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    A narrativa histórica e social por trás de Godzilla e Kong

    Foi preciso quase 60 anos para que o público pudesse ver mais uma vez Godzilla e Kong juntos no cinema. O primeiro filme da dupla é de 1962 e traz uma parceria inédita entre Japão e Estados Unidos. É claro que naquela época os dois monstros mal tinham um universo compartilhado, mas bastou trocarem socos para o encontro ficar marcado para sempre na memória dos fãs de cinema.

    Agora em 2021, o embate da década acontecerá mais uma vez e promete ser épico. Logo, desde 2014, esse universo chamado de Monsterverse está sendo criado em uma parceria entre a Warner Bros., a Legendary Entertainment e Toho (que detém os direitos de Godzilla).

    Godzilla (2014) foi o primeiro filme lançado no Monsterverse como um reinício da franquia do lagarto radioativo. Seguido por Kong: Ilha da Caveira (2017), um reinício da franquia de King Kong. Por último, foi lançado Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) que culminou em Godzilla vs Kong (2021).

    Porém, muito além do confronto de titãs é necessário entender os fatos sociais e históricos nos quais Godzilla e Kong estão inseridos. Para mais, essa nova franquia também lança um olhar para as questões sociais contemporâneas.

    King Kong (1933) e o imperialismo 

    O primeiro filme de King Kong estreou nos cinemas em 1933. Nessa época, buscava-se fugir do impacto da Grande Depressão, e também ocorriam as discussões científicas sobre a teoria das espécies de Darwin. Contudo, outras vertentes sobre a origem das espécies defendiam a existência de uma raça superior. Mais tarde, essas suposições acabaram eclodindo no trágico Nazismo da Alemanha, e em outras ações genocidas feitas por países europeus.

    É nessa perspectiva que a história de King Kong se inicia. Na trama, um famoso diretor de cinema não consegue uma atriz para sua próxima produção. Porém, ao vagar pelas ruas ele encontra a jovem, pobre e bonita, Ann (Fay Wray), a quem imediatamente dá emprego.

    Logo, a equipe viaja para o Oceano Índico e acaba parando em uma ilha desconhecida. Lá, eles encontram nativos que cultuam o gigante macaco, King Kong, oferecendo “noivas” para a fera. Após Kong se apaixonar por Ann, a equipe de filmagem consegue capturá-lo e levá-lo para ser exibido em Nova Iorque.

    O resto é história e todos devem conhecer muito bem a famosa cena no Empire State. Mas, a verdade é que as representações racistas e imperialistas no longa acontecem desde o primeiro momento que a ilha de Kong aparece. Logo, o filme passa a refletir uma visão branca permeada pelo imperialismo.

    Desse modo, King Kong de 1933 torna-se uma metáfora para falar do domínio do homem branco em relação aos territórios de outros povos e culturas. Consequentemente, o filme que é considerado imperialista também consegue ser neocolonialista. Já que, há a invasão de homens brancos em territórios nativos sem nenhuma consequência.

    Nesse sentido, o filme traz o discurso do homem branco que faz de tudo para conhecer o mundo lá fora. Sempre com o objetivo de intervir e aculturar povos, não importando por qual meio irá fazer isso. Com o próprio personagem do filme diz: “descobrir coisas que ‘nenhum homem branco jamais viu“, colocando o mundo apenas na perspectiva da ambição do homem branco.

    Além disso, o próprio Kong é uma personificação do estereótipo do homem negro selvagem que está sempre em busca da mulher branca, com um instinto muito mais sexual. Na relação de Kong e Ann é visível que existe uma dicotomia entre o mundo a ser dominado e o mundo civilizado.

    Dessa forma, a concepção eurocêntrica, racista e genocida que se desenvolveu no final do século XIX e início do século XX possibilitou a subjugação dos povos africanos, ainda mais com a ideia da superioridade do homem branco. Por isso, analisar o filme de King Kong (1933) torna-se extremamente importante para elucidar a questão social e histórica do imperialismo.

    Godzilla (1954) e o trauma coletivo  

    A história de Godzilla chegou aos cinemas em 1954. Porém, os acontecimentos que levaram ao filme do lagarto radioativo ocorreram alguns anos antes e ficaram para sempre marcados no imaginário japonês.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos declararam guerra contra os japoneses. Logo, o Japão passou a acumular derrotas chegando ao status de país falido, já demonstrando que a derrota era iminente. Contudo, por negar a se render, os EUA decidem atacar cruelmente o país japonês no final da guerra, utilizando bombas atômicas que foram lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

    Dessa forma, o filme Godzilla acaba sendo uma das primeiras obras japonesas a trazer o gênero Kaiju (que significa besta incomum). Ao mesmo tempo que traz esse gênero, também trabalha a ficção científica em cima dos temores tanto da bomba atômica quanto de uma possível nova guerra.

    Na história, Godzilla surge com 50 metros de altura em virtude de testes nucleares. A monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o monstro não for detido. Cabe às autoridades conter o pânico da população e tentar deter ou, em última instância, matar o que ameaça a cidade.

    Sendo assim, a franquia de filmes desenvolvida em torno do Godzilla, mostra que o Japão não esqueceu tão rápido as consequências causadas pela arma nuclear depois de nove anos. Esse trauma coletivo acabou por roubar a inocência de uma sociedade, e o medo só concretizou a aflição de sentir que a qualquer momento todo aquele terror das bombas poderia voltar novamente. Por isso, os primeiros filmes do Godzilla traziam o discurso anti nuclear, já que é assim que o próprio Godzilla surge, por meio de uma explosão atômica.

    Godzilla e sua jornada histórica, acaba sendo um grande meio de autoconhecimento para a cultura japonesa e um modo de entender um pouco do passado complexo do país. Ao longo das épocas, a construção e a representação de Godzilla foram mudando, assim como o Japão que também mudou. A parte não fictícia do lagarto gigante nos mostra o peso de sua narrativa, de sua história, e principalmente, de sua luta.

    Kong vs Godzilla (2021) e as narrativas contemporâneas 

    O próximo filme do universo compartilhado será Godzilla vs Kong. Após três filmes mostrando a coexistência entre humanos e monstros chega o momento de entender o passado de Godzilla e Kong.  Dessa forma, as narrativas dos filmes se adaptam as pautas contemporâneas que cercam o mundo.

    Por isso, em Godzilla de 54 o discurso anti nuclear apresentando em maior escala foi deixado de lado. Visto que, o Japão se tornou um dos países que mais utiliza energia nuclear atualmente, não cabia mais falar de Godzilla como uma consequência dos conflitos nucleares no Japão.

    Portanto, a representação de Godzilla no mundo foi se adaptando às novas questões mundiais e assim, chegou ao discurso ambientalista. Os novos filmes de 2014 e 2019 tratam Godzilla como um ser pré-histórico que tem como objetivo a proteção do mundo, não a destruição.

    Essa visão, está muito atrelada aos recentes conflitos ambientais que o planeta vem travando e retrata a realidade de um planeta que aos poucos está morrendo. Por isso, dos dois longas de Godzilla, os titãs fazem a fauna e a flora renascerem por onde passam.

    Já no atual Kong, vemos os nativos vivendo em paz com os animais e com a natureza. Os invasores em Kong: Ilha da Caveira percebem que o lugar do animal é na ilha e que há um limite para a guerra. Por isso, ao contrário do filme de 33, eles deixam Kong em seu domínio, criando uma versão do filme mais consciente em relação aos atos de “colonizador” do homem branco.

    Em suma, o Monsterverse traz o discurso de homem versus natureza. Os filmes abordam uma questão que permeia a humanidade por eras. A arrogância humana faz com que acreditemos que somos os seres superiores desse planeta.

    Contudo, estamos aqui a pouquíssimo tempo e isso nos mostra que somos apenas os visitantes em um lugar que existiu antes da humanidade e vai continuar existindo depois.

    *Esse texto é uma adaptação do podcast Histórie-se #03 – King Kong e Godzilla: a ressignificação de dois ícones.

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    Noites Sombrias #9 | 8 filmes para assistir de graça no Festival Fantaspoa 2021

    O Noite Sombrias dessa semana é uma dica maravilhosa para todos os amantes do horror. Até o dia 18 de abril vai estar acontecendo a 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) que reúne cerca de 160 filmes de 40 países diferentes.

    O evento que traz filmes de  ficção científica, fantasia e terror será novamente em formato online e totalmente gratuito. Para assistir ao Fantaspoa, o espectador deve acessar o site da plataforma Wurlak e fazer cadastro. Cada título da programação deste ano ficará disponível no serviço de streaming até atingir a marca de 3 mil visualizações. 

    O Fantaspoa é pioneiro no Brasil e um dos maiores na América Latina com produções inéditas sobre o que há de mais recente no cinema fantástico mundial. Com tanto filme incrível fica até difícil escolher o que assistir, mas relaxa que montamos uma programação especial aqui:

    DETENÇÃO (2019)

    Horror/Mistério/Thriller, Taiwan de John Hsu.

    Sinopse: Em 1962, em Taiwan, no período da lei marcial, a estudante Fang e seu professor, Sr. Chang, se apaixonam. Apesar da restrição a certos livros e à livre expressão, o Sr. Chang organiza um grupo secreto de estudos para livros proibidos, até que um dia desaparece misteriosamente. A busca pelo professor leva Fang e um colega por um perigoso caminho.

    A DESVIDA (2020)

    Drama/Thriller, Espanha de Agustín Rubio Alcover.

    Sinopse: Um casal de autores de contos infantis volta para a casa onde tragicamente perdeu seu filho. Eles pretendem buscar alguns objetos e então seguir seus caminhos separadamente. Tudo muda quando encontram uma mensagem deixada pelo garoto, que propõe um jogo de pistas com consequências inesperadas.

    MOSCOU NÃO ACONTECE (2020)

    Comédia/Thriller/Ficção Científica, Rússia de Dmitry Fedorov

    Sinopse: Numa pequena cidade russa cheia de segredos, Lesha conhece a bela Masha. Ela mostra fotos deles, das quais ambos não conseguem se lembrar. Lesha descobre também que seu pai desaparecido faleceu faz alguns dias, deixando uma série de bilhetes misteriosos. Enquanto isso, uma gangue local e um misterioso homem de Moscou passam a persegui-los.

    O CEMITÉRIO DAS ALMAS PERDIDAS (2020)

    Fantasia/Horror, Brasil de Rodrigo Aragão

    Sinopse: Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.

    POSTEM MORTEM (2020)

    Horror/ Mistério/Thriller, Hungria de Péter Bergendy.

    https://www.youtube.com/watch?v=5UP0ssrX8KM

    Sinopse: No inverno de 1918, Tomás, um jovem que trabalha com fotografia post-mortem, acaba em uma pequena aldeia húngara. Os estranhos sons noturnos, as mortes misteriosas e as figuras sombrias que aparecem em suas fotos o impelem a ir embora. Mas Tomás retorna à aldeia para investigar as intenções dos fantasmas e encontrar uma maneira de se livrar deles.

    CÓRTEX (2021)

    Drama/Ficção científica/ Thriller, Alemanha de Moritz Bleibtreu.

    Sinopse: Hagen é um homem de 50 anos que vem tendo distúrbios do sono e pesadelos frequentes, já não conseguindo mais distinguir entre sonhos e realidade. Ele começa a sonhar repetidamente com um jovem fora-da-lei chamado Niko, com quem sua esposa Karoline começa a ter um caso.

    FAZENDO COMPANHIA (2021)

    Thriller/Comédia, EUA de Josh Wallace.

    Sinopse: Uma sucessão de eventos trágicos se inicia após dois ousados vendedores de seguros baterem na porta errada. Na esperança de conseguir a venda e subir na hierarquia da empresa, eles não percebem o perigo e logo se veem presos no porão de um estranho.

    O SOM DA VIOLÊNCIA (2021)

    Horror/Thriller, EUA/Finlândia de Alex Noyer.

    Sinopse: Aos 10 anos, em meio ao brutal assassinato de sua família, Alexis recupera sua audição e desenvolve habilidades sinestésicas. Adulta, ela descobre o prazer nos sons de lesões corporais e segue uma carreira na música, compondo sua obra-prima por meio de terríveis assassinatos.


    Não se esqueça, o Fantaspoa acontece no dia 18 de abril e vai reunir cerca de 160 filmes de 40 países diferentes!

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    CRÍTICA – Esquadrão Trovão (2021, Ben Falcone)

    Esquadrão Trovão (Thunder Force) é o mais recente lançamento de ação/comédia da Netflix, que é escrito e dirigido por Ben Falcone (que também atua no longa).

    No elenco temos Melissa McCarthy (Rainhas do Crime), Octavia Spencer (Vida e a História de Madam C.J. Walker), Jason Bateman (Ozark), Pom Klementieff (Vingadores: Ultimato), Bobby Cannavale (Eu, Tonya) e Kevin Dunn (Transformers).

    SINOPSE

    Em Esquadrão Trovão, um mundo onde super vilões são comuns, duas melhores amigas de infância, separadas pelo tempo, se reúnem depois que uma delas inventa um tratamento que lhes dá poderes para proteger sua cidade.

    ANÁLISE

    A premissa do novo longa da gigante do streaming quando anunciada – lá pelo início do ano passado – pareceu interessante: Uma comédia de super-heróis, onde duas mulheres adquirem superpoderes e lutam contra super-vilões.

    Com um cast repleto de atores já consagrados e premiados, Esquadrão Trovão chega para provar que o poder dos bons atores não é sinônimo de vitória na luta contra um fraco roteiro e que a má distribuição de papéis é uma verdadeira kryptonita contra o sucesso.

    A premissa completa

    Um objeto não identificado cai na Terra e sua radiação altera o DNA de alguns seres vivos, incluindo – claro – os seres humanos e consequentemente dando-lhes superpoderes. Até aqui nada de novo para os fãs de quadrinhos!

    Com o surgimento dos Meliantes (os super-vilões), o casal de geneticistas – pais da jovem Emily Stanton (Octavia Spencer) – trabalham para criar uma forma de conceder poderes para quem não teve habilidades adquiridas com o evento. Mas, são mortos pelos vilões antes de concluírem seu trabalho. Alguém disse Soro do Super Soldado? ou Richard Parker? Pois é. Nada de novo.

    A escolha do elenco

    Melissa McCarthy é sinônimo de comédia. Basta olhar para a atriz que logo você a reconhecerá de algum filme que lhe arrancou boas risadas. Com mais de 30 prêmios, incluindo o Emmy e mais de 100 indicações, além do Globo de Ouro e Oscar, e até o famigerado Framboesa de Ouro, a comédia para a atriz é como respirar. Logo, seu papel como a protagonista loser Lydia é o ponto alto do longa.

    Octavia Spencer que é dona de 1 Oscar, 1 Globo de Ouro, 2 Critics Choice Awards, 3 Screen Actors Guild Awards e muitos outros; é absolutamente uma incrível atriz, mas nem todos possuem o dom da comédia.

    Jason Bateman que no último domingo (4) venceu o SAG Awards na categoria de Melhor Ator em Série Dramática por Ozark (também da Netflix) transita excelentemente bem entre drama e comédia; que inclusive já atuou anteriormente com McCarthy na divertida comédia Uma Ladra Sem Limites, de 2013. Seu personagem, o Caranguejo, é personificação do drama/comédia.

    VEREDITO

    Como em um mundo aterrorizado por super-vilões, não há super-heróis? Como um evento em escala global não tem efeito global? Bom, é um filme de comédia e tudo isso é irrelevante. O importante é o entretenimento e as boas risadas, certo? Mais ou menos.

    Com um roteiro fraco como a Jubileu (da Marvel) ou o Zan (da DC), infelizmente, Esquadrão Trovão não atinge seu objetivo e tropeça pelo caminho.

    Lydia (McCarthy) e Caranguejo (Bateman) roubam a cena, talvez muito provavelmente por seus trabalhos anteriores na comédia e até mesmo juntos. Ambos estão confortáveis em seus respectivos papéis e mais parecem os protagonistas do longa.

    Emily (Spencer) é a própria definição de seu superpoder: invisibilidade. A atriz não parece confortável com sua personagem e em muitos momentos nem parece estar ali (seria engraçado se não fosse triste). A carga dramática imposta pelo roteiro e o peso do legado da personagem, parecem ter sido criados mais para a atriz que para a própria personagem. O sentimento é de um grande e absoluto desperdício de talento.

    No quesito “esquecidos no churrasco” estão também os atores Pom Klementieff, Melissa Leo e Kevin Dunn. Estarem presentes ou não, não faria diferença.

    Por outro lado, Bobby Cannavale está divertido como O Rei, o político/vilão que é o típico lobo na pele de cordeiro; além de seu humor estar no mesmo tom de Melissa McCarthy e Jason Bateman.

    Esquadrão Trovão é mais um grande quase, nos muitos lançamentos da gigante do streaming. Para nossa sorte a plataforma vem investindo pesado na qualidade de seus projetos e vem dominando as premiações do cinema com outros títulos como Judas e o Messias Negro, A Voz Suprema do BluesO IrlandêsMankOs 7 de Chicago e muitos outros.

    2,0 / 5,0

    Assista ao trailer legendado:

    Esquadrão Trovão chega ao catálogo da Netflix hoje, 9 de abril.

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    TBT #119 | Atraídos pelo Destino (1994, Andrew Bergman)

    Atraídos pelo Destino (It Could Happen to You) é uma das minhas comédias românticas favoritas desde sempre, por ser um filme leve e tão incrível quanto parece ser. Em uma época em que um jovem Nicolas Cage despontava como um dos rostos mais conhecidos nas produções hollywoodianas dos anos 90, ele estrelou um filme sobre esperança, leveza das relações e sobre o que realmente importa na vida.

    SINOPSE

    Atraídos pelo destinoEm um dia comum de trabalho, um policial honesto de Nova Iorque, Charlie Lang (Nicolas Cage), após o sonho de sua esposa Muriel Lang (Rosie Perez), decide comprar um bilhete de loteria. E assim como em todos os dias, após uma ronda, Charlie e seu parceiro decidem tomar café em uma lanchonete, mas na hora de pagar, Charlie percebe não ter dinheiro.

    Envergonhado, Charlie faz uma promessa à jovem e bela garçonete Yvonne Biasi (Bridget Fonda), metade do prêmio da loteria, caso ele ganhe. Se ele não ganhar, ele retornaria no dia seguinte e daria a ela a gorjeta que deve.

    Para a surpresa de Charlie, ele ganha da loteria um prêmio no valor de US$ 4 milhões e fica na dúvida se deve ou não cumprir o trato feito.

    Ao descobrir a promessa do marido, Muriel é completamente contra e diz que ele não deve “doar” parte dos 4 milhões à garçonete. Mas Charlie é completamente contra e se vê obrigado a cumprir a promessa que fez mais cedo naquele dia.

    ANÁLISE

    O desenvolvimento do filme e toda a narrativa, assim como a forma em que Muriel se distancia de Charlie – e revela quem ela realmente é -, nos faz rapidamente escolher um lado na trama.

    A divertida trama nos leva por caminhos inesperados quando comparamos os desenvolvimentos do filme à como a trama se inicia. E durante os momentos de Nicolas Cage e Bridget Fonda em tela, notamos facilmente a química entre os dois personagens e isso nos faz torcer em grande parte para que os dois fiquem juntos.

    VEREDITO

    Apesar de muitas pessoas duvidarem da capacidade de atuação de Nicolas Cage e muito longe desse filme mostrar a vastidão do talento do ator em frente às câmeras, Atraídos pelo Destino é um filme leve e necessário em tempos como os de hoje.

    A diversão do filme se dá pelas mais diversas situações em que o “destino” ou o acaso insiste em pregar peças nos três protagonistas, jogando por vezes os personagens para cima do outro e afastando daqueles que incitam apenas o pior daqueles presentes na trama.

    Atraídos pelo Destino está disponível no Paramount+.

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Atraídos pelo Destino está disponível no serviço de streaming Paramount+.

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    Attack on Titan: Os maiores plot twists da temporada final

    Este texto possui spoilers de todas as temporadas de Attack on Titan.

    A primeira metade da temporada 4 de Attack on Titan mudou completamente a história e o rumo da narrativa que a série vinha contando desde o início, e trouxe diversas novidades à história. E você pode ver o que achamos da 4ª temporada clicando aqui.

    Indo desde o risco de uma iminente guerra dentro da própria ilha Paradis, os poderes dos personagens da história e até mesmo a distinção entre amigo ou inimigo se tornou quase impossível. A série teve início com um grupo de humanos se escondendo dentro de enormes muralhas em uma guerra contra Titãs, mas isso chegou ao fim agora. Os Titãs são um símbolo do poder do povo eldiano, e as reviravoltas continuam chegando.

    Durante os 12 primeiros episódios da quarta temporada, Attack on Titan se reinventou, mudando seu ritmo, seu passo e alguns bizarros desenvolvimentos que mudaram a história e novas revelações se acumularam. E quais acontecimentos tiveram maior impacto para a trama durante essa temporada?

    O ATAQUE DA ILHA PARADIS À LIBERIO

    Attack on Titan

    No começo da quarta temporada, Gabi Braun e seus amigos chegaram à cidade de Liberio. Após um longo cerco, Willy Tybur deu um longo discurso para os líderes e embaixadores de diversas nações, explicando a história de Helos e do Rei Tybur. Assim que Willy declarou que Marley destruiria a Ilha Paradis de uma vez por todas, Eren Yeager tomou a iniciativa com seu Titã de Ataque, acabando com a festa de uma forma incrível.

    Eren atacou a cidade sem piedade ao lado de Mikasa, Armin, Sasha e outros o auxiliando no pesado ataque. Willy Tybur perdeu sua vida quando Eren e seus amigos derrotaram o Titã Martelo de Guerra para garantir a vitória. Entretanto, os eldianos sofreram o maior impacto enquanto batiam em retirada: Sasha que morreu pelas mãos de Gabi. Mikasa e Armin automaticamente entraram em luto, mas estranhamente, tudo que Eren foi capaz de fazer, foi dar uma gargalhada após descobrir as últimas palavras de Sasha.

    A MORTE DE SASHA E EREN “PREVENDO O FUTURO”

    Diferente do anime, nos quadrinhos Eren demonstrou uma certa habilidade de prever o futuro. E isso causou um momento bem desconfortável para a equipe principal de personagens que esteve juntas desde o treinamento da 104ª Tropa.

    No episódio 58 do anime, antes de ser transformado em Titã, Grisha Yeager aprende tudo sobre a história dos eldianos por meio do Coruja – um soldado Súdito de Ymir, conhecido como Eren Kruger que estava infiltrado entre os soldados de Marley – o portador do Titã de Ataque.

    Em determinado momento da conversa, o Coruja tem um vislumbre do futuro, e menciona Armin e Mikasa, antes mesmo deles nascerem. Grisha fica confuso, mas em determinado momento ignora a informação.

    Attack on Titan

    Outro momento que levanta especulação acerca da habilidade de prever o futuro do Titã de Ataque é o momento que sucede a morte de Sasha. Quando Eren descobre que a última palavra de Sasha foi “Carne”, ele tem uma reação desmedida em que uma risada descontrolada é desencadeada e Eren, parece ter certeza de que ele era capaz de prever o futuro.

    ZEKE ESTÁ TRABALHANDO COM A ILHA PARADIS O TEMPO TODO

    O episódio 8 da quarta temporada de Attack on Titan deixou todos chocados com as revelações. Os eventos foram tão inesperados, que levantaram diversas novas teorias para a última temporada. No episódio, descobrimos mais sobre a história de Zeke, indo desde a traição dele em relação aos pais, até mesmo sobre a sucessão do Titã Bestial.

    A verdade é que Zeke nunca esteve do lado de Marley. O plano dele era salvar os eldianos de um destino cruel desde o começo da série. E para obter sucesso, ele precisava fingir que estava do lado de Marley.

    EREN SE TORNA UM EXTREMISTA

    Attack on Titan

    Quando Eren voltou para casa após o ataque à Ilha Paradis com seus parceiros de equipe, ele parecia estar alheio a todos os acontecimentos de dentro das muralhas, ignorando qualquer acontecimento por parte dos eldianos. E mais pra frente, foi revelado que Eren já planejava os próximos passos, e agora, seu meio-irmão Zeke já o estava manipulando.

    Eren logo se distanciou de tudo que ele era até então, ameaçando qualquer um que entrasse em seu caminho com seus poderes dos 3 Titãs, que agora incluíam os poderes do Titã Martelo de Guerra. Ele estava coletando poderes rapidamente, tanto como um Titã e como um líder rebelde.

    Eren inspirou todo um culto, que desafiou a cadeia de comando militar e tinha como intuito levar uma guerra até Marley. Uma ação decisiva foi necessária, e tiraram Dot Pyxis e seus oficiais, que foram muito lentos e cautelosos para tentar trazer liberdade aos eldianos. Rapidamente, a Ilha Paradis foi dividida em dois lados, e Mikasa e Armin não estavam exatamente do lado de Eren.

    O FLUÍDO ESPINHAL DO ZEKE NO VINHO 

    Quando Zeke e outros marleyanos chegaram na Ilha Paradis, eles trouxeram com eles os segredos da cozinha com eles, e bastante vinho de Marley, que segundo muitos apontavam, era uma cara iguaria. Alguns soldados e quase todos os oficiais, se esbaldaram com vinho, sem saber de um ingrediente muito especial. Zeke colocou seu fluído espinhal do Titã Bestial no vinho, dando a cada um dos que bebeu a possibilidade de se tornar um Titã puro se Zeke realizar um “grito”.

    Zeke testou seu fluído espinhal alguns anos atrás na ilha Ragako, e gritando, foi capaz de transformar todos os moradores da vila – incluindo a mãe de Connie. Agora, Zeke é capaz de fugir de qualquer soldado ao transformá-lo, e pôde tornar todos os oficiais da Ilha Paradis reféns. Quando Mikasa e outros foram capazes de perceber o plano de Zeke, já era tarde demais. A arma já estava engatilhada e Zeke era quem controlava o gatilho.

    O PORTADOR DO TITÃ INFLUENCIA O PRÓXIMO

    No episódio 73 do anime, Eren e Armin se confrontam como iguais; e Eren levantou o tópico das visitas frequentes de Armin à petrificada portadora da Titã Fêmea, Annie Leonhart. Eren sabia que Bertholdt Hoover certa vez usou o Titã Colossal, e então levantou a possibilidade: E se Bertholdt, que era amigo de Annie, estivesse influenciando seu sucessor Armin?

    Por meio do Titã Colossal, as memórias de Bertholdt poderiam estar mudando a mente e as emoções de Armin, o levando a visitar e até mesmo consultar seu corpo irresponsivo durante momentos difíceis. Mas isso funciona dos dois lados. E se os poderes de se transformar em Titã dentro de Eren os estiverem controlando?

    Ele tem Grisha Yeager, Frieda Reiss e Lara Tybur dentro dele, e eles podem estar lutando pelo controle de Eren, e se ele deve continuar sua guerra contra Marley ou não. Essa pode ser a razão de Eren continuar dizendo a si mesmo para “lutar e lutar”, para ir contra os que se opõe a ele dentro dele. Lara Tybur, pelo menos, deve ser contra os planos dele.

    O PLANO DE EUTANÁSIA DE ZEKE

    Attack on Titan

    Zeke Yeager apareceu pela primeira vez no anime como o Titã Bestial, e foi o primeiro grande desafio após a Titã Fêmea de Annie ser derrotada. Mas Zeke não era apenas um guerreiro brutamontes de Marley. Ele se simpatizava profundamente com o sofrimento das pessoas. Enquanto ainda garoto, ele percebeu que todo o sofrimento do mundo se dava pelo fato dos Súditos de Ymir terem os poderes de Titãs, e mesmo os eldianos sofreram de alguma forma. E que era hora de acabar com o sofrimento de Eldia completamente.

    Os planos de Zeke a favor de Eldia pareceram ser apenas um movimento nacionalista a princípio. Mas na realidade, Zeke tinha intenção de não apenas defender a Ilha Paradis dos inimigos, mas também esterilizar as pessoas com o poder do Titã Fundador que permitiria que os eldianos desaparecessem do mundo. Zeke não quer que ninguém invada a Ilha Paradis, mas quer que o Velho Império Eldiano retorne. Ele tem a intenção de acabar com sua própria raça e o mundo viva em paz em um mundo livre de Titãs.

    A INVASÃO DAS FORÇAS DE MARLEY À ILHA PARADIS

    No último episódio da quarta temporada de Attack on Titan, Pieck Finger, a Titã Carroceira, interveio quando Gabi Braun e Eren se confrontaram. Pieck disse que naquele momento estava ao lado de Eren, já que Marley não podia oferecer um futuro de verdadeiro para eldianos como ela e Gabi. Uma Gabi aterrorizada foi acorrentada a Pieck enquanto os três seguiam para o telhado do prédio, assim Pieck poderia apontar para ele onde o verdadeiro inimigo estava.

    No telhado, sob o sol da tarde, Pieck apontou para o verdadeiro inimigo: O próprio Eren. Naquele momento, o Titã Mandíbula emergiu do prédio e mastigou o pé de Eren enquanto a frota aérea de Marley chegava para começar o cerco à Ilha Paradis, com Reiner Braun ao lado do oficial Magath em um dos muitos zepelins. Eren queria guerra com Marley, mas agora, a guerra foi até ele.

    Será que Eren pode defender a Ilha Paradis com os três Titãs? Só com o tempo saberemos. A segunda metade da 4ª temporada de Attack on Titan será lançada em 2022.

    Todas as quatro primeiras temporadas de Attack on Titan estão disponíveis no Crunchyroll.

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    O Legado de Júpiter: Conheça os personagens da série

    O Legado de Júpiter é a mais nova aposta da Netflix no gênero de super-heróis, visto que já temos no catálogo The Umbrella Academy, Power, Code 8 e as séries canceladas do universo Marvel.

    Desconhecidos do grande público, o grupo super poderoso é uma mistura de Liga da Justiça com Quarteto Fantástico e nós iremos apresentar para vocês nesta lista os principais personagens da trama, confira!

    SHELDON SAMPSOM/UTÓPICO

    legado de júpiter

    O patriarca da família é o líder do grupo. Uma espécie de Superman que realiza a expedição que dá os poderes dos personagens na história. Suas habilidades incluem voo, super força, invulnerabilidade, super velocidade e visão de calor, por exemplo. O ator que dará vida ao protagonista da União, grupo de O Legado de Júpiter, será Josh Duhamel, conhecido por seu papel em Transformers.

    GRACE SAMPSON/LADY LIBERDADE

    Legado de Júpiter

    A matriarca da família, Grace Sampson é a poderosa Lady Liberdade, uma das membros fundadoras da União e esposa de Utópico. Seus poderes são muito parecidos com os de seu marido, pois incluem super força, super velocidade e sentidos aguçados.

    Leslie Bibb, que teve um papel pequeno em Homem de Ferro 1 e 2, será a heroína.

    WALTER SAMPSON/ONDA-CEREBRAL

    Legado de Júpiter

    O irmão de Utópico e o segundo na linha sucessória da União, Walter Sampson é conhecido como Onda-Cerebral, um herói que enxerga as ideias do líder do grupo como uma forma equivocada de comandar. Walter acredita que Sheldon não tem a visão correta, ou seja, pretende usar sua influência e poderes para tomar o grupo para si.

    Seus poderes são voo, super força, super velocidade, controle mental e telecinese, por exemplo, mostrando o quão perigoso ele pode ser. Ben Daniel de The Crown e House of Cards será o dono do papel em O Legado de Júpiter.

    CHLOE SAMPSON

    Legado de Júpiter

    Filha de Grace e Sheldon, Chloe é uma mulher que se aproveita de seus poderes para se dar bem na vida, uma vez que sua influência é utilizada para obter dinheiro, fama e drogas.

    Após descobrir os planos de seu tio, Chloe agora se une ao seu namorado Hutch Hutchence para mudar o rumo da situação com seus poderes que incluem voo, super força, telecinese e criação de campos de força.

    A atriz de Casamento Grego 2, Elena Kampouris, será a personagem na trama.

    BRANDON SAMPSON

    Irmão de Chloe e filho de Lady Liberdade e Utópico, Brandon é um homem poderoso que vive à sombra de seus pais, criando um conflito interno. Sua jornada é ambígua, visto que ele quer ser um grande herói, todavia, há um certo asco em relação aos demais super seres que existem no universo, tornando-o uma pessoa instável.

    Seus poderes incluem voo, super força, super velocidade, vilão de calor e invulnerabilidade, assim como seu pai, por exemplo. O novato Andrew Horton será o personagem.

    HUTCH HUTCHENCE

    Filho de Sky Fox, um super vilão que antagoniza com a União, Hutch tem um caso secreto com Chloe e é o único filho de super seres sem poderes. Contudo, seu treinamento em artes marciais e o bastão criado por seu pai que consegue teletransportar qualquer coisa o tornam um adversário digno.

    Ian Quinlan será Hutch. O ator participou da série Gotham, encerrada após cinco temporadas.

    GEORGE HUTCHENCE/SKY FOX

    O grande antagonista da União, George Hutchence é uma espécie de Viktor Von Doom de O Legado de Júpiter, pois assim como Viktor, ele era o melhor amigo do protagonista e se revoltou mais tarde com as injustiças cometidas pelo grupo.

    Sky Fox ganhou os seus poderes na expedição liderada por Utópico. Entretanto, ele saiu do grupo após sua namorada o deixar para ficar com Onda-Cerebral. Sky Fox enfrentou de diversas formas a União, pois foi contra seus atos tirânicos. Preso após ter sequestrado o vice-presidente dos Estados Unidos, George é considerado o maior vilão de todos os tempos.

    Seus poderes incluem voo, super força, super velocidade e super inteligência, por exemplo. Matt Lanter dará vida ao vilão. Seus trabalhos mais relevantes foram como dublador em Star Wars: Guerra dos Clones, onde dublava Anakyn Skywalker, além de dublar Arthur Curry, o Aquaman, nas animações do Warverso.

    O Legado de Júpiter tem estreia marcada para o dia 07 de maio. Confira o trailer da série:

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