odyssey e Fall Guys. Você pode clicar nos links para ler as críticas dos jogos depois de ler esse review.

    Eu destaco as experiências que tive em três desses jogos porque têm pontos importantes que preciso compartilhar com você.

    No Tony Hawk Pro Skater 1+2 eu voltei a jogar depois de muito tempo sem curtir esse ótimo jogo. Simplesmente o EasySMX ESM-9124 deu um up na experiência. Eu curto jogar THPS no analógico para facilitar a execução de manobras na diagonal, e o desse controle é excelente para jogar o que tiver uma exigência como essa.

    No Mario Strikers: Battle League eu destaco o conforto, pois sempre que eu inicio o jogo eu fico pelo menos uma hora jogando. Então, a superfície antiderrapante e o formato anatômico fazem toda a diferença.

    Por fim, mas não menos importante, são os sensores de movimento. Eles não perdem em nada para os do Joy-Con em jogos como Super Mario Odyssey.

    No PC eu usei para jogar Scott Pilgrim vs. The World: The Game, e no iPhone 7 eu curti os games Super Mombo Quest e Moonlighter. Vale destacar que todos esses jogos também estão disponíveis para o Nintendo Switch.

    A experiência no celular flui muito bem e a sincronia por Bluetooth é ótima. Para usar o controle no PC é preciso conectar por cabo, então essa é a única diferença em relação à conexão nas demais plataformas.

    VEREDITO

    O EasySMX ESM-9124 é um ótimo controle multiplataforma que cumpre muito bem suas funções para o Nintendo Switch, PC, Android e iOS. Com um preço base de US$ 34,99, o gamepad pode ter um excelente custo x benefício como alternativa ao Pro Controller do Switch, especialmente para quem vai usá-lo para jogar em mais de uma plataforma.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    O EasySMX ESM-9124 pode ser comprado no site oficial da EasySMX. Use o código SUMMER12 para ganhar 12% de desconto.

    Assista ao vídeo de lançamento do EasySMX ESM-9124:

    Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

    Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Cult of the Lamb (2022, Devolver Digital)

    Leia o review de Cult of the Lamb, um roguelite sarcasticamente fofo com elementos de gerenciamento de colônias lançado pela Devolver Digital.

    22 jogos indie e AAA para ficar de olho ainda em 2022

    Selecionamos 22 jogos indie e AAA (Triple A) para PC e principais consoles que prometem boas experiências ainda em 2022. Confira!

    CRÍTICA – Xenoblade Chronicles 3 (2022, Nintendo)

    Lançado em 29 de julho de 2022, Xenoblade Chronicles 3 é o novo jogo da franquia desenvolvida pela Nintendo com a MONOLITHSOFT. Leia o review.

    Assassin’s Creed: 15 anos de franquia da Ubisoft

    Relembre de Assassin's Creed de 2007, que trouxe elementos inovadores para jogos de mundo aberto que se tornaram padrão atualmente.