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    CRÍTICA – Lake (2021, Gamious)

    Lake é um game indie produzido pela Gamious. O game nos coloca no controle de Meredith Weiss em uma história tão singular quanto tranquila, enquanto deixa sua vida na cidade grande para passar uns dias na cidade que cresceu no Oregon.

    Toda a narrativa do game gira em torno do período que Meredith passou na cidade onde cresceu à beira do icônico lago que dá nome ao game.

    SINOPSE

    Hoje é 1º de setembro de 1986. Você assume o papel de Meredith Weiss, uma mulher de meia-idade que está de volta à quietude da sua cidade natal, após viver na grande metrópole. Ela troca a agitada carreira em uma empresa de software para assumir temporariamente as tarefas do pai, que é o carteiro da cidade.

    Durante a estadia de duas semanas na linda Providence Oaks, no estado norte-americano do Oregon, ela encontra pelo caminho rostos familiares e muita gente nova. Na pele de Meredith, você decide com quem conversar, fazer amizade e talvez até iniciar um relacionamento romântico.

    Aconteça o que acontecer, ao final da licença vai ser preciso tomar uma decisão: voltar ao seu trabalho cheio de exigências na cidade grande, ou permanecer na cidadezinha onde cresceu?

    ANÁLISE

    Lake

    O game ambientado em 1986 nos apresenta à vida em uma época anterior à que conhecemos, sem qualquer tipo de tecnologia moderna, sem celulares ou computadores portáteis. Um dos elementos mais marcantes do game, se dá pelo fato de Meredith atuar como desenvolvedora de uma tecnologia prestes a chegar ao mercado e que promete mudar a vida de seus usuários. Após um longo período de desenvolvimento do projeto, ela decide partir para tirar suas merecidas férias.

    Mas nada é o que parece e o game ilustra bem esse “merecido descanso”. Nos lembrando diretamente de tempos em tempos, quase sempre como um simulador de entregas, o game acaba entregando muito mais do que isso. No controle de Meredith Weiss, enquanto a trama se desenrola, vemos a personagem que decide passar férias na cidade onde cresceu simplesmente assumindo a função de seu pai – esse sim está de férias -, no serviço postal da cidade.

    Enquanto tramas do passado de Meredith, e da cidade se desenrolam, o agora trabalho da protagonista acaba atuando quase sempre como a força motriz para dar início à intricados acontecimentos na cidade e seus personagens. Ainda que as histórias tão singulares destes indivíduos comecem a se desenvolver apenas após a chegada de Meredith, a presença da protagonista na cidade muda também sua forma de ver aquele mundo.

    A beleza de Lake vem da tranquilidade de mostrar o mundo em que estamos inseridos, mas não apenas isso. Sem sequências incessantes, ou tramas cansativas, Lake é um game sobre o papel das relações interpessoais na fase adulta e sua reconexão com a vida, de fato.

    VISUAL SIMPLES E SIMULADOR DIVERTIDO

    Lake

    Com um gráfico simplista e um mapa bem definido, o game nos permite decorar cada uma das ruas de acordo com o passar dos dias de trabalho de Meredith. Sem muita dificuldade, as entregas variam entre cartas, envelopes sem endereço e até mesmo encomendas – que podem ser gatos doentes, ou até mesmo VHS -, de acordo com sua relação com os personagens da cidade, você pode dar início às missões únicas.

    Algo importante para a história de Meredith, é que: por contar como um game de múltipla escolha, a história de Meredith pode ter diferentes finais, bem como suas relações com os personagens da cidade. Atuando para além de um simulador de carteiro, Lake funciona também como um date simulator.

    As minúcias da trama de Lake vão além do seu visual encantador e sua trama singela. A tranquilidade presente na trama e nas relações daqueles personagens são quase um retrato de uma época bem diferente da nossa, em que o tempo era visto de uma maneira diferente se o compararmos com hoje. Isso mesmo, o tempo.

    O tempo tem um papel importante no game. A história de Meredith se divide em 14 dias que tem início com suas missões de entrega e podem chegar ao fim quando você retornar ao final do dia para o estacionamento do correio. Nesses 14 dias – que duram em média 7, no máximo 8 horas de gameplay -, as relações dos personagens presentes na cidade a beira de um lago no Oregon mudarão para sempre, assim como a vida de Meredith.

    VEREDITO

    Com um mapa, um diário e tramas que nos encantam e surpreendem, Lake é um game tranquilo para tempos turbulentos e sequências de ação incessantes. Em época de jogos que insistem em nos deixar sempre tensos e nervosos, Lake te garante relaxamento e diversão. A história de Meredith e de Lake nos permitem viajar em um furgão de entregas, ouvindo rádio e admirando a beleza gráfica simples.

    A beleza do game não está apenas em seu visual, mas sim nas relações presentes em cada uma das tramas que o game pretende desenrolar.

    O game foi lançado originalmente para consoles Xbox One, Xbox Series X/S e em 2022 chegou ao PlayStation 4 e PlayStation 5. Esse review foi possível graças à Microsoft, e jogado inteiramente pelo XCloud Gaming tanto no PC, quanto no Android.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do game:

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    Yu Yu Hakusho: Quem são os protagonistas?

    A Netflix começou a apresentar as primeiras imagens de sua futura adaptação de Yu Yu Hakusho, mostrando como será o visual de cada um dos quatro protagonistas. O live-action previsto para chegar ao catálogo da gigante do streaming em dezembro de 2023, porém até o momento não há informações sobre a história; por outro lado as primeiras imagens mostram uma tentativa de se manter fiel ao conceito original, mesmo que conte com algumas mudanças na caracterização dos personagens.

    O mangá Yu Yu Hakusho, escrito e ilustrado por Yoshihiro Togashi consiste em 175 capítulos, que foram publicados originalmente na revista Weekly Shōnen Jump entre dezembro de 1990 e julho de 1994 e compilados em 19 volumes tankōbon pela editora Shueisha. No Brasil, foi publicada pela editora JBC em meio-tanko e depois relançada em formato original tankōbon.

    Uma adaptação televisiva animada dirigida por Noriyuki Abe foi exibida originalmente no Japão entre outubro de 1992 e dezembro de 1994 pela Fuji TV. Mais tarde, foi licenciada no Brasil pela extinta Tikara Filmes em 1996, onde foi transmitida também pela extinta Rede Manchete entre 1997 e 1998, pela RedeTV! em 1999. Em 2004, foi transmitida com uma nova dublagem pelo Cartoon Network, sendo retransmitida em 2005, 2007 e 2008 pela Rede 21Band PlayTV, respectivamente.

    A franquia gerou dois filmes de animação, uma série de OVAs, álbuns de música, jogos eletrônicos e outras mídias.

    SINOPSE

    Um delinquente de quatorze anos de idade que é atingido e morto por um carro ao tentar salvar a vida de uma criança. Após realizar alguns testes apresentados a ele por Koenma, o filho do governante do submundo, Yusuke é revivido e é lhe dado o título de Detetive Sobrenatural, com o qual deve investigar vários casos envolvendo demônios e fantasmas no mundo humano.

    OS PROTAGONISTAS

    Yusuke Urameshi

    Yu Yu Hakusho: Quem são os protagonistas?

    Yusuke Urameshi é o principal protagonista da série de mangá e anime Yu Yu Hakusho.

    Ele é um Detetive Espiritual encarregado de proteger o Mundo Humano de várias ameaças sobrenaturais ao longo da série e seus amigos mais próximos, bem como os maiores aliados, incluem Kuwabara, Kurama, Hiei, Keiko, Genkai, Koenma e Botan. Ele também é o líder de fato do Time Urameshi e a pessoa em geral a ser observada quando as coisas ficam difíceis.

    No início da série, Yusuke é um adolescente delinquente/lutador de rua incontrolável com pouca ou nenhuma qualidade positiva em seu personagem. Ao longo da série, ele começa a se tornar uma pessoa melhor, transformando-se em um defensor quase altruísta do Mundo Humano enquanto ele próprio continua a se tornar um poderoso artista marcial.

    Curiosidades: Na segunda famosa série de mangá de Yoshihiro Togashi, Hunter X Hunter, Yusuke faz uma aparição ao lado de Hiei e Kurama como figuras de ação na sala de Milluki Zoldyck (volume 8, pág. 69). Ele também faz uma aparição no último painel do mangá Hunter X Hunter, onde Yusuke Urameshi pergunta sobre o Ano Novo e é dito que ele está no mangá errado.

    Kazuma Kuwabara

    Yu Yu Hakusho: Quem são os protagonistas?

    Kazuma Kuwabara, mais comumente conhecido por seu sobrenome, é um dos principais protagonistas da série, junto com Yusuke, Kurama e Hiei. Ele é o irmão mais novo de Shizuru Kuwabara e também se apaixona por Yukina.

    Kuwabara é consistentemente descrito como estúpido e feio. No entanto, ele é extremamente leal a seus amigos e tem um código de honra muito rigoroso e faria qualquer coisa por seus amigos ou por amor. Ele pode ser desajeitado, imprudente, rude e também muito teimoso, mas é persistente e também tem um ótimo senso de humor. Em combate, não desiste de uma luta, mesmo estando ferido.

    Curiosidades: Em vários episódios, pode-se ver que ele liga preventivamente seu abdômen com bandagens, muito parecido com um lutador clássico. Em partes posteriores da história, para batalhas particularmente significativas, ele se veste como um bosozoku, um bandido motociclista japonês estereotipado antiquado.

    Youko Kurama

    Yoko Kurama é o nome do demônio raposa de cabelos prateados original. Depois que ele foi ferido por ser perseguido, ele colocou seu espírito no bebê humano recém-nascido, Shuichi Minamino. É neste ponto, e mais tarde com o envelhecimento, que a psique de Kurama está no controle. Um tema ao longo da série é sua aceitação como ser humano e seu equilíbrio entre as duas personalidades. Ele pode alternar entre os dois corpos quase à vontade após a saga Torneio das Trevas.

    Mesmo que sua aparência mais comum seja em sua forma humana (Minamino), ele é referido como Kurama, com exceção de seus colegas de classe como Yuu Kaito, Maya Kitajima, sua mãe e sua família adotiva.

    Kurama é o membro mais calculista, astuto e analítico dos personagens principais e talvez de toda a série. Ele é capaz de olhar cuidadosamente além de seus sentimentos e ver a situação real em questão, o que foi demonstrado em mais de uma ocasião. Ele é extremamente perspicaz, capaz de reconhecer rapidamente os padrões e erros que seus oponentes cometem, o que lhe dá uma vantagem. Já em sua forma de Yoko Kurama, ele é muito mais cruel, vingativo e impiedoso, mantendo todas as suas capacidades intelectuais, chegando a gostar de brincar com seus inimigos de maneira sádica.

    Curiosidade: A palavra yoko, apesar de ser retratada como um nome na dublagem, na verdade se traduz literalmente como “raposa demônio” em japonês.

    Hiei

    Hiei é conhecido como imiko (“criança amaldiçoada”), porque ele é um demônio do fogo masculino nascido de uma kōrime (“donzela de gelo”), uma raça exclusivamente feminina. Ele nasceu homem porque sua mãe se relacionou com um demônio do fogo masculino fora de sua comunidade isolacionista, o que o levou a ser expulso quando criança e jogado sobre a montanha em que nasceu. Depois de sobreviver à sua queda na superfície do Makai, ele foi encontrado e criado por uma gangue de bandidos.

    Mais tarde, Hiei recebeu o implante Jagan Eye (um terceiro olho em sua testa) de Shigure, o demônio quiroprático/cirurgião. Embora Shigure tenha avisado que a cirurgia drenaria Hiei de toda a sua (antiga) força e que seria incrivelmente doloroso, ele a realizou de qualquer maneira. Depois, ele escolheu aceitar as lições de Shigure na arte da esgrima para sobreviver.

    Com seu terceiro olho implantado cirurgicamente, Hiei pode exibir uma ampla gama de habilidades psíquicas – incluindo telepatia, telecinese, visão remota e apagar memórias. O olho também permite que ele controle as mentes de demônios e humanos mais fracos.

    Em combate, Hiei muitas vezes é impiedoso e raramente emprega qualquer estratégia utilizando uma mentalidade de “não faça prisioneiros”, muitas vezes sobrecarregando seus oponentes com força bruta e velocidade superior. Ele tende a usar sua espada para derrotar rapidamente inimigos mais fracos a curta distância, mas usará suas habilidades de manipulação de chamas negras muito mais poderosas se ele ver seu alvo como um oponente digno ou desejar destruir um grande número de inimigos de uma só vez.

    Botan

    Botan é um guia para o Mundo Espiritual e amigo próximo de Yusuke Urameshi. Ela é um espírito encarregado de transportar as almas dos falecidos para o Mundo Espiritual para enfrentar seu julgamento final. Ao contrário da ideia de haver apenas um, ela é uma das muitas ceifadoras.

    A personagem é genuinamente prestativa e bem-intencionada, além de ser um pouco desajeitada e míope. Ela também é cautelosamente otimista, mas pode ser um pouco medrosa. Ela costumava ver Yusuke como um assunto interessante para estudar até que desenvolve um vínculo com ele e se tornar um valioso aliado e amigo. Mais tarde, quando Yusuke se uniu a Kuwabara, Kurama e Hiei, Botan ajuda passa a ajudar toda a equipe.

    Koenma

    O Rei Enma Jr., geralmente é chamado de Koenma; ele é o atual governante do Mundo Espiritual e filho do co-regente, Grande Rei Enma.

    Ele parece notavelmente jovem para sua idade (exatamente 670 anos no mangá e 666 no início da série animada), sendo que ele existe há vários séculos antes de conhecer Yusuke. Sendo um príncipe, Koenma tem muitos subordinados, especialmente o demônio Jorge Saotome. Ele é normalmente infantil e abusivo (principalmente em sua forma de criança), com uma atitude bastante mandona, comandando aqueles ao seu redor para realizar suas tarefas, quer trabalhem para ele ou não. Ele se dá bem com Botan, porém tem uma espécie de rivalidade entre irmãos com Yusuke.

    Os poderes de Koenma dependem exclusivamente de sua chupeta, para a qual ele transferiu sua energia espiritual, a fim de conservar seu poder para tempos mais sombrios.

    Genkai

    Genkai foi o mestre do Detetive Espiritual Yusuke Urameshi e também foi mentora de Kazuma Kuwabara.

    A personagem era uma mulher antiquada com grande força e determinação. Ela colocou sua mente e corpo em um treinamento extensivo para permitir que ela criasse e controlasse seu poder, o que contribuiu muito para seu comportamento bastante frio e duro. Ela viu Yusuke como um preguiçoso no início, muitas vezes colocando-o em regimes de treinamento exaustivos e com risco de vida, mas logo passou a amá-lo como o neto que ela nunca teve.

    Em seu auge, pode-se dizer que Genkai tem um nível de poder semelhante ao jovem Toguro em pleno poder.


    Veja as primeiras imagens oficiais dos protagonistas de Yu Yu Hakusho na versão live action da Netflix:

    Takumi Kitamura como Yusuke, Jun Shison como Kurama, Kanata Hongo como Hiei e Shuhei Uesugi como Kuwabara.

    A serie Yu Yu Hakusho ainda não tem data de lançamento, mas tem previsão de lançamento para 2023.


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    CRÍTICA – Bastardoz (2022, Javier Ruiz Caldera)

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    Bastardoz é um filme espanhol adquirido pela Netflix e que é dirigido por Javier Ruiz Caldera. O longa já está disponível no catálogo da plataforma.

    SINOPSE DE BASTARDOZ

    Durante a Guerra Civil Espanhola, um grupo de soldados de diversas frentes ideológicas precisa se unir para derrotar uma ameaça maior: um exército de zumbis.

    ANÁLISE

    Bastardoz tem uma proposta de ser um terror com diversas pitadas de comédia, entretanto, ele é mais um filme de comédia com pitadas de ação, o que não prejudica em nada seu tom galhofa com alguns pensamentos relevantes sobre polarização.

    A trama que reúne um grupo de pessoas na época em que o Ditador General Franco estava no poder, assim como Hitler na Alemanha, traz algumas reflexões sobre política e comportamento da nossa sociedade.

    Tecnicamente, o diretor Javier Ruiz Caldera se vira como pode com o que tem. O elenco carece de bons atores, mas consegue ter uma dinâmica interessante baseada em estereótipos como a mulher durona, a experiente, o teimoso, os machões, o ingênuo e o herói que começa como um canalha e vai recebendo lições que o tornam mais humano. Existe uma sacada em relação a como os zumbis sangram, mascarando bem o uso de sangue artificial.

    O roteiro é simples: uma ameaça grandiosa, um vilão por trás disso, personificando o mal e um grupo que quer destruir tudo para que a nação não sofra ainda mais com uma destruição com proporções globais. Existem muitas facilitações e clichês, mas nada disso atrapalha o divertimento de uma trama escapista.

    A grande reflexão que o texto de Bastardoz traz é a de que estamos todos juntos no mesmo barco que está afundando, sejamos de extrema direita, extrema esquerda, centro, n fim, se não trabalharmos juntos, vamos todos nos afogar por conta de homens que querem apenas poder e vencer a qualquer custo, não importando o quão bélicas são as consequências dos atos deles.

    VEREDITO

    Como entretenimento puro, Bastardoz funciona, entregando até um pouco mais por conta de sua proposta de época na qual todos os fatos ocorrem. Com um pouco mais de aprofundamento e temática um pouco menos galhofa, o longa poderia ser marcante, mas serve para divertir por uma hora e meia.

    Nossa nota

    3,6/5,0

    Confira o trailer de Bastardoz:

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    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça Isildur

    Isildur era o filho mais velho de Elendil e irmão de Anárion. Ele e Anárion fundaram e governaram conjuntamente Gondor, enquanto seu pai morava em Arnor, no norte.

    Na Guerra da Última Aliança, Isildur cortou o Um Anel da mão do Maia Sauron, mas ele se recusou a destruí-lo. Isildur foi posteriormente morto por Orcs e o Um Anel foi perdido no Desastre dos Campos de Lis por quase 2.500 anos. Sua recusa em destruir o Um Anel permitiu que o espírito de Sauron durasse e assegurou que ele continuaria sendo uma ameaça para a Terra-Média.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Conheça os Maiar

    A linhagem de Isildur sobreviveu nos Dúnedain do Norte e seu herdeiro ajudaria a acabar com o poder de Sauron na Guerra do Anel.

    NOMES E TÍTULOS

    Apesar de não viver tanto quanto os Elfos, os numenorianos também tinham uma vida longa e Isildur ao longo de seus 234 anos recebeu alguns títulos, como:

    • Rei de Gondor;
    • Alto Rei de Arnor e Gondor;
    • Rei de todos os Dúnedain.

    ORIGEM

    Isildur nasceu em Númenor e vivia junto com sua família no refúgio de Rómenna na costa leste da ilha de Númenor. Seu pai era Elendil e seu avô era Amandil, o Senhor de Andúnië. Os Senhores de Andúnië descendiam dos Reis de Númenor através de Silmariën, a filha mais velha do quarto Rei de Númenor, Tar-Elendil.

    A PRIMEIRA ERA

    Ar-Pharazôn, o Rei de Númenor, capturou Sauron e o trouxe para Númenor. Entretanto, Sauron se permitiu ser levado porque queria corromper os númenorianos para causar sua queda. Ele usou seu desejo de imortalidade e poder para convencê-los a renunciar a divindade Eru e adorar Morgoth.

    À medida que a influência de Sauron aumentava, os Fiéis – um pequeno grupo de númenorianos permaneceu amigável com os Elfos e fiel a Eru e aos Valar – começaram a se preparar para deixar Númenor. Eles encheram nove navios com suas famílias e muitos de seus bens valiosos, incluindo o palantíri. Isildur tinha três navios próprios, e trouxe a bordo a muda de Nimloth, a Árvore Branca; a Pedra de Erech; assim como sua esposa e seu filho Elendur.

    Os nove navios dos Fiéis foram poupados pelos mares e um grande vento do oeste os enviou para as costas da Terra-Média. Elendil desembarcou no norte com quatro navios, enquanto Isildur e Anárion chegaram no sul, às Fozes do Anduin com três e dois navios respectivamente. Elendil e seus filhos estabeleceram o reino norte de Arnor e o reino sul de Gondor, onde Elendil era o Grande Rei de ambos os reinos, mas governou de Arnor e entregou o governo de Gondor a seus filhos.

    Isildur viveu em Minas Ithil, a leste do Anduin, enquanto Anárion fez sua casa em Minas Anor, a oeste do Anduin. Eles governaram a partir de sua capital conjunta de Osgiliath, construída em ambas as margens do rio.

    A SEGUNDA ERA

    Nos primeiros dias de Gondor, Isildur foi para a Colina de Erech na entrada do Vale da Raiz Negra nas Montanhas Brancas. No topo da colina colocou a Pedra de Erech, uma grande esfera negra que trouxera de Númenor. O Rei de Gondor se encontrou com o Rei dos Homens da Montanha, que jurou lealdade a Isildur sobre a Pedra.

    Sauron atacou e capturou Minas Ithil, porém Isildur escapou com sua esposa e filhos e uma muda da Árvore Branca. Isildur e sua família embarcaram em um navio nas Fozes do Anduin e navegaram ao redor da costa da Terra-Média, procurando Elendil em Arnor. 

    Elendil consultou Gil-galad, o último Alto Rei dos Noldor na Terra-Média e juntos formaram a Última Aliança de Elfos e Homens para se opor a Sauron. Nesse mesmo ano, o filho mais novo de Isildur, Valandil, nasceu na casa de Elrond em Valfenda.

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    Quando Isildur convocou os Homens das Montanhas para se juntarem à luta contra Sauron, eles recusaram e o Rei de Gondor os amaldiçoou e disse que eles nunca descansariam até que cumprissem seu juramento, e assim eles assombraram os Caminhos dos Mortos até que pagaram sua dívida com Aragorn, na Terceira Era. 

    O exército da Última Aliança se reuniu em Valfenda e então marchou para a guerra. Isildur e seus três filhos mais velhos Elendur, Aratan e Ciryon foram com o exército, enquanto a esposa de Isildur e seu filho Valandil permaneceram em Valfenda.

    Durante a Guerra da Última Aliança as forças de Sauron foram derrotadas na Batalha de Dagorlad na planície fora de Mordor, e o exército da Última Aliança entrou no reino de Sauron e sitiou Barad-dûr. O cerco durou sete anos e muitos Homens e Elfos foram mortos, incluindo o irmão de Isildur, Anárion.

    Finalmente, o próprio Sauron desceu de sua torre; Ele lutou com Gil-galad e Elendil nas encostas do Monte da Perdição. Durante o combate, Sauron foi derrubado, mas Gil-galad e Elendil morreram na luta, com a espada de Elendil, Narsil, se quebrando ao longo do combate.

    Isildur pegou o punho da espada e usou a lâmina quebrada para cortar o Um Anel da mão de Sauron. O espírito de Sauron fugiu de seu corpo, mas enquanto o Anel que detinha muito de seu poder sobrevivesse, seu espírito sobreviveria. E apaixonado pela aparente beleza do Anel, Isildur o tomou para si.

    Após a Guerra da Última Aliança, Isildur partiu de Minas Anor com seus três filhos mais velhos e uma companhia de cavaleiros. Eles marcharam pelos Vales do Anduin no lado leste do rio, em direção à Passagem Alta sobre as Montanhas Nebulosas. O Rei de Gondor pretendia entregar o Um Anel a Elrond, como sugerido por seu filho mais velho e confidente, Elendur.

    Trinta dias depois da partida, a companhia de Isildur foi atacada por Orcs perto dos Campos de Lis. Os Orcs não sabiam que Isildur tinha o Um Anel, mas foram inconscientemente atraídos por seu poder. Os homens de Isildur estavam em desvantagem numérica de dez para um e, embora inicialmente tenham conseguido repelir o ataque formando uma parede de escudos, os Orcs renovaram seu ataque após o anoitecer e os homens foram esmagados.

    O filho de Isildur, Aratan, foi mortalmente ferido, e seu filho Ciryon foi morto. Seu filho mais velho, Elendur, implorou que ele fugisse para evitar que os Orcs capturassem o Anel. Isildur concordou e se separou com grande tristeza de Elendur, que foi morto liderando os restantes Dúnedain.

    Em sua fuga, o Rei de Gondor tirou a armadura e entrou no rio com a intenção de tentar atravessá-lo. A corrente era forte e, apesar de sua grande força, puxou-o para os pântanos dos Campos de Lis. Então o Anel saiu do dedo de Isildur e se perdeu nas águas. Ao atravessar o rio, Isildur foi visto por Orcs que o mataram com flechas.

    O filho mais novo de Isildur, Valandil, tornou-se o Grande Rei de Arnor quando atingiu a maioridade, mas ele não reivindicou o reinado de Gondor, e os dois reinos se separaram. Gondor continuou a ser governada pelos herdeiros de Anárion, enquanto Arnor foi governada pelos herdeiros de Isildur. 

    A TERCEIRA ERA

    Isildur não chegou até a Terceira Era.

    No final da Terceira Era os Reinos de Arnor e Gondor foram reunidos por Aragorn II Elessar, herdeiro de Isildur.

    PODERES

    Devido à sua linhagem numenoriana, Isildur tem uma grande longevidade.

    CURIOSIDADES

    No game LEGO The Lord of the Rings: The Video Game Isildur é dublado pelo ator Hugo Weaving, que interpretou o Elfo Elrond na trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.

    OUTRAS MÍDIAS

    O personagem criado por Tolkien aparece em:

    LIVROS

    • A Sociedade do Anel;
    • O Retorno do Rei;
    • O Silmarillion;
    • Contos Inacabados: A História de Galadriel e Celeborn.

    FILMES

    Isildur é interpretado por Harry Sinclair no longa de Peter Jackson.

    GAMES

    • The Lord of the Rings: The Two Towers;
    • Middle-Earth: Shadow of War;
    • LEGO The Lord of the Rings: The Video Game;
    • The Lord of the Rings Online.

    TV

    O personagem estará presente na primeira série de TV da franquia e será vivido pelo ator Maxim Baldry em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que chegará ao serviço de streaming Prime Video no dia 1 de setembro de 2022.

    Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a TV; o acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra-Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

    Assista ao primeiro trailer:

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    Ben Esposito: Entrevista exclusiva com o criador de Neon White

    Ben Esposito é um game designer e diretor criativo conhecido por atuar em renomados jogos indie. Ao longo da carreira, ele trabalhou em títulos premiados como The Unfinished Swan (vencedor nas categorias Jogo Estreante e Inovação do BAFTA Video Game Award 2013), What Remains of Edith Finch (eleito Melhor Jogo no BAFTA 2018 e Melhor Narrativa no The Game Awards 2017) e Donut County (Jogo do Ano para iPhone pela Apple em 2018).

    O portfólio de Ben conta com uma variedade significativa de estilos e propostas: desde jogos sentimentais e profundos como What Remains of Edith Finch (2017) e Unfinished Swan (2012), até títulos como Tattletail (2016) e Sonic Dreams Collection (2015), que aparentam ser o extremo o oposto.

    No entanto, o ponto que está presente em todas as produções é a veia artística que Ben Esposito sempre busca destacar. Seja através de músicas, cores, drama ou humor, é sempre possível identificar essa marca entre os variados trabalhos do artista que, além de game designer, também é músico. Seu trabalho musical conta com a composição da trilha sonora do desenho OK KO! Vamos Ser Heróis, do Cartoon Network.

    Agora em 2022, Ben trabalhou em parceria com a Angel Matrix, um pequeno grupo colaborativo de desenvolvedores independentes, para lançar Neon White, um game que pode ser considerado um misto de FPS, speedrunner, puzzle, simulador de parkour e também um jogo de plataforma.

    Neon White foi lançado pela Annapurna Interactive em 16 de junho de 2022 para PC e Nintendo Switch. O game conta com ótimas avaliações da crítica especializada, estando avaliado com nota 89 (PC) e 87 (Nintendo Switch) no Metacritic. Aqui no Feededigno não é diferente: eu avaliei Neon White com nota máxima. Confira a análise completa aqui.

    Tivemos a oportunidade de entrevistar Ben Esposito para saber mais sobre seu trabalho em Neon White, curiosidades a respeito do processo criativo e uma pitada de descontração que não poderia faltar num papo com ele.

    Protótipo e desafios no desenvolvimento de Neon White

    Iniciamos a entrevista perguntando sobre as origens do jogo e suas ambições. Esposito afirmou que o protótipo foi criado em 2017, como um jogo de plataforma em primeira pessoa que usava cartas. No entanto, ele cogitou desistir da ideia.

    Como um último esforço, o diretor decidiu revisar o projeto em 2018 e ele mudou alguns elementos, removendo principalmente a aleatoriedade que provinha de sacar cartas de um baralho.

    “Com essa mudança, percebi que o jogo se tornou um divertido time-attack puzzle”, ele relata contente por perceber que o esforço deu vida nova ao protótipo.

    Um time-attack puzzle pode ser entendido como um jogo que exige soluções criativas em um curto espaço de tempo. A partir dessa atualização no projeto, em 2019 ele começou a desenvolver o jogo a sério.

    Desafios não faltaram para Ben Esposito em Neon White. Afinal, um jogo tão complexo e frenético cheio de camadas de história e da própria gameplay não parece fácil de executar.

    Normalmente as apostas poderiam recair sobre as dificuldades com o level design. No entanto, Ben Esposito afirma que o maior desafio foi conseguir lançar o jogo para PC e Nintendo Switch rodando a 60 quadros por segundo (FPS).

    “Isso exigiu muito trabalho de todos os envolvidos: programadores, artistas e designers. Em um ponto, tivemos que refazer todos os nossos shaders de ambiente e materiais do zero. Valeu a pena garantir que o jogo funcionasse sem problemas tanto no Nintendo Switch, quanto em uma gama mais ampla de hardwares de PC”, relata o diretor criativo.

    Neon White: um jogo frenético ou uma graphic-novel em anime?

    Uma de nossas curiosidades era saber o que motivou a Angel Matrix a construir uma narrativa no formato graphic-novel dentro de um anime como pano de fundo de um jogo tão frenético.

    Ben Esposito explica que a pegada graphic-novel focada no protagonista do jogo foi planejada desde o início.

    A história de Neon White é satisfatória e bem humorada, tornando gratificante a experiência de superar os desafios

    “Ao pesquisar jogos focados em speedrunning como esse, descobrimos que a intensidade é tão alta por tanto tempo que é exaustivo jogar por mais de uma hora de cada vez. As partes sobre a história do jogo destinam-se a criar mais momentos de inatividade na experiência e explorar o cenário estranho do Céu”, ele detalha, justificando a interdependência de ambos os pontos: história e gameplay.

    Como Ben Esposito e sua equipe fizeram um jogo frenético e leve ao mesmo tempo

    Por eu já ter experimentado o jogo Perfect Stride (2013), também criação de Ben Esposito, percebi algumas semelhanças como a velocidade e as mecânicas mais difíceis. Qual é o segredo de Ben e sua equipe para conseguir criar uma experiência leve e divertida mesmo como elementos frenéticos?

    Ele confessa que “assim como em Perfect Stride, Neon White foi criado na tentativa de tornar um estilo de jogo muito exigente e de nicho em uma experiência de jogo acessível para novos jogadores”.

    “Ambos os jogos têm suas raízes em mapas personalizados para jogos FPS como Quake, Team Fortress e Counter-Strike, e não sei se você ainda pode baixar os mapas que estávamos jogando há mais de uma década! O que sabemos é que esses estilos de jogo de movimento em primeira pessoa são muito divertidos e, com um pouco de design inteligente, podemos apresentar novos jogadores às alegrias do movimento”, complementa Esposito com empolgação.

    Inspirações para as personalidades em Neon White

    As divertidas e caricatas personalidades dos personagens de Neon White – tanto os Neons, quanto os Anjos – são características que se destacam no novo jogo de Ben Esposito com a Annapurna Interactive.

    Segundo o diretor, a ideia da Angel Matrix foi criar um elenco dinâmico de personagens que fossem divertidos e extremamente autoindulgentes. “Procuramos inspiração nos animes do final dos anos 90, mas em vez de nos inspirarmos em qualquer personagem específico, esperávamos criar novos personagens que parecessem exemplificar o estilo e arquétipos destilados desse período”, detalha.

    Aproveito ainda para perguntar se o conceito da Neon Violet tinha sido baseado em Tattletail (jogo de terror com um bichinho de pelúcia, também de autoria de Ben Esposito). Apesar da semelhança, ele comenta que “a conexão entre Violet e Tattletail foi um feliz acidente”.

    Neon White teve alguma influência do trabalho com o Arcane Kids?

    Ben Espositou trabalhou com o estúdio Arcane Kids em projetos feitos por fãs sem licenciamento, como Bubsy3D: Bubsy Visits the James Turrell Retrospective (2013) e Sonic Dreams Collection (2015). O grupo tem em seu DNA proposta de fazer algo pessoal, não focado no público em si, mas em expressar sua própria arte, principalmente através do humor.

    Pergunto a ele se Neon White foi o seu jogo em parceria com a Annapurna Interactive que mais pode ter se aproximado dessa proposta.

    Esposito afirma que identifica, sim, algumas semelhanças, mas que ainda assim um jogo com a cara do Arcane Kids “provavelmente seria ainda mais engraçado, mais inspirado e muito mais desequilibrado”. Ele ainda enfatiza: “Os jogos com o Arcane Kids são colaborações entre um punhado das pessoas mais engraçadas e talentosas que conheço”.

    Mas ele não descarta a possibilidade de executar uma ideia mais próxima desse estilo em um jogo com a essência Arcane Kids e a roupagem Annapurna: “Talvez um dia possamos fazer um!”.

    A fase favorita de Ben Esposito em Neon White

    Pergunto ao criador de Neon White qual nível do jogo foi o seu favorito em termos de criação e de diversão. Ele logo fez questão de dar créditos aos level designers do jogo, Carter Piccillo e Russell Honor, afirmando que ele trabalhou diretamente em apenas algumas lutas contra chefes que ele considerou difíceis de criar, e que por isso não poderia reivindicar a autoria da maioria dos layouts.

    No entanto, ele comenta que um dos níveis que achou mais divertido de jogar foi o Escalada (primeiro nível do nono cenário), desenvolvido por Carter Piccillo. “É um nível mais longo com bom flow e uma quantidade impressionante de oportunidades para melhorar seu tempo. Nós lutamos para decidir onde colocar a dica de atalho neste nível porque existem 3 atalhos principais que são igualmente inteligentes”, avalia.

    Alguma chance de algum inimigo ser um guaxinim?

    Devido a uma particularidade da vida de Ben Esposito e sua relação, digamos, mais próxima com guaxinins, pergunto se ele cogitou criar algum dos demônios com a forma de um. O caso é que ele era diariamente importunado por guaxinins quando morou em seu primeiro apartamento em Los Angeles.

    A brincadeira pode ser melhor entendida através dos jogos Brooklyn Trash King (2013) e no premiado Donut County.

    Apesar da experiência complicada, ele afirma não guardar ressentimentos dos bichinhos e que “não faria um demônio que se parecesse com um guaxinim porque não gostaria de atirar em um com uma arma centenas de vezes”. Me pareceu um bom ponto.

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    Persuasão: Quem é o elenco do filme da Netflix?

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    Oito anos depois de romper seu noivado com o capitão Frederick Wentworth, a protagonista Anne Elliot ainda não o superou. A irmã do meio de três irmãs, a jovem de 27 anos está isolada e solitária em uma família que não a entende; mas quando seu passado de repente volta em sua vida, ela deve escolher entre o fechamento real ou uma segunda chance. Baseado no último romance de Jane Austen, o filme Persuasão está cheio de personagens peculiares e cativantes que compõem o círculo social de Anne.

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    Conheça alguns deles a seguir.

    DAKOTA JOHNSON como Anne Elliot

    Persuasão

    Sarcástica e espirituosa, Anne, de 27 anos, é a narradora às vezes imperfeita que leva o público de Persuasão através do colorido elenco de personagens que povoam seu mundo. Quando a conhecemos, ela estava morando com o pai e a irmã mais velha, tendo recusado sua grande chance de amor e felicidade quase uma década antes.

    Dakota Johnson vem roubando cenas desde sua curta, mas memorável aparição em A Rede Social (2010), de David Fincher. Catapultada para o estrelato depois de ser escalada como Anastasia Steele na franquia Cinquenta Tons de Cinza, a atriz já atuou em mais de 25 filmes.

    Além disso, ela está desenvolvendo suas habilidades atrás das câmeras; em 2019, Dakota co-fundou uma produtora, a TeaTime Pictures, com Ro Donnelly.

    COSMO JARVIS como Capitão Frederick Wentworth

    Depois de ser rejeitado por Anne a conselho de Lady Russell, o capitão Frederick Wentworth buscou uma vida de aventura na Marinha Britânica. Ele retorna à Inglaterra como um homem rico com perspectivas de casamento muito melhores. Mas ele esqueceu a mulher que partiu seu coração?

    O ator britânico nascido nos Estados Unidos – cujo nome completo é na verdade Harrison Cosmo Krikoryan Jarvis – estourou ao lado de Florence Pugh em Lady Macbeth (2016) e apareceu em Peaky Blinders e Raised by Wolves. Ele também é um músico que escreveu centenas de músicas originais e lançou vários álbuns.

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    NIKKI AMUKA-BIRD como Lady Russell

    Em Persuasão, Lady Russell era a melhor amiga da falecida mãe de Anne Elliot e, em sua ausência, atua como modelo, mentora e confidente. Ela se sente culpada por ter afastado Anne de Wentworth tantos anos atrás, e está constantemente tentando compensar isso. Viúva, ela tem pouco desejo de se casar novamente, em vez disso, faz longas viagens à Europa, onde pode ter assuntos sensuais sem julgamento dos outros.

    Nikki Amuka-Bird aparece em Old and The Personal History of David Copperfield. Em 2014, no teatro de Londres, ela também trabalhou anteriormente com a diretora Carrie Cracknell na produção de Birdland. Ela foi indicada ao BAFTA por sua atuação como Natalie na adaptação da BBC do romance de Zadie Smith, NW em 2016.

    HENRY GOLDING como William Elliot

    O primo rico e elegível de Anne, que uma vez esnobou sua irmã Elizabeth por se casar com um americano. Agora, ele está de volta à Inglaterra, solteiro mais uma vez, e à procura de uma nova esposa. É melhor Wentworth tomar cuidado.

    Henry Golding é a realeza das comédias românticas, tendo estrelado como Nick Young em Crazy Rich Asians e ao lado de Emilia Clarke em Uma Segunda Chance para Amar (2019), de Paul Feig. O romance de férias, co-escrito por Emma Thompson, marca a segunda colaboração de Golding com Feig depois de Um Pequeno Favor (2018), no qual ele interpreta o marido aparentemente perfeito de Blake Lively.

    MIA MCKENNA-BRUCE como Mary Musgrove

    A irmã mais nova mimada e egoísta de Anne tem uma única prioridade: ela mesma. Casada com Charles Musgrove, ela trata o marido e os filhos como ela trata Anne – como criaturas descartáveis ​​abençoadas com a oportunidade de aumentar seu próprio conforto e felicidade.

    Mia McKenna-Bruce é mais conhecida por seu papel como Tee Taylor na série Tracy Beaker Returns e seu spin-off, The Dumping Ground. Em 2020, ela interpretou Bree Deringer na série britânica de suspense adolescente Get Even.

    YOLANDA KETTLE como Elizabeth Elliot

    Em Persuasão, Elizabeth é amplamente conhecida como a beleza do clã Elliot – embora seja perfeitamente possível que ela mesma tenha iniciado esse boato. Vaidosa e arrogante, ela é o orgulho e a alegria de seu pai Walter, e a única que viaja com ele para Bath em um esforço para escapar da falência.

    Você pode ter visto Yolanda Kettle como a amante de Tony Armstrong-Jones (Matthew Goode), Camilla Fry na segunda temporada de The Crown, ou ao lado de Matthew Macfadyen, Hayley Atwell e Alex Lawther em Howards End.

    RICHARD E. GRANT como Sir Walter Elliot

    Meu pai. Ele nunca encontrou uma superfície reflexiva que não gostasse“, diz Anne no início de Persuasão. Isso resume muito bem Sir Walter, um dândi perdulário cujo único instinto paternal é instruir seus filhos sobre como ser mais parecidos com ele.

    Aclamado ator de personagem, Richard E. Grant recebeu uma indicação ao Oscar em 2018 por sua atuação em Poderia Me Perdoar?, de Marielle Heller; – mas você também pode tê-lo visto em The Age of Innocence, Gosford Park, Girls, Game of Thrones, Downton Abbey ou Loki.


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