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    CRÍTICA – Bridgerton (1ª temporada, 2020, Netflix)

    Inspirado nos livros da escritora Julia Quinn, o seriado adapta a história do Duque de Hastings e da família Bridgerton no período Regencial em Londres. Trazida para a Netflix pela ShondaLand – produtora de Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal) – a série está repleta de fofocas, intrigas, traições e romances ardentes.

    SINOPSE

    Adaptando os acontecimentos principais do volume 1 da saga Bridgerton (O Duque e eu), o seriado acompanha a relação de Simon Basset (Regé-Jean Page) e Daphne Bridgerton (Phoebe Dynevor) durante a temporada social em Londres no século XIX.

    ANÁLISE

    Imagine a junção de Gossip Girl e algum romance de época estilo HBO. Essa talvez seja a melhor definição para o resultado de Bridgerton, nova série da Netflix. Com uma legião de fãs da saga de livros criada por Julia Quinn, a adaptação chega ao streaming com a expectativa de ser um estrondoso sucesso.

    Narrada pela icônica Julie Andrews, que dá voz à personagem Lady Whistledown, a série apresenta a temporada social em Londres, onde todas as garotas estão à procura do par ideal para se casarem. Ao despertar os olhares da Rainha Charlotte (Golda Rosheuvel), Daphne Bridgerton se torna o melhor partido daquela estação, sendo cobiçada por todos os homens da cidade.

    Devido às fofocas publicadas no jornal de Lady Whistledown, as coisas não acontecem da forma que Daphne esperava. E, assim, ela acaba criando um plano com Simon Basset, o Duque de Hastings: eles irão fingir que estão apaixonados, garantindo que a moça seja cada vez mais cobiçada, e que ele fique fora do radar das outras meninas que estão desesperadas por um casório.

    Além da história principal, outros personagens da família Bridgerton possuem tramas específicas ao longo dos episódios. Tirando as crianças, que não são o foco dessa temporada, os irmãos Anthony (Jonathan Bailey), Eloise (Claudia Jessie), Colin (Luke Newton) e Benedict (Luke Thompson) também possuem seus próprios momentos, mas sem grandes desenvolvimentos.

    Se a produção seguir a lógica dos livros de Quinn, em que cada filho é o personagem principal de determinada publicação, provavelmente esses personagens terão um melhor aproveitamento nas próximas temporadas.

    É perceptível o grande esforço em trazer uma caracterização interessante de figurinos e cenários para Bridgerton. Entretanto, algumas vezes os vestidos ficam exageradamente apertados nas atrizes, principalmente em Lady Violet (Ruth Gemmell). Talvez tenha sido proposital, mas a sensação de desconforto é quase inevitável em algumas cenas.

    CRÍTICA – Bridgerton (2020, Chris Van Dusen)

    A trilha sonora de Bridgerton é bem interessante e parece ser pensada estrategicamente, buscando agradar o público que se interessa por grandes hits do presente. De Ariana Grande a Maroon 5, muitas canções foram adaptadas para formatos orquestrais, tocando nos diversos bailes que ocorrem ao longo da temporada.

    O seriado criado e roteirizado por Chris Van Dusen tenta inserir algumas discussões sobre o papel da mulher na sociedade do século XIX, principalmente por meio da personagem Eloise, mas toda a problemática fica um pouco perdida nos diversos acontecimentos do roteiro. Existem também várias personagens femininas em destaque, mas suas complexidades são pouco exploradas nessa primeira temporada.

    Um fator a ser elogiado é a diversidade no elenco. Com algumas mudanças nas origens dos personagens, o seriado de Dusen traz uma Rainha negra no mais alto cargo hierárquico, inserindo outras famílias como monarcas da sociedade londrina.

    Por se tratar de um romance escrito por uma mulher e que traz diversas cenas “picantes”, a escalação de duas diretoras para conduzirem os episódios focados nos momentos de prazer feminino é outra ótima escolha da produção. Infelizmente, há uma nítida quebra de ritmo e mudança de tom no seriado a partir de um determinado ponto da trama, e é nesse momento que alguns espectadores podem se desconectar da história.

    O personagem que possui o melhor background é certamente o Duque, interpretado por Regé-Jean Page. Apesar da atuação mediana, o ator possui ótima química com Phoebe Dynevor, o que rende momentos bem divertidos, principalmente na primeira metade da temporada. Destaco também o núcleo da família Mondrich, que possui uma história interessante, destoando de toda a pompa e riqueza das famílias nobres de Londres.

    VEREDITO

    Bridgerton mistura o melhor de Gossip Girl com o charme dos romances de época. A produção tem tudo para agradar aos fãs da saga literária de Julia Quinn e acampar no Top 10 de mais assistidos da Netflix Brasil.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Bridgerton será lançado na Netflix no dia 25 de dezembro. Confira o trailer:

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    CRÍTICA | Saga – Vol. 1 (2014, Devir)

    Uma guerra que parece durar mais tempo do que todos que fazem parte dela lembram, toma conta de Aterro e sua lua Grinalda. Aqueles que são lançados ao fronte, nem mais se lembram a razão da guerra ter se iniciado, esse é o mote do quadrinho Saga.

    Alguns elementos são fáceis de apontar para identificar cada um dos soldados dessa guerra, os nascidos em Aterro, possuem asas, já os habitantes de Grinalda, possuem chifres dos mais diversos tamanhos e são poderosos usuários de magia.

    Após um longo tempo preso, um amor nasce entre um nascido luarino e sua carcereira, e é o estopim para a história de Saga.

    O Volume 1 tem início poucos momentos antes do nascimento da pequena Hazel, fruto do amor entre duas pessoas tão diferentes, que lutavam em lados opostos da guerra.

    Marko e Alana que estão fugindo há mais de 9 meses, finalmente são alcançados em Fenda, quando a hora do parto de Hazel chega, e todos os esforços da fuga parecem ser em vão, os obrigando mais uma vez a seguirem fugindo depois do nascimento da pequena filha, a primeira híbrida a nascer com elementos que nos remetem aos nascidos em Aterro, assim como de Grinalda.

    saga

    Quando a guerra com Grinalda teve início, os combates aconteciam geralmente entre a população, em cidades como esta, a capital de Aterro.

    Mas como a destruição da lua tiraria Aterro da órbita, a luta foi levada para outras frentes, ou melhor, outros planetas e logo, até quem não estava envolvido na guerra, foi obrigado a escolher um lado.

    A história de Brian K. Vaughan e as ilustrações de Fiona Staples nos colocam de cabeça na história desde o primeiro momento, com imagens gráficas que nos deixam de boca aberta, assim como o cuidado ao contar não só a história de Hazel, mas também o romance de Marko e Alana, nos colocando em fuga com os dois, com os mais diversos artifícios de enredo e curvas que a história toma.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Editora: Devir

    Autor: Brian K. Vaughan

    Páginas: 160

    A Devir está lançando reimpressões de Saga, e é a sua chance de garantir a sua cópia!

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    CRÍTICA | O Mundo Sombrio de Sabrina – Vol. 1 (2019, Geektopia)

    Aqueles que nasceram nos anos 90 se divertiram muito assistindo a série de TV Sabrina, Aprendiz de Feiticeira que conta a história de uma adolescente bruxa tentando lidar com esse lado dela e a vida de uma garota normal.

    No programa existia o gato Salém um personagem debochado e sarcástico fazendo com que fosse o principal fator cômico, algo que não tem na HQ, que aborda a parte mais sombria de Sabrina.

    A HQ O Mundo Sombrio de Sabrina é escrito pelo premiado roteirista Roberto Aguirre-Sacasae (Archie: Mundo dos Mortos, Riverdale), desenhada por Robert Hack (Doctor Who, Arquivo X) e publicada aqui no Brasil pela editora Geektopia.

    ANÁLISE

    A trama do quadrinho é em torno da vida da Sabrina, uma adolescente de 16 anos criada por suas tias que ensinam tudo referente ao lado bruxa, enquanto isso, tenta lidar com as questões de uma adolescente humana, já que a personagem fica entre esses dois mundos.

    Um fator muito interessante e diferente da série da Netflix, é que na HQ os personagens são mais trabalhados na dualidade do ser, ou seja, eles não são completamente bons ou completamente maus, fazendo com que eles sejam mais complexos.

    Isso fica bem óbvio quando explica a história dos pais da bruxinha, que é contada de forma mais aprofundada e deixando apenas um leve mistério sobre o que aconteceu.

    Ao nos aprofundarmos mais sobre o drama dos pais de Sabrina há uma incrível ligação à personagem da Madame Satã, que quando entra na trama consegue colocar mais situações macabras e sensuais que é algo bem presente nas figuras das bruxas.

    Para Roberto Aguirre-Sacasae, ao definir sua obra fica bem claro qual é sua intenção e os fãs de Sandman notarão facilmente as referências, bem como a outras obras de terror:

    “Sabrina é minha carta de amor a Sandman.”

    Outra referência é nos diversos momentos em foi introduzido letras de música ligando a personagem com a história, um artifício que Neil Gaiman utilizava bastante em Sandman, em que o Roberto soube usar com a mesma maestria.

    Como nas obras do selo Vertigo, aqui Aguirre-Sacasae soube equilibrar muito bem os momentos de terror, elaborando uma obra bem mais macabra que a série e colocando elementos de fantasia, satisfazendo os fãs deste tipo de conto e transformando a leitura mais intrigante e viciante.

    Os acontecimentos das vidas de Sabrina são ambientados em 1960, isso é um ponto crucial para entender a estética da HQ, algo que o cartunista Robert Hack soube lidar muito bem.

    É possível identificar um trabalho bem feito ao deixar bastante retrô, tanto nos elementos que imitam aspectos dos quadrinhos de papel mais antigos, quanto nos traços dos ambientes e naqueles que estão nas expressões dos personagens.

    Hack, escolheu laranja para ser a cor predominante nas ilustrações, algo muito interessante pela forma com que foi utilizada; além de utilizar as cores marrom e preto para fazer efeitos de sombras para aumentar o nível de terror.

    Porém, a saturação do laranja conforme vai avançando na leitura incomoda, causando um certo cansaço na vista, esse problema foi resolvido quando a história se aproxima do fim.

    VEREDITO

    Com um texto bem construído e equilibrado, ilustrações bem feitas, Roberto Aguirre-Sacasae e Robert Hack, conseguiram entregar uma obra que agrada muito aqueles que gostam de HQ de terror.

    É uma leitura que prende bastante, se tornando viciante e proporcionando uma grande curiosidade em ler o próximo volume da série.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Editora: Geektopia

    Autores: Roberto Aguirre-Sacasae e Robert Hack

    Páginas: 160



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    CRÍTICA – Os Sete (2016, André Vianco)

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    Uma caravela portuguesa naufragada há mais de 500 anos é descoberta no litoral brasileiro. Dentro dela, uma estranha caixa de prata lacrada esconde um segredo; apesar do aviso grafado, com a recomendação de não abri-la, a equipe de pesquisadores, junto com os mergulhadores que a descobriu decidem seguir em frente e encontram sete cadáveres. Esses corpos misteriosos são levados para estudos e a situação parece estar sob controle até o despertar do primeiro d’Os Sete.

    ANÁLISE

    O livro do paulista André Vianco, foi lançado originalmente em 2000 de forma independente e logo se tornou um best-seller, o que rendeu a continuação intitulada Sétimo; além de outros livros.

    Em Os SeteVianco atualiza o mito dos vampiros ao apresentar aos leitores seres poderosos dotados de características únicas, mas com a já conhecida natureza monstruosa e sanguinária.

    O livro que eu já conhecia fazia muito tempo, infelizmente nunca tive me dado a oportunidade de lê-lo; E após 20 anos do seu lançamento original, tive uma grata surpresa ao receber o exemplar da Editora Aleph.

    A nova edição chama atenção já pela bela ilustração de capa feita por Rodrigo Bastos Didier onde podemos notar os vampiros do título. Mas para os que não gostam de spoilers, durante a leitura é fácil perceber que a ilustração tem um possível grande spoiler da trama.

    VEREDITO

    Os Sete é um bom livro de vampiros e faz jus ao sucesso que André Vianco merecidamente conquistou. A obra não é perfeita, já que tem suas pontas soltas com perguntas sem respostas e cortes abruptos de sequência; por outro lado, a escrita de Vianco é fluida e prazerosa. 

    Mesmo que seja impossível não comparar os vampiros do autor com os X-Men, ao trazer os vampiros portugueses do período das grandes navegações e descobrimento do Brasil aos dias atuais e situá-los em cidades como Porto Alegre e Osasco, Vianco cria algo totalmente novo para nós tupiniquins já tão acostumados com os vampiros hollywoodianos.

    Além da fácil leitura da escrita do autor, é divertida a descoberta dos seculares vampiros lusitanos após acordarem na ex-Ilha de Vera Cruz e que o Brasil e seus brasileiros evoluíram significativamente nesses 500 anos anos de descobrimento, além da emancipação do extinto Império Português.

    Achei extremamente interessante termos as representações culturais dos gaúchos em seus diálogos com palavras como bah, tchê, barbaridade, bem como as lusitanas como ó pá, gajo e muitas outras.

    Mas não se engane, apesar do cenário ser aqui no Brasil, André Vianco faz bem o dever de casa ao nos apresentar vampiros assassinos e que abraçam sua natureza monstruosa.

    Sim, aqui o gore está presente e o número de vítimas das presas e garras desses seres não são baixos. Prepare-se para muito sangue ao virar das páginas.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Editora: Aleph

    Autor: André Vianco

    Páginas: 429



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    Célere: Conheça um dos gêmeos da Feiticeira Escarlate

    Thomas (Tommy) Shepherd ou mais conhecido como Célere (Speed, no original) é um velocista da Marvel Comics, filho de Wanda Maximoff e Visão

    Tommy foi criado por Allan Heinberg e Jim Cheung e sua primeira aparição foi nos quadrinhos Jovens Vingadores #10 em fevereiro de 2006.

    ORIGEM

    Thomas Shepherd foi criado – junto com seu irmão – inicialmente pela Feiticeira Escarlate, mas após o colapso da mutante, Mephisto os retirou de Wanda e suas almas foram para outros corpos.

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    Em um novo corpo, Thomas nasceu em Springfield, New Jersey como o único filho de Frank e Mary Shepherd, que após um tempo se divorciaram.

    Anos mais tarde, os Jovens Vingadores precisavam de ajuda para encontrar Hulkling que havia sido sequestrado por Kl’rt, o Super-Skrull.

    Wiccano e o resto da equipe usaram um programa desenvolvido por Visão e o Rapaz de Ferro que localizava adolescentes e jovens com habilidades e poderes especiais.

    O jovem é encontrado em uma instalação do governo para jovens super-dotados localizada em Springfield chamado de “Salão Juvenil”; onde por fora parece ser apenas um reformatório, porém é bem protegida e equipada com tecnologia avançada ofensiva e defensiva, como trajes robóticos e células de contenção de amortecimento de energia.

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    Visão especula que Tommy foi preso por ordem do tribunal, porque “acidentalmente” vaporizou sua escola. Quando o libertam de sua cela, é imediatamente notado que Tommy, é um speedster e tem uma semelhança impressionante com Billy (gêmeo) e Pietro Maxmoff, inclusive compartilhando a mesma cor de cabelo e habilidades semelhantes de Mercúrio.

    Ao encontrar os policiais da instalação, Tommy Shepherd motivado por sua sede de vingança e justiça, atua de forma cínica e cruel ao atacar os policiais e médicos em fuga, afirmando que esteve preso por meses e que durante esse tempo foi testado e experimentado com o objetivo de torná-lo uma arma viva.

    Gaviã Arqueira (Kate Bishop) e Patriota conseguem detê-lo e convencê-lo a se juntar a eles para resgatar Hulkling do Super-Skrull.

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    PODERES E HABILIDADES

    Tommy herdou os poderes do seu tio Pietro Maximoff e desenvolveu outros que envolvem velocidade.

    Ele é um mutante com o poder de se mover e acelerar a velocidades muito além das dos seres humanos normais. Sua fisiologia foi projetada para se mover em alta velocidade, o que também lhe confere reflexos sobre-humanos, agilidade e durabilidade. Essa durabilidade é limitada às forças de impacto, portanto, balas, explosões de energia e outros ataques perfurantes são capazes de prejudicá-lo.

    Embora sua velocidade máxima seja desconhecida, ele pode exceder a velocidade do som (cerca de 1.225 km/h) e resistir aos efeitos do atrito, oxigênio reduzido e impacto cinético enquanto se move a essas velocidades.

    Célere também pode gerar vibrações hipercinéticas que aceleram as moléculas da matéria, fazendo explodir qualquer objeto sólido para o qual direcione suas vibrações.

    A mente de Tommy Shepherd é capaz de operar em um estado acelerado, permitindo-lhe ler em super velocidade e lembrar de tudo que viu.

    EQUIPES

    Durante a missão de resgate de Hulkling pelos Jovens VingadoresTommy após se unir ao grupo assume o codinome Célere.

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    O jovem mutante também já fez parte dos Vingadores ao ser nomeado um Vingador Honorário pelo Capitão América em Vingadores: A Cruzada das Crianças #9 depois de seu período como Jovem Vingador

    Célere também fez parte de um grupo “familiar” chamado de A Casa de Magnus após Magneto conseguir abolir a perseguição mutante dos homo-sapiens e substituir seus governos por seu próprio governo. A Casa de Magnus foi criada por Brian Michael Bendis e Olivier Coipel e apareceu pela primeira vez na HQ House of M # 2 e era formada por MagnetoFeiticeira EscarlateMercúrio, CélereWiccanoPolaris.

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    Tommy também fez parte dos Vingadores Secretos, grupo montado pelo Capitão América durante a Guerra Civil, que era uma organização clandestina de heróis que resistiam ao Ato de Registro Super-Humano.

    RELACIONAMENTOS

    Logo quando Célere começou a fazer parte dos Jovens Vingadores, teve um relacionamento que não durou muito com Kate Bishop (Gaviã Arqueira), mais tarde, Thomas e o mutante Prodígio fizeram uma participação especial no arco Guerra do Amor Secreto onde os dois aparecem se beijando.

    Na HQ one-shot, Lords of Empyre: Emperor Hulkling, traz Prodígio e Célere ​​para o cânone como um casal gay saindo para beber com Hulkling, que os descreve dizendo:

    Sempre tomam exatamente um gole e meio e começam a namorar.”

    OUTRAS MÍDIAS

    Thomas Shepherd infelizmente só teve aparições nos quadrinhos da Marvel Comics e no game LEGO Marvel’s Avengers, mas é possível que ele apareça na série WandaVision que estreia no Disney+ em janeiro de 2021.

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    CRÍTICA – Tudo Bem no Natal que Vem (2020, Roberto Santucci)

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    Tudo Bem no Natal que Vem é o mais novo longa brasileiro da Netflix e é estrelado por Leandro Hassum (O Candidato Honesto).

    SINOPSE

    Jorge (Leandro Hassum) é um homem amargurado com o Natal, pois seu aniversário é no mesmo dia do evento e ele sempre foi escanteado pela data.

    O avô de sua esposa Laura (Elisa Pinheiro), lhe lança uma maldição e agora Jorge acorda sempre no dia 24 de dezembro, não conseguindo se lembrar do que aconteceu no ano inteiro.

    ANÁLISE

    Tudo Bem no Natal que Vem é o Click brasileiro. Explico: um protagonista que não liga muito para momentos especiais com sua família e que liga muito mais para os estresses do cotidiano. Leandro Hassum emula Adam Sandler em seu papel, pois até sua atuação é parecida com o estilo mais pitoresco e gritão em diversos momentos.

    O longa tem um roteiro interessante, pois aborda o Natal como um momento de redenção. O fato de não olharmos para quem amamos ou para nós mesmos é algo muito perspicaz por parte do roteiro.

    Algumas questões do texto não fecham, pois se o personagem tem a condição de não lembrar em um ano o que fez o torna o candidato perfeito para ser um canalha, algo explorado pelo filme. O roteiro força a barra em alguns momentos, uma vez que não se sustenta por tanto tempo sem o carisma dos personagens.

    A obra nos mostra as consequências de viver no automático. Em alguns momentos, temos cenas emocionantes e de grande atuação dos atores. Os destaques vão para Hassum, Danielle Winits e Arianne Botelho que entrega o melhor momento de Tudo Bem no Natal que Vem com Leandro Hassum.

    O fato de mostrar o Natal brasileiro como ele é também é uma das virtudes do filme, junto com a piada de quem nasce no dia 24 ou 25 de dezembro que tem que dividir a data com um dos maiores eventos da humanidade.

    VEREDITO

    Tudo Bem no Natal que Vem mostra o Natal mais brasileiro de todos os tempos, pois aproveita todas nossas tradições. Com um timing cômico bom e um pouco de exagero por parte dos personagens, o longa é irregular em alguns momentos, mas passa a mensagem necessária para um ano tão difícil como o de 2020.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Confira o trailer Tudo Bem no Natal que Vem:

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