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    CRÍTICA – Encounter (2021, Michael Pearce)

    Encounter é o novo longa original da Amazon Prime Video. O filme dirigido por Michael Pearce, e protagonizado por Riz Ahmed (O Som do Silêncio), chega à plataforma no dia 10 de dezembro. Além de Ahmed, a produção conta também com a multipremiada Octavia Spencer (A Vida e a História de Madam C.J. Walker).

    SINOPSE DE ENCOUNTER

    Dois irmãos embarcam em uma viagem com seu pai, que está tentando protegê-los de uma ameaça alienígena.

    ANÁLISE

    Encounter é uma proposta ousada do diretor Michael Pearce. Com um roteiro criado por ele em parceria com Joe Barton, a produção é uma mistura de thriller e road trip, com uma pitada de sci-fi.

    Malik Khan (Riz Ahmed) está em uma missão secreta para combater alienígenas que estão invadindo o planeta. Transmitidos por meio de hospedeiros, os parasitas se apoderam dos humanos e mudam seu comportamento.

    Buscando salvar os filhos e levá-los para um lugar seguro, Malik inicia uma viagem de carro ao longo dos Estados Unidos, tentando chegar a uma base segura. Os pequenos Bobby (Aditya Geddada) e Jay (Lucian-River Chauhan) embarcam, então, em uma aventura perigosa em busca de sua sobrevivência.

    A ideia de Encounter é até bacana, mas seus desdobramentos são difíceis de entender. A verdade é que Riz Ahmed é um grande ator, que transforma qualquer pequeno papel em algo grandioso, o que acaba ajudando muito nessa produção. Os dois atores mirins, que fazem parte do elenco de apoio, também são ótimos e juntos trabalham em grande sintonia.

    Entretanto, Encounter não possui um ápice em nenhum momento da trama, e acaba repetindo acontecimentos utilizando locações diferentes. A trama principal não traz encanto nenhum para a obra e é difícil criar alguma conexão com o filme.

    CRÍTICA - Encounter (2021, Michael Pearce)

    Talvez o que mais pesa para que Encounter não seja uma experiência tão satisfatória é o seu final. Ao tentar aplicar algo lúdico, a produção tenta se tornar mais séria e artística do que realmente aparenta, tornando o fechamento fraco, estranho e esquecível.

    Os melhores momentos são, certamente, os diálogos entre Jay e Malik. São nesses momentos que Ahmed consegue mostrar sua ótima atuação, transitando entre a persona calma e confiável para o desequilíbrio completo. Desde o seu tom de voz, até a sua expressão corporal, tudo se altera conforme a tensão dos diálogos é amplificada, permitindo ao ator contribuir para a melhora de diversos ganchos da trama.

    Ao não conseguir transitar efetivamente entre a ficção e o drama, Encounter se perde em suas próprias decisões, deixando na mão do elenco o difícil trabalho de manter o espectador entretido ao longo de sua duração. Entretanto, é interessante refletir que, se o longa se concentrasse apenas em um drama familiar em menor escala (mesmo que mantivesse os elementos de sci-fi), talvez tivéssemos um resultado não só satisfatório, como arrebatador.

    VEREDITO

    Encounter é uma vitrine para Riz Ahmed mostrar seu talento, provando que é um dos melhores atores de sua geração. Em uma escala menor, focado em diálogos e ilusões, a produção poderia ser um dos melhores sci-fi do ano. Entretanto, ao trazer diversos elementos e ampliar sua magnitude, peca em seu desenrolar, tornando a trama lenta e pouco envolvente.

    Nossa nota

    2,8/5,0

    Assista ao trailer de Encounter:

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    CRÍTICA | La Casa de Papel (Parte 5 – Vol. 2, 2021, Netflix)

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    La Casa de Papel é uma série de televisão criada por Álex Pina para o canal Antena 3, da Espanha. Lançada em maio de 2017 – originalmente em uma única temporada -, a série foi lançada em dezembro do mesmo ano no catálogo da Netflix – em duas partes -; e com o sucesso ao redor do mundo, a novas temporadas foram produzidas.

    O elenco conta com Álvaro Morte (Professor), Itziar Ituño (Lisboa), Darko Peric (Helsinki), Rodrigo de la Serna (Palermo), Belén Cuesta (Manila), Esther Acebo (Estocolmo), Jaime Lorente (Denver), Miguel Herrán (Rio), Luka Peros (Marsella), Hovik Keuchkerian (Bogotá), Pedro Alonso (Berlim), Najwa Nimri (Alicia Sierra), Fernando Cayo (Coronel Tamayo), José Manuel Seda (Comandante Sagasta) e Úrsula Corberó (Tóquio).

    Os cinco episódio do Volume 2 chegaram ao catálogo da gigante do streaming na última sexta-feira (3), totalizando dez episódios para a Parte 5.

    SINOPSE

    Tóquio está morta. O inimigo ainda está à espreita no Banco Central da Espanha, ferido, mas tão perigoso quanto sempre. Chegou o momento de enfrentar o maior desafio até então. A gangue trama um plano ousado para retirar o ouro sem que ninguém perceba. Para piorar as coisas, o Professor comete o maior erro de sua vida.

    ANÁLISE

    Como muitos fãs já haviam previsto, o nascimento do bebê de Sierra seria um divisor de águas na história entre ela e o Professor. O líder da gangue ajudou a ex-policial a dar à luz e a dinâmica entre os dois foi a força motriz para essa reta final da série espanhola.

    Apesar da Parte 4 ter sido um balde de água fria com a perda de uma das personagens mais carismáticas da série e depois, na Parte 5 – Vol. 1, termos a perda da que aparentemente era a protagonista principal; a Parte 5 – Vol. 2 parecia estar totalmente em aberto sem sabermos ao certo que rumo o assalto ao Banco Central da Espanha tomaria.

    A despedida da série é inesperada e remete às grandes reviravoltas características da Parte 1, que conquistaram o público de todo o mundo, aqui nesta última parte, a sensação de urgência e palpável e as ligações entre os personagens são ainda mais fortes.

    VEREDITO

    La Casa de Papel foi uma grande série. Conquistou um público absurdamente grande, mostrou que não se tratava apenas de roubos e sim de amizades em situações inimagináveis, mas o ponto alto é obviamente o talento do elenco, tanto é que a grande maioria teve grandes oportunidades na TV e cinema.

    Se anteriormente tivemos o brilho de Alba Flores (Nairobi) e depois Ursula Corberó (Tóquio), desta vez Najwa Nimri, com sua Alicia Sierra, é puro talento. A atriz que provocou a fanbase da série com sua personagem na Parte 4, mostra todo seu talento e consegue ofuscar uma atuação que já havia sido impecável mostrando um outro lado da policial fugitiva.

    Professor e sua gangue de assaltantes se despediram em grande estilo.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer:

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    CRÍTICA – Amor, Sublime Amor (2021, Steven Spielberg)

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    Amor, Sublime Amor (West Side Story) é um musical de sucesso da Broadway que em 1961 ganhou sua primeira adaptação para os cinemas com direção de Robert Wise e Jerome Robbins. Na época, o longa ganhou 10 Oscars, entre eles, de Melhor Filme, Direção e Atriz Coadjuvante. 

    A nova versão de Amor, Sublime Amor, que estreia no dia 9 de dezembro, é dirigida por Steven Spielberg (Jogador Número 1) e roteirizada por Tony Kushner (Lincoln).

    No elenco estão Ansel Elgort, Rachel Zegler, Ariana DeBose, Mike Faist e Rita Moreno.

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    SINOPSE

    Na Nova York de 1957, as gangues Jets, estadunidenses brancos, e os Sharks, porto-riquenhos, são rivais que tentam controlar o bairro de Upper West Side. Maria (Rachel Zegler) acaba de chegar à cidade para seu casamento arranjado com Chino (Josh Andrés Rivera), algo ao qual ela não está muito animada. Quando em uma festa a jovem se apaixona por Tony (Ansel Elgort), ela precisará enfrentar um grande problema, pois ambos fazem parte de gangues rivais; Maria dos Sharks e Tony dos Jets.

    ANÁLISE

    Certamente, 2021 foi um ano surpreendente para os musicais no cinema. Com produções como In The Heights e Tick Tick.. Boom agraciando os fãs da Broadway, ou até mesmo, filmes como Querido Evan Hansen e Cinderela deixando a desejar, o fato é que o cinema foi bem servido pela cantoria e números de dança. Por isso, a nova adaptação de Amor, Sublime Amor cai em hall de estranheza: ao passo que é um musical, tenta também não ser. 

    Isto é, as músicas compostas por Leonard Bernstein e pelo letrista Stephen Sondheim (falecido em novembro) estão todas ali e provocam certo impacto à medida que o espectador se envolve com a trama. Mas, o diretor Steven Spielberg apela para um lado muito mais dramático em Amor, Sublime Amor. De forma a criar uma história nua e crua, com pouco espaço para o balé e o efeito musical. 

    Talvez, Amor, Sublime Amor não seja um musical completo pelo fato de ser o primeiro dirigido pelo grande diretor que, ao longo de sua carreira, sempre se desafiou nos mais diversos gêneros. Ou, talvez, a condução do roteirista Tony Kushner, que já trabalhou duas vezes com Spielberg, seja amena demais e sem grandes momentos significantes para os personagens principais. 

    CRÍTICA - Amor, Sublime Amor (2021, Steven Spielberg)

    Dessa forma, não existe um fator certo que evidencie o porquê dessa nova adaptação ser insossa. Para criar grandes musicais no cinema, não precisa necessariamente ser um grande fã da Broadway, mas precisa minimamente estar interessado em fazer isso. Creio ser o que falta para a versão de Spielberg e Kushner. 

    Dito isso, é imprescindível o quanto tecnicamente Amor, Sublime Amor tem a oferecer ao público. O trabalho de design de produção de Adam Stockhausen recria uma Nova York do final da década de 50, suja e decadente. De forma a tornar o cenário um palco para os atores, onde passos de dança levantam poeiras de escombros e números musicais são feitos nas escadas de incêndio dos prédios.

    Sendo assim, quando o roteiro permite que os números musicais efervescem a tela e criem legítimas cenas de dança e música hipnotizantes, sem dúvida são os melhores momentos do filme. Vide a cena do baile, onde os ritmos porto-riquenhos dominam a atmosfera e garantem uma bela performance.

    Os destaques 

    Muito se falou sobre a verdadeira necessidade de uma nova adaptação de Amor, Sublime Amor. Visto que, o filme de 1961 entregava tudo que esse musical poderia querer no cinema. Contudo, talvez mais do que a própria história, a nova versão busque fazer uma leitura adequada para o século XXI. 

    Na trama, suas gangues rivais de Nova York lutam pela oportunidade de dominar o território. Os Jets, norte-americanos fracassados e podres; e os Sharks, os imigrantes porto-riquenhos que vieram tentar uma nova vida no país. Acima dessa rixa – já que para os Jets, os porto-riquenhos estão roubando sua cidade -, existe o Estado. 

    Não é de hoje que a gentrificação existe em Nova York e o filme aborda o momento em que as comunidades foram expulsas para a construção do Lincoln Center, um complexo que funciona como sede de companhias artísticas. Em um fala, Riff (Mike Faist), líder dos Jets, diz que não conhece mais a cidade e nem as pessoas que moram nela. 

    O filme também trata, de forma sútil, sobre a xenofobia com os imigrantes latinos – na cena inicial, os Jets destroem a bandeira de Porto Rico exposta em um muro. Dessa forma, existe um debate sobre imigração, gentrificação, machismo e xenofobia no longa que se acentua com a representação dos personagens.

    No primeiro filme de 1961, a personagem Maria, que é porto-riquenha, foi vivida por Natalie Wood, que é de origem russa e a única personagem de fato com descendência latina era Rita Moreno como Anita – e que nessa nova adaptação vive Valentina. Logo, essa nova adaptação se faz extremamente essencial para reformular esses papéis de forma apropriada. 

    Por isso, temos uma nova Maria tão intensamente vivida por Rachel Zegler, cuja mãe é de origem colombiana; o irmão de Maria e líder dos Sharks, Bernardo, vivido por David Alvarez é de origem de cubana; e a nova Anita incrivelmente vivida por Ariana DeBose é filha de um imigrante de Porto Rico. 

    CRÍTICA - Amor, Sublime Amor (2021, Steven Spielberg)

    Sendo assim, este é um elenco que representa o verdadeiro significado dessa história. Não à toa, a mescla entre o inglês e o espanhol no filme funciona, e a produção optou até mesmo por não legendar as partes em espanhol. 

    Por último, sobre os atores, Rachel Zegler e Ariana DeBose brilham tanto juntas, como separadas ao longo da história; em uma cena em conjunto a dupla integra um belo dueto. Já Mike Faist como Riff é sem dúvida o coração no filme, ainda mais que Ansel Elgort integra um Tony apático. 

    Amor, Sublime Amor é um filme atualizado, seja pelos personagens de origem latina ou pela inclusão de um artista não binário, Isis Iris Menas para viver o garoto Anybodys. Dessa maneira, representa uma leitura contemporânea que se interessa muito mais pelo drama Romeu e Julieta da obra, do que pela sua parte musical. Contudo, é uma grande experiência cinematográfica que de certa forma, faz o espectador ficar colado na cadeira e atento a cada detalhe. 

    VEREDITO

    Amor, Sublime Amor é deixar o encanto musical para dar espaço a um drama mais realista, sendo uma grande produção que reformula um dos maiores musicais da Broadway e um filme que levou 10 Oscar. Uma tarefa nada fácil, mas que ganha certa notoriedade e singularidade quando pensado como uma obra de Steven Spielberg. 

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer

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    CRÍTICA – A Fita Cassete (2021, Valerie Weiss)

    A Fita Cassete (Mixtape) é o novo filme original da Netflix. Estrelado por Gemma Brooke Allen e Julie Bowen (Modern Family), a dramédia conta a história de uma jovem que quer saber mais sobre vida e personalidade de seus pais.

    A produção é dirigida por Valerie Weiss e roteirizada por Stacey Menear.

    SINOPSE DE A FITA CASSETE

    A órfã Beverly Moody (Gemma Brooke Allen), de 12 anos, encontra uma fita quebrada gravada pelos pais adolescentes. Beverly vê a fita como uma chance de finalmente saber mais sobre sua família.

    ANÁLISE

    Que armadilha é A Fita Cassete. Ao assistir ao trailer tive a sensação de que o longa seria uma comédia adolescente e que renderia muitas risadas. Porém, se trata de uma dramédia muito bem construída, com mensagens positivas e inspiradoras.

    Beverly, ou apenas “Bev”, é uma menina órfã que mora com sua avó Gail (Julie Bowen). Gail é muito jovem para ser avó, mas também era muito jovem quando se tornou mãe. Devido a um acidente de carro, Gail perdeu sua filha e seu genro, se tornando responsável pela criação de Bev.

    Conforme a menina vai crescendo, ela passa a ter dúvidas e querer entender melhor quem foram seus pais. Será que eles gostariam dela? Será que eles teriam algo em comum? Como era o som das suas vozes?

    O longa se passa bem na época do finado Bug do Milênio, na virada de 1999 para os anos 2000. Os traumas de Gail, devido à perda prematura de sua filha, criam uma obsessão pelo evento que está por vir, fazendo com que ela trabalhe sem parar em busca de dinheiro para pagar seguros e estocar comida. Seus traumas criam também uma barreira entre ela e Bev, dificultando que a criança encontre na avó um local para tirar as suas dúvidas.

    A Fita Cassete (2021, Valerie Weiss)

    Quando Bev encontra uma fita cassete com uma mixtape feita por seus pais, ela acredita que esse seja um sinal deixado por eles. A garota, então, parte em uma quest para “coletar” essas músicas e entender mais sobre seus pais.

    A Fita Cassete é uma gracinha, e o elenco mirim faz seu trabalho para transformar a trama em algo ainda mais especial. Com suas amigas Ellen (Audrey Hsieh) e Nicky (Olga Petsa), Bev embarca nessa jornada musical, servindo uma playlist recheada do melhor do rock underground.

    O longa me lembra um pouco outra produção original da Netflix. Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta possui uma proposta similar da perspectiva da música, principalmente com sua ótima trilha sonora. A verdade é que o punk rock nunca vai sair de moda – e amém por isso.

    Apesar de possuir uma montagem duvidosa em alguns momentos, com acontecimentos que não se explicam completamente ou passam muito rápido, A Fita Cassete consegue entregar uma boa trama em sua curta duração (o longa tem apenas uma hora e 37 minutos). Uma deliciosa e emotiva jornada, que deixa seu coração quentinho ao final da exibição.

    Vale ressaltar que a atriz mirim Gemma Brooke Allen está muito bem no papel. Na verdade, todo o elenco está em grande sintonia graças a ótima direção de Valerie Weiss. Senti falta de mais momentos para Julie Bowen mostrar seu talento, mas entendo que a trama era sobre Bev, e não tanto sobre Gail.

    VEREDITO

    A Fita Cassete é um ótimo filme sobre como lidar com traumas e entender a sua família. Embalado por uma trilha sonora inspiradíssima e recheado de momentos fofos, o longa da Netflix é um pequeno achado no meio do vasto catálogo.

    Nossa nota

    3,8/5,0

    Assista ao trailer de A Fita Cassete:

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    CRÍTICA – Um Crush para o Natal (2021, Michael Mayer)

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    Um Crush para o Natal (Single All the Way) é um filme LGTBQIA+ da Netflix com direção de Michael Mayer e roteiro de Chad Hodge. No elenco estão Michael Urie, Luke MacFarlane, Jennifer Coolidge e Kathy Najimy.

    SINOPSE

    Peter (Michael Urie) está desesperado para evitar o julgamento da família por estar solteiro no Natal, por isso ele convence o seu melhor amigo Nick (Philemon Chambers), a fingir que é seu namorado durante as festas de fim de ano.

    ANÁLISE

    Este ano, a Netflix tem apostado fortemente nos filmes natalinos e Um Crush para o Natal é uma grata surpresa. Além de ser a primeira comédia natalina com um casal gay do streaming, também traz aspectos familiares positivos e uma bela mensagem sobre amor e amizade. 

    Dessa forma, o longa gira em torno da relação entre Peter (Michael Urie) e Nick (Philemon Chambers). Ambos nutrem uma forte amizade de nove anos, mas quando Nick acompanha Peter para uma visita a família, as coisas entre os dois mudam

    A relação de Peter e Nick é construída gradativamente com o filme. Se no começo eles parecem legítimos melhores amigos, não demora muito para o público perceber um interesse romântico que foge aos olhos dos próprios protagonistas. Por isso, a família de Peter é tão importante para essa equação, pois quando sua mãe Carole (Kathy Najimy) lhe apresenta o charmoso James (Luke MacFarlane), uma parte da família fica contrariada por achar que Peter e Nick deveriam ficar juntos. 

    A dinâmica entre os personagens é divertidíssima e evoca aqueles momentos fofos em família, com direito a coreografia de Brittany e embalagem de presentes. Dessa forma, o roteiro de Chad Hodge e direção de Michel Mayer traz um clima aconchegante de Natal com um romance leve que busca ser autêntico a si mesmo. Os personagens são carismáticos, alto astral e conduzem muito bem a trama. 

    Sendo assim, Um Crush para o Natal pode ter lá seus clichês e não ser nenhuma novidade no quesito comédia romântica, mas ao apresentar representatividade sem apelar para temas negativos acaba por se tornar extremamente importante para a comunidade. Ao mesmo tempo que reforça o quão gratificante e necessário é o apoio familiar à comunidade LGBTQIA+, evidenciando que o Natal é sem duvidas uma data especial.

    VEREDITO

    Um Crush para o Natal é uma comédia romântica divertida que transmite uma linda mensagem sobre apoio familiar e dar chance ao amor, visto que ele pode literalmente ser seu melhor amigo. Com uma dupla de protagonistas em pura sintonia e personagens carismáticos é com certeza um filme para trazer o espírito natalino.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Assista ao trailer

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    Pokémon GO: Confira a programação da Hora do Holofote em dezembro

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    Fim de ano está aí, e com ele vem a derradeira programação da Hora do Holofote (Spotlight Hour) em 2021. Neste mês de dezembro, o Pokémon GO está em clima de festas e, de certa forma, contemplando as estações climáticas no evento também conhecido como Hora do Pokémon em Destaque.

    Isso porque há um representante do tipo fogo e dois do tipo gelo, além de um elétrico. Ótima oportunidade para farmar especialmente os Pokémon de gelo, pois costumam aparecer no Brasil apenas em eventos temáticos.

    A Hora do Holofote ocorre semanalmente às terças-feiras, entre 18h e 19h do horário local. Durante o evento, um Pokémon fica em destaque, aparecendo com mais frequência na natureza, e um bônus especial é dado.

    Por que aproveitar os eventos da Hora do Pokémon em Destaque?

    Porque cada Spotlight Hour é uma oportunidade para quem está juntando doces do Pokémon destacado, poeira estelar ou em busca de um monstrinho com IV ideal para criar boas equipes para a Liga de Batalha GO. Também é uma ótima chance de subir de nível rapidamente! Com sorte, você poderá encontrar todos estes Pokémon em suas versões brilhante (shiny)!

    Sem mais delongas, vamos ao calendário da Hora do Holofote em dezembro:

    07/12: Electabuzz (elétrico) com o dobro de doces ao transferir qualquer Pokémon.

    Electabuzz é o destaque da Hora do Holofote de 7 de dezembro de 2021

    14/12: Magmar (fogo) com o dobro de XP ao evoluir qualquer Pokémon.

    Magmar é o escolhido para a Hora do Pokémon em Destaque de 14 de dezembro de 2021

    21/12: Snover (planta / gelo) com o dobro de XP ao capturar qualquer Pokémon.

    Snover é o Pokémon destacado na Spotlight Hour de 21 de dezembro de 2021

    Considere farmar Snover durante sua Hora do Holofote, pois sua evolução – Abomasnow – é bastante útil em torneios do PVP, especialmente os com limite de até 1.500 CP, como a Grande Liga. Lembre também que essa espécie possui uma Mega Evolução, o Mega Abomasnow.

    28/12: Cubchoo (gelo) com o dobro de doces ao capturar qualquer Pokémon.

    Cubchoo é o Pokémon em destaque na Hora do Holofote de 28 de dezembro de 2021

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